Como são gravados os CDs e DVDs?

DVDs e CDs são gravados a partir de sulcos, ranhuras feitas ao longo do disco que permitem a reflexão do laser incidido por um leitor óptico.
As distâncias e tamanhos das ranhuras fazem a diferença entre CDs e DVDs

O CD, sigla em inglês para compact disc (disco compacto), foi inventado em 1960 pelo estadunidense James Russel. Trata-se de um disco feito de material plástico no qual informações podem ser gravadas e lidas a partir da incidência de um tipo específico de laser.

Os CDs chegaram ao mercado em 1982, porém só ganharam espaço entre as mídias já existentes e tornaram-se a principal forma de divulgação de trabalhos artísticos musicais a partir dos anos 1990.

Como ocorre a gravação?

CDs e DVDs são gravados da mesma maneira, e a diferença entre eles está no espaço disponível para armazenagem. Os discos possuem por toda sua extensão, e em formato de espiral, sulcos, que são pequenas depressões ou ranhuras. Quando o laser das leitoras incide sobre as ranhuras, haverá diferença de reflexão entre as partes lisas do disco e os sulcos, assim, o leitor pode diferenciar os bits e fazer a decodificação dos dados.


Aparelho que faz a leitura de CDs e DVDs

A diferença de um CD para um DVD está no fato de os sulcos que formam os DVDs serem menores e mais próximos, o que permite maior armazenamento de dados. As ranhuras em um disco podem dar até 20 mil voltas e possuir uma extensão de até 5 km!

Blu-ray

A tecnologia Blu-ray tem ainda mais vantagens sobre os DVDs quanto à capacidade de armazenamento. Os leitores de DVD e CD utilizam lasers vermelhos, com comprimento de onda que varia de 500 mm a 650 mm. Os leitores Blu-ray utilizam laser azul, que possui um comprimento de onda na ordem de 405 mm, por isso, os sulcos que compõem um disco dessa tecnologia são menores e mais próximos uns dos outros, assim, a capacidade de armazenamento de dados é superior a dos DVDs e pode chegar até 50 GB.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.