Coroação de Charles III
A coroação de Charles III é um evento marcado para acontecer na Abadia de Westminster, em Londres, no dia 6 de maio de 2023. Esse evento simboliza a entronização de Charles III como rei do Reino Unido e de sua esposa, Camilla, como a rainha consorte. A abadia sedia as coroações dos monarcas britânicos desde o século XI.
A Coroa britânica prometeu uma cerimônia mais moderna, anunciando que o evento terá uma duração menor e contará com cerca de dois mil convidados. O rei e a rainha consorte farão um percurso de carruagem do Palácio de Buckingham até a Abadia de Westminster. Eventos serão realizados nos dias seguintes em celebração à coroação do rei.
Leia também: Afinal, o que é uma monarquia?
Resumo sobre a coroação do rei Charles
-
A coroação de Charles III é uma cerimônia que simboliza a entronização do rei britânico.
-
Esse evento também coroará Camilla como rainha consorte britânica.
-
O evento foi marcado para o dia 6 de maio de 2023, na Abadia de Westminster.
-
Foi anunciado pela Coroa britânica que o evento será mais moderno, com duração menor e número reduzido de convidados.
-
No dia 7, a Coroa britânica incentivou a população a organizar festas em celebração à coroação do rei.
Quem é Charles III?
Charles III é o atual rei do Reino Unido, proclamado rei em 8 de setembro de 2022. Sua proclamação como rei aconteceu no mesmo dia do falecimento de Elizabeth II, rainha do Reino Unido durante 70 anos — a mais longeva monarca da história do Reino Unido. Charles III é filho de Elizabeth II com o rei Philip.
Ele nasceu no Palácio de Buckingham, em Londres, em 1948, sendo o herdeiro do trono, uma vez que era o filho mais velho da rainha. Foi o primeiro monarca britânico a se graduar em uma universidade, além de ter sido militar ao longo de sua vida. Contraiu dois casamentos, o primeiro com Diana, com quem teve dois filhos; o segundo com Camilla, sua atual esposa.
Por que Charles III será coroado?
A proclamação de Charles III aconteceu quando ele tinha 73 anos de idade, reconhecendo-o publicamente como rei do Reino Unido. A entronização de um monarca no Reino Unido demanda uma cerimônia de coroação, e a coroação de Charles III foi marcada para acontecer no dia 6 de maio de 2023.
Por meio desse protocolo, uma série de tradições da monarquia britânica são realizadas, o que concretiza simbolicamente a coroação do novo monarca. Por meio desse acontecimento, Charles III será coroado rei e sua esposa, Camilla, será coroada rainha consorte do Reino Unido.
A cerimônia de coroação está marcada para acontecer em Londres, na Abadia de Westminster, local que abriga as coroações dos monarcas britânicos desde que Guilherme, o Conquistador, foi coroado lá, em 1066.
Entre a proclamação de Charles III e sua coroação se passou um período de cerca de oito meses, e isso é explicado porque a monarquia britânica optou por dar um maior prazo para que a coroação acontecesse em respeito ao falecimento de Elizabeth II. Isso porque a monarquia não queria transformar o local do velório de Elizabeth II, a Abadia de Westminster, em um local de celebração pouco tempo depois da morte da antiga monarca.
Leia também: Coroação de Napoleão Bonaparte — uma das mais famosas cerimônias do tipo da História
Detalhes da cerimônia de coroação de Charles III
Apesar de a coroação dos monarcas ser uma cerimônia realizada na monarquia britânica desde o século XI, o atual monarca, Charles III, pretende modernizar o evento. Com isso, a cerimônia foi enxugada, o número de convidados e os gastos foram reduzidos, e até detalhes mínimos, como o óleo de unção, foram pensados para se enquadrar aos padrões atuais. Os valores gastos na cerimônia ainda não foram revelados.
A cerimônia de coroação de Charles III tem sido planejada para ter uma duração um pouco superior a uma hora. Tradições básicas serão atendidas, mas uma série de práticas não serão realizadas para que o evento seja mais breve. Em comparação, a cerimônia de coroação de Elizabeth II teve mais de três horas de duração.
Além disso, a cerimônia de Elizabeth II teve a presença de cerca de oito mil pessoas, e a cerimônia de Charles III está sendo organizada para receber cerca de dois mil convidados. Entre os presentes já confirmados estão o príncipe Harry (o segundo filho de Charles III). A presença dele é significativa, uma vez que não havia certeza de que ele participaria da cerimônia por causa de seu afastamento da família real britânica.
Entre os convidados confirmados estão:
-
o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva;
-
o presidente da França, Emmanuel Macron;
-
os filhos da rainha consorte, Tom Parker e Laura Lopes;
-
o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak;
-
o rei e a rainha da Espanha, Felipe VI e Letizia.
Vale dizer que haverá espaço também para representantes da sociedade civil.
No dia da coroação, o rei Charles III e a rainha consorte Camilla sairão do Palácio de Buckingham e se encaminharão para a Abadia de Westminster em uma carruagem que fará um percurso de 2,1 km. A carruagem que levará os dois do palácio à abadia será a Carruagem Jubileu de Diamante, utilizada desde 2014.
O percurso de volta será realizado pela Carruagem de Ouro de Estado, utilizada nas coroações desde 1830. O término da coroação não encerra as festividades no Reino Unido. A Coroa britânica planeja realizar um festival no Castelo de Windsor para a população em 7 de maio. No mesmo dia, a Coroa incentiva que as pessoas façam festas localizadas em seus próprios bairros. No dia seguinte, a Coroa britânica orienta que a população realize trabalhos voluntários.
Por fim, o óleo de unção do rei, chamado de Santo Crisma, foi fabricado em Jerusalém e é vegano, conforme anúncio da Coroa britânica. Andrew Lloyd Webber foi convidado para compor a música da coroação, e a cerimônia será conduzida pelo arcebispo de Canterbury.
Créditos da imagem: