Meta Ambiental do Brasil

A meta ambiental do Brasil refere-se ao conjunto de ações públicas e privadas a fim de diminuir a emissão de poluentes e o desmatamento no país.
A meta ambiental é uma política de melhoria das condições naturais do país

A meta ambiental do Brasil – ou meta de conservação ambiental – compreende uma série de objetivos que foi inicialmente elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente para ser cumprida no ano de 2010, porém ela foram revisada ao final de 2009 e alterada para o cumprimento até o final de 2020.

Na primeira proposta, estipulou-se na Conferência das Nações Unidas que, até o ano de 2010, o Brasil deveria cumprir 51 propostas visando à preservação do meio ambiente. Entre as medidas, encontravam-se a diminuição ou o fim do desmatamento da Mata Atlântica e redução em até 50% da destruição dos demais biomas. Outras propostas giravam em torno da redução na emissão dos chamados “gases-estufa” e outras metas.

No entanto, ao final do prazo, observou-se que o país não conseguiu cumprir com os seus objetivos. Das metas totais, apenas duas teriam sido atendidas, outras cinco não cumpridas e as demais em processo de cumprimento, segundo apontou o WWF, uma Organização não Governamental voltada para a preservação do meio ambiente.

Antes que o prazo se encerrasse, ao longo do ano de 2009, novas metas foram estabelecidas, com base em estudos realizados pelo IPEA (Instituto de Pesquisa e Estatística Aplicada) a pedido da Casa Civil do Governo Federal. Dessa forma, durante a 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, o Brasil – assim como outros países – reapresentou suas metas, dentre as quais se destacam o objetivo de reduzir em até 80% o desmatamento da Amazônia, o que foi considerado como uma grande vitória por movimentos ambientalistas.

Assim, segundo informações divulgadas pelo governo (bastante contestadas por órgãos de preservação ambiental), o país – até meados de 2013 – já teria cumprido mais de 60% de seus novos objetivos e seguiria caminhando para cumprir a totalidade das questões antes mesmo do final do prazo estipulado. No entanto, ainda é preciso aguardar os próximos anos e as posturas tanto do governo quanto da iniciativa privada a fim de reduzir a destruição das florestas e a emissão dos gases-estufa.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Português
Requeriu, requereu ou requis?
Requeriu, requereu ou requis? Qual é a forma mais adequada de se conjugar o verbo requerer?