Esportes olímpicos
Os esportes olímpicos são as modalidades esportivas disputadas nos Jogos Olímpicos. A escolha deles é feita pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), levando em consideração alguns critérios, como adoção do Código Mundial Antidopagem e a existência de federações internacionais que garantam o desenvolvimento dos esportes escolhidos.
A popularidade de um esporte também é um critério levado em consideração na sua escolha para integrar o programa olímpico. Esse programa é modificado pelo COI a cada quatro anos, podendo contar com a inclusão e exclusão de esportes e modalidades. A inclusão mais recente foi a do breaking.
Leia também: Quais são os principais símbolos olímpicos?
Resumo sobre os esportes olímpicos
-
Os esportes olímpicos são os esportes presentes nas edições de Jogos Olímpicos.
-
Sua escolha é feita pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
-
Existem critérios para a escolha, de acordo com o COI, e o pedido de inclusão deve ser feito pelas federações internacionais ao COI.
-
Recentemente, o beisebol, o caratê e o softbol deixaram de ser esportes olímpicos.
-
A última inclusão foi feita com o breaking para as Olimpíadas de Paris 2024.
-
Os esportes paralímpicos são os que estão presentes nas edições dos Jogos Paralímpicos.
-
O basquete em cadeira de rodas, o goalball, o curling em cadeira de rodas e o hóquei sobre trenó são exemplos de esportes paralímpicos.
Quais são os esportes olímpicos?
Os esportes olímpicos são os esportes que fazem parte do programa olímpico, isto é, o conjunto de esportes e modalidades incluídos nos Jogos Olímpicos. Essa definição é do Comitê Olímpico Internacional (COI) e é revisada a cada edição dos jogos. Os atuais programas esportivos foram estabelecidos pelo COI para as Olimpíadas de Verão de 2024, em Paris, e para as Olimpíadas de Inverno em 2026, em Milão e Cortina d’Ampezzo. Vejamos os programas olímpicos de cada edição a seguir.
→ Programa olímpico das Olimpíadas de Verão
-
Atletismo
-
Badminton
-
Basquete
-
Basquete 3x3
-
Boxe
-
Breaking (breakdance)
-
Canoagem de velocidade
-
Canoagem slalom
-
Ciclismo BMX freestyle
-
Ciclismo BMX racing
-
Ciclismo de estrada
-
Ciclismo de pista
-
Ciclismo mountain bike
-
Escalada esportiva
-
Esgrima
-
Futebol
-
Ginástica artística
-
Ginástica de trampolim
-
Ginástica rítmica
-
Golfe
-
Handebol
-
Hipismo
-
Hóquei sobre grama
-
Judô
-
Levantamento de peso
-
Luta (livre e greco-romana)
-
Maratona aquática
-
Natação
-
Natação artística
-
Pentatlo moderno
-
Polo aquático
-
Remo
-
Rugby sevens
-
Saltos ornamentais
-
Skate
-
Surfe
-
Taekwondo
-
Tênis
-
Tênis de mesa
-
Tiro com arco
-
Tiro esportivo
-
Triatlo
-
Vela
-
Vôlei
-
Vôlei de praia
→ Programa olímpico das Olimpíadas de Inverno
-
Biatlo
-
Bobsled
-
Combinado nórdico
-
Curling
-
Esqui alpino
-
Esqui cross-country
-
Esqui de montanha
-
Esqui estilo livre
-
Hóquei no gelo
-
Luge
-
Patinação artística
-
Patinação de velocidade
-
Patinação de velocidade em pista curta
-
Salto com esqui
-
Skeleton
-
Snowboard
Qual a história dos esportes olímpicos?
Os esportes olímpicos são aqueles presentes no programa olímpico. Apesar de os Jogos Olímpicos da era moderna terem se iniciado em 1896, sabemos que essa competição não nasceu no século XIX. Os Jogos Olímpicos são originalmente da Grécia e foram praticados pelos gregos desde o século VIII a.C.
Os gregos realizavam as Olimpíadas como um festival religioso que homenageava Zeus a cada quatro anos. Entre os esportes praticados pelos gregos na Antiguidade, estavam:
-
Corrida
-
Pentatlo
-
Arremesso de disco
-
Boxe
Alguns dos esportes olímpicos praticados pelos gregos ainda estão nos jogos da atualidade. Entretanto, a forma como esses esportes são executados sofreu variação com o tempo. Além disso, é importante pontuar que o entendimento do que é um esporte olímpico aumentou consideravelmente, pois diversos esportes e modalidades foram incluídos à medida que as Olimpíadas cresceram em importância.
Veja também: Qual é a história das Olimpíadas?
Como um esporte olímpico tem que ser?
A inclusão de novos esportes e modalidades dentro do programa olímpico é uma definição feita pelo COI, e, a cada quatro anos, mudanças ocorrem no programa. A principal exigência do COI para a inclusão de um novo esporte no programa olímpico é que o esporte deve ter uma federação internacional que atue no seu desenvolvimento.
