LSD

LSD é uma droga alucinógena e sintética que provoca alterações no sistema nervoso central. O uso da droga pode expor o usuário a situações de perigo.
O LSD é uma droga sintética que não pode ser comercializada em território nacional.

LSD (dietilamida do ácido lisérgico) é uma droga sintética derivada de um alcaloide do fungo Claviceps purpurea. A droga afeta o sistema nervoso central, comprometendo nossos sentidos, alterando nosso estado de consciência, provocando alucinações e alterações de humor. A experiência ao utilizar LSD varia de uma pessoa para outra, sendo descritas tanto sensações agradáveis como sensações desagradáveis após seu uso. O uso de LSD pode colocar o indivíduo em situações de perigo, sendo a perturbação psíquica um dos principais problemas do uso dessa droga.

Leia mais: Classificação das drogas de acordo com seus efeitos

Resumo sobre LSD

  • É uma droga sintética.

  • É usado, geralmente, por via oral.

  • Seu uso provoca alucinações, as quais podem colocar o usuário em risco.

  • Após o uso do LSD, o usuário pode reviver os efeitos mesmo sem fazer uso da droga, uma situação conhecida como flashback.

  • Estudos estão sendo realizados para avaliar um possível uso terapêutico do LSD.

O que é LSD?

LSD (dietilamida do ácido lisérgico) é uma substância sintética semelhante a uma substância química produzida pelo cogumelo Claviceps purpurea. Destaca-se como o alucinógeno sintético mais conhecido em todo o mundo. A droga foi sintetizada pela primeira vez, em 1938, pelo químico suíço Albert Hofmann, enquanto realizava pesquisas sobre o uso terapêutico de alcaloides. A droga não trouxe os resultados esperados e foi esquecida por um tempo.

Em 1943, Hofmann realizou a síntese do LSD novamente e começou a sentir sensações diferentes das que já havia experimentado. Descreveu então de maneira detalhada todos os sintomas apresentados por ele, como alucinações e falta de concentração. Acredita-se que as sensações experimentadas por Hofmann ocorreram devido à absorção acidental pela pele de uma pequena quantidade da substância. Posteriormente, o químico fez uso do LSD de maneira consciente para comprovar se as sensações experimentadas anteriormente eram resultado da ação da substância no corpo.

Utilização do LSD

O consumo de LSD é proibido no Brasil, sendo vedada a comercialização e distribuição da droga. Infelizmente, o LSD, como várias outras drogas ilícitas, é vendido de maneira ilegal em nosso território. O LSD é utilizado, geralmente, via oral, sendo a forma mais comum a introdução de um pequeno pedaço de papel impregnado com LSD na região sublingual.

A droga é muito potente, e apenas alguns microgramas são suficientes para causar alterações no sistema nervoso. Seus efeitos são sentidos de 35 min a 45 min depois da sua administração e podem perdurar por horas, dependendo da dose ingerida.

Leia mais: Maconha - espécie de planta utilizada em todo o mundo, tanto para uso medicinal como para uso recreativo

Efeitos do LSD

O uso do LSD pode provocar alucinações e sensações de euforia e pânico.

Após o uso do LSD, o indivíduo pode sentir sintomas físicos como a aceleração da frequência cardíaca, sudorese, boca seca e dilatação das pupilas. O LSD destaca-se por afetar o sistema nervoso central, provocando, entre outras alterações, alucinações. É comum observar uma variação entre a ação normal dos sentidos e as alucinações, o que se conhece como “ondas de LSD”.

É importante destacar que a experiência do usuário ao utilizar o LSD é variável, nem todos podem sentir os mesmos efeitos ao utilizar a droga. Enquanto alguns experimentam excitação e euforia, outros podem experimentar pânico, depressão e alucinações aterrorizantes. Nestes últimos casos, diz-se que o usuário teve uma bad trip ou “viagem ruim”.

Além de alucinações, o LSD é capaz de provocar sinestesia, uma condição em que os sentidos se “misturam”. Essa mistura de informações sensoriais faz com que o indivíduo experimente sensações como ver um som e ouvir uma cor.

Vale salientar que estudos afirmam que o LSD não causa dependência ou sintomas de abstinência. O principal problema do seu uso está relacionado com a perturbação psíquica que a droga provoca. Essa perturbação pode fazer com que o indivíduo vivencie, por exemplo, crises de pânico e não seja capaz de diferenciar a realidade da fantasia.

Com isso, o usuário da droga pode se expor a situações perigosas, muitas delas, fatais. Há relatos, por exemplo, de pessoas que saltaram de prédios e que se perderam após tentar fugir de uma ameaça que não existia. Além de colocar sua vida em risco, o indivíduo sob o efeito do LSD pode causar danos a outras pessoas, uma vez que pode desenvolver comportamentos violentos e agressivos.

Uma reação adversa que pode ocorrer como consequência do uso de LSD são os chamados flashbacks. Os flashbacks podem ser definidos como a recorrência espontânea dos sintomas vivenciados após o uso de alucinógenos. Isso significa que a pessoa pode vivenciar a experiência obtida com o uso da droga mesmo dias ou meses após o consumo.

Leia mais: 26 de junho – Dia Internacional do Combate às Drogas

Uso terapêutico do LSD

Apesar de o uso recreativo da droga ser um grave problema, o LSD pode apresentar propriedades que podem ser usadas na medicina. Atualmente vários estudos estão sendo realizados a fim de avaliar se a droga pode ser utilizada como forma de tratamento para certos transtornos.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

26 de junho - Dia Internacional de Combate às Drogas
Aprenda mais sobre o Dia Internacional de Combate às Drogas, aqui. Neste texto abordaremos também um pouco a respeito da problemática do uso de drogas.
Ansiolíticos
Ansiolíticos, o que são Ansiolíticos, os efeitos dos Ansiolíticos no organismo, o uso medicinal dos Ansiolíticos, os efeitos prejudiciais e a dependência dos Ansiolíticos.
Classificação das drogas
Classificação das drogas de acordo com os estpimulos que promovem no sistema nervoso central.
Crack
O crack é uma droga ilícita que pode desencadear consequências graves no organismo. Clique para entender melhor os efeitos dessa droga.
Drogas lícitas e ilícitas
Drogas lícitas e ilícitas, drogas lícitas, drogas ilícitas, álcool, cigarro, maconha, cocaína, crack, critério usado para classificar as drogas em lícitas e ilícitas, drogas.
Ecstasy
Ecstasy ou Pílula do Amor, o ecstasy. Informações sobre o princípio ativo da droga, conseqüências e efeitos do uso do ecstasy, surgimento do ecstasy (histórico) e as curiosidades a respeito do Ecstasy. Também pode ser chamada de pílula do amor.
Efeitos do excesso de álcool no organismo
Saiba o que o uso excessivo do álcool pode causar em seu organismo a curto e a longo prazo.
Heroína
Heroína, a heronína, o princípio ativo da heronína, conseqüências da heroína e malefícios do uso da heroína, efeitos e histórico da heroína (surgimento da droga).
Maconha
Que tal conhecer mais sobre a maconha? Essa planta polêmica pode trazer danos quando usada como droga de abuso, porém apresenta algumas substâncias importantes.
Mitos sobre drogas
Desmistificando alguns aspectos relacionados às drogas.
Tráfico de droga e “mulas”
Conheça mais uma artimanha do tráfico de drogas.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.