Canal da Mancha
O Canal da Mancha é um braço natural do oceano Atlântico localizado entre a França e as ilhas Britânicas. Ele possui cerca de 560 quilômetros de extensão e é uma das mais importantes rotas de comércio do mundo. A sua travessia é considerada bastante perigosa em razão das condições climáticas locais adversas. O Eurotúnel é um túnel ferroviário subterrâneo que corta esse canal.
Leia também: Canal de Suez — a principal rota comercial do mundo
Resumo sobre o Canal da Mancha
-
O Canal da Mancha é um braço de oceano que possui como principal característica a navegabilidade de suas águas.
-
Ele realiza a ligação por via marítima e ferroviária entre a França e a Inglaterra, com destaque para o translado entre Calais (França) e Dover (Inglaterra).
-
O Eurotúnel é um túnel ferroviário subterrâneo que permite a ligação por trem entre a Europa Ocidental e as ilhas Britânicas.
-
A importância do Canal da Mancha é resultado do acentuado comércio e transporte de pessoas, mercadorias e serviços realizados nas suas águas.
-
Sua travessia é feita principalmente por via marítima e por meio de barcos e navios.
-
As condições climáticas adversas são o principal perigo para realizar a travessia.
Quais as características do Canal da Mancha?
O Canal da Mancha é um braço natural do oceano Atlântico que separa o território da França e das ilhas Britânicas. Ele possui cerca de 560 quilômetros de extensão. Esse braço faz justamente a ligação entre o oceano Atlântico e o mar do Norte. O Canal da Mancha é uma das rotas comerciais mais importantes do planeta, com destaque para as cidades de Dover (Inglaterra) e Calais (França).
O túnel do Canal da Mancha
O túnel do Canal da Mancha, comumente chamado de Eurotúnel, é uma estrutura de engenharia finalizada em 1994 que faz a ligação ferroviária entre a França e a Inglaterra. Esse túnel ferroviário subterrâneo, que possui cerca de 50 quilômetros de extensão, realiza o transporte de passageiros e mercadorias, de forma rápida e dinâmica, entre a Europa Ocidental e as ilhas Britânicas.
Por que o Canal da Mancha é importante?
O Canal da Mancha é muito importante, pois é uma das rotas comerciais mais concorridas do globo, com elevado número de translados de carga. Portanto, ele é um dos pontos de referência em termos de comércio internacional, servindo como meio de passagem importante para as transações comerciais entre a Europa Ocidental e as ilhas Britânicas.
O referido canal também possui uma importância geoestratégica, já que funciona como uma barreira natural contra invasões; além de política, em razão da grande dinamicidade do fluxo de pessoas, mercadorias e serviços ao longo da sua área. A exploração ambiental e turística também tem crescido muito ao redor desse canal.
Travessia do Canal da Mancha
A travessia do Canal da Mancha é tradicionalmente realizada por meio marítimo, especialmente com o uso de navios e barcos, e também por meio ferroviário, em razão da construção do Eurotúnel, obra ferroviária subterrânea que permite a ligação entre as duas partes continentais do referido canal. Em seus pontos mais próximos, a travessia do canal pode ser realizada a nado, apesar dos perigos locais que envolvem condições climáticas adversas.
Perigos do Canal da Mancha
O Canal da Mancha é tradicionalmente apontado como uma rota marítima perigosa em razão do grande índice de acidentes ocorridos na região, com destaque para os naufrágios de navios de cargas e passageiros. O clima da zona geográfica do canal, considerado bastante adverso, é caracterizado pela frequente ocorrência de tempestades e pela acentuada nebulosidade, sendo sempre apontado como o principal elemento de risco para a travessia do canal.
Leia também: Estreito de Gibraltar — abertura natural que separa os continentes europeu e africano
Curiosidades sobre o Canal da Mancha
-
O ponto mais estreito do Canal da Mancha é o Estreito de Dover, que tem cerca de 33 quilômetros de extensão.
-
O nome “mancha” foi incorretamente traduzido para o português. A tradução correta seria “manga”.
-
O nome Canal da Manga é uma referência ao seu recorte geográfico, que lembra a manga de uma camisa.
-
O Canal da Mancha é considerado uma barreira natural de proteção para as ilhas Britânicas, no caso de invasões estrangeiras.
Créditos da imagem
[1] EQRoy / Shutterstock
[2] Edward Crawford / Shutterstock