O COI exige que essa federação internacional contribua no desenvolvimento do seu esporte em nível mundial, sem deixar de respeitar os valores olímpicos estabelecidos na Carta Olímpica, e que estabeleça critérios para a classificação dele para as Olimpíadas. Cabe às federações internacionais solicitar a inclusão do esporte no programa olímpico e cabe ao COI analisar a inclusão.
Outro critério estabelecido pelo COI é que a federação internacional que deseja incluir um esporte no programa olímpico deve adotar o Código Mundial Antidopagem. Esportes em que haja muitos casos de doping podem ser excluídos do programa olímpico como forma de punição estabelecida pelo COI — o halterofilismo chegou a sofrer essa ameaça para o programa olímpico de 2024.
Um critério importante para o COI é a popularidade do esporte, portanto, esportes com baixa popularidade podem ter sua presença questionada nos próximos ciclos olímpicos, de modo que o critério da popularidade também pode ser importante para garantir a inclusão no programa.
Novas modalidades de esportes olímpicos
Nos últimos ciclos olímpicos, o COI fez alterações pontuais nos programas olímpicos. Para as Olimpíadas de Paris, em 2024, foi incluído um novo esporte, o breaking, além de ter sido incluído o evento da canoagem slalom extremo dentro da modalidade de canoagem slalom. No caso das Olimpíadas de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, em 2026, foi incluído o esqui alpino.
Esportes que deixaram de ser olímpicos
Ao longo da história, diversos esportes já foram retirados do programa olímpico e alguns foram retirados e depois incluídos novamente. De toda forma, recentemente, três esportes foram retirados pelo COI do programa olímpico: softbol, beisebol e caratê. Além disso, ao longo da história das Olimpíadas modernas, diversos esportes foram praticados, como:
-
Cabo de guerra
-
Críquete
-
Pelota basca
-
Polo
Quais são os esportes paralímpicos?
Além dos Jogos Olímpicos, a cada quatro anos, são realizados os Jogos Paralímpicos, evento poliesportivo dedicado a atletas com alguma deficiência física ou mental. As Paralimpíadas têm modalidades para atletas com deficiências motoras, amputados, cegos e pessoas que sofreram paralisias cerebrais.
São organizadas Paralimpíadas para esportes de verão e inverno, assim como nas Olimpíadas. A seguir, vejamos os programas esportivos dos Jogos Paralímpicos.
→ Programa esportivo das Paralimpíadas de Verão
-
Atletismo paralímpico
-
Badminton paralímpico
-
Basquete em cadeira de rodas
-
Bocha
-
Canoagem paralímpica
-
Ciclismo de estrada paralímpico
-
Ciclismo de pista paralímpico
-
Esgrima em cadeira de rodas
-
Futebol de cegos
-
Goalball
-
Halterofilismo paralímpico
-
Hipismo paralímpico
-
Judô paralímpico
-
Natação paralímpica
-
Remo paralímpico
-
Rugby em cadeira de rodas
-
Taekwondo paralímpico
-
Tênis de mesa paralímpico
-
Tênis em cadeira de rodas
-
Tiro com arco paralímpico
-
Tiro esportivo paralímpico
-
Triatlo paralímpico
-
Vôlei sentado
→ Programa esportivo das Paralimpíadas de Inverno
-
Biatlo
-
Curling em cadeira de rodas
-
Esqui alpino
-
Esqui cross-country
-
Hóquei sobre trenó
-
Snowboard
Para saber mais detalhes sobre as Paralimpíadas, clique aqui.
Curiosidades sobre os esportes olímpicos
-
Durante as 13 primeiras edições de Olimpíadas na Antiguidade, o único esporte praticado era a corrida.
-
Os três esportes em que o Brasil mais tem medalhas olímpicas são o judô, a vela e o atletismo.
-
O surfe foi incluído no programa olímpico nas Olimpíadas de Tóquio em 2020. O Brasil e os Estados Unidos ganharam ouro no masculino e feminino respectivamente.
Crédito de imagem
Fontes
COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL. Carta Olímpica. Disponível em: https://www.fadu.pt/files/protocolos-contratos/PNED_publica_CartaOlimpica.pdf.
REDAÇÃO. COI define programa de Paris 2024 com igualdade de gêneros em participação e confirma breaking. Disponível em: https://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/coi-define-programa-de-paris-2024-com-igualdade-de-generos-em-participacao-e-confirma-breakdance.ghtml.
REDAÇÃO. Esportes. Disponível em: https://olympics.com/pt/esportes/.
REDAÇÃO. Olimpíadas do passado: conheça 10 modalidades da antiguidade. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/olimpiadasdo-passado-conheca-10-modalidades-da-antiguidade.phtml.