Acumuladores de Chumbo

Esquema de Funcionamento da Bateria automotiva

Acumuladores de Chumbo são, na verdade, baterias. Isso mesmo, aquelas que usamos em automóveis.

Esses acumuladores ou baterias fornecem ao veículo energia elétrica para o seu motor.


O inventor desse dispositivo foi o engenheiro francês Gastón Plante que, em 1859, construiu o primeiro acumulador de chumbo, usando placas de chumbo mergulhadas numa solução aquosa proveniente de diluição de ácido sulfúrico.

As baterias que usamos hoje são muito mais modernas, pois são fabricadas para terem uma maior durabilidade e, para isso, os eletrodos são feitos de chumbo e misturados em antimônio.

Descarga do acumulador de Chumbo – é a transformação da energia química em energia elétrica.

Carga do acumulador – quando este é ligado a um gerador de 6 volts em média, cujos polos do gerador e do acumulador sejam positivo com positivo e negativo com negativo, corre uma passagem de corrente pelo acumulador que é oposta ao sentido da corrente.

Rendimento dos acumuladores – tem uma média de 80% e define-se pela relação existente entre a energia fornecida na descarga, pela energia recebida na carga.

Capacidade do acumulador – este é o fator mais importante do acumulador, porque é a carga elétrica total fornecida até se descarregar.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação

Publicado por Talita Alves dos Anjos
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