03 de Setembro - Dia do Biólogo
O dia do biólogo, profissional que atua na área da Biologia, é comemorado em 3 de setembro. Essa data foi escolhida porque a profissão foi regulamentada em 3 de setembro de 1979, dia em que também foi criado o Conselho Federal de Biologia (CFBio) e ficou estabelecido o Dia Nacional do Biólogo.
→ O biólogo
O biólogo, como o próprio nome indica, atua na área de Biologia, ciência responsável pelo estudo de todas as formas de vida existentes em nosso planeta. Essa ciência caracteriza-se pelo estudo do funcionamento dos organismos, como eles se originaram, sua evolução e ecologia.
Para exercer a profissão de biólogo, o profissional deve ser bacharel ou licenciado no curso de História Natural ou então no curso de Ciências Biológicas ou, ainda, em Licenciatura em Ciências com habilitação em Biologia.
Leia também: Graduação em Biologia
Para atuar como biólogo, é necessário fazer o registro. Para registrar-se no conselho, você deve procurar o CRBio de sua região. Veja a seguir os respectivos Conselhos de cada estado:
- CRBio-01: atua nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul;
- CRBio-02: atua nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo;
- CRBio-03: atua nos estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina;
- CRBio-04: atua em Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Distrito Federal;
- CRBio-05: atua nos estados de Pernambuco, Maranhão, Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe;
- CRBio-06: atua nos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima;
- CRBio-07: atua no estado do Paraná.
→ O que faz um biólogo?
O biólogo exerce as mais variadas atividades, atuando em três grandes áreas: meio ambiente e biodiversidade, biotecnologia e produção, e saúde. Segundo a resolução CFBio nº10, de 05 de julho de 2003, são áreas do conhecimento do biólogo: as análises clínicas, a biofísica, biologia celular, bioquímica, botânica, ciências morfológicas, ecologia, educação, ética, farmacologia, fisiologia, genética, imunologia, informática, limnologia, micologia, microbiologia, oceanografia, paleontologia, parasitologia, saúde pública e zoologia.
Leia mais sobre: Algumas áreas da Biologia
Percebe-se, portanto, que o biólogo pode trabalhar em indústrias, laboratórios de análises clínicas, zoológicos, escolas, faculdades, parques florestais e até mesmo atuar como fiscal de meio ambiente e perito. Além disso, há diversos projetos de preservação ambiental e resgate de flora e fauna que necessitam da atuação desse profissional.
→ Símbolos do biólogo
O símbolo do biólogo retrata a fecundação, ou seja, fala sobre o surgimento de um novo ser.
O símbolo dessa profissão retrata a beleza de estudar a vida. Observa-se nesse símbolo um óvulo sendo fecundado por um espermatozoide. A porção final do espermatozoide remete à estrutura de DNA, demonstrando o início de um novo ser. O óvulo também assemelha-se a duas folhas, ressaltando a importância da natureza. Nas folhas, é possível ver ainda uma espiral, que simboliza a evolução e o progresso.
A cor da profissão do biólogo é azul, e a pedra é a água-marinha.
Veja também: Cinco filmes para estudar Biologia
→ Juramento do biólogo
“Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz.”
→ Frases de importantes nomes que influenciaram a Biologia
“O homem que tem coragem de desperdiçar uma hora do seu tempo não descobriu o valor da vida.”
(Charles Darwin)
“Nada na Biologia faz sentido exceto à luz da evolução.”
(Theodosius Dobzhansky)
“Se os nomes são desconhecidos, o conhecimento das coisas também perece.”
(Carl Linnaeus)
"Se existe algum inimigo consistente da ciência, não é religião, mas irracionalismo."
(Stephen Jay Gould)
“A pergunta "O que é vida?" é uma armadilha linguística. Para respondê-la de acordo com as regras gramaticais, devemos fornecer um substantivo, uma coisa. Mas a vida na Terra assemelha-se mais a um verbo. Ela conserta, sustenta, recria e supera a si mesmo.”
(Lynn Margulis)