A coloração das bolhas de sabão

Colorido das bolhas de sabão
O fenômeno da coloração da bolha de sabão deve-se à natureza ondulatória da luz e ao fato de ela ser composta por todas as cores que formam o espectro de luz visível ao olho humano.

A bolha de sabão é uma película de espessura variável de milésimos de milímetro de comprimento. Por causa da força gravitacional, a bolha é mais fina na parte de cima e mais grossa na parte de baixo. Quando iluminada com luz branca, como a luz solar, por exemplo, é formada por várias cores com diferentes comprimentos de onda, a bolha reflete as cores que são similares às cores do arco-íris, que são formadas em razão do fenômeno físico da interferência.

Quando a bolha é formada, certa quantidade de água fica presa no interior da película dando estabilidade à mesma. Ao observar uma bolha num dia ensolarado, percebe-se que há mudanças de cor em sua superfície, similar às cores do arco-íris. Esta variação ocorre em razão da reflexão e refração da luz em sua superfície, conforme a espessura da bolha varia mais ou menos cores são refletidas. Esse colorido que percebemos na superfície das bolhas ocorre em razão da interferência entre os raios de luz que são refletidos e refratados na fina película da bolha de sabão. Na interferência construtiva, os raios de luz estão em fase e recombinam-se formando novas cores, já na interferência destrutiva os raios de luz possuem fases diferentes, dessa forma um raio de luz anula o outro e por esse motivo não enxergamos nenhuma cor, formando assim os pontos escuros.
Publicado por Marco Aurélio da Silva Santos
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.