O que é apagão?
Você sabe o que é um apagão? Apagão (ou blecaute) é uma interrupção temporária de energia elétrica. Esse tipo de evento pode acontecer em razão de problemas estruturais ou meteorológicos. As suas causas vão desde questões de infraestrutura até ações de vandalismo. Os apagões causam diferentes problemas econômicos e impactam no cotidiano das populações. O aumento do investimento em geração e distribuição de energia é fundamental para evitá-los.
O Brasil registra cortes de energia com certa frequência. As causas dos apagões no Brasil estão especialmente atreladas à ocorrência de tempestades e à infraestrutura precária das instalações elétricas.
Leia também: Afinal, como é feita a cobrança da energia elétrica?
Resumo sobre apagão
-
Apagão (ou blecaute) é uma interrupção temporária do abastecimento de energia elétrica para parte da população de uma localidade.
-
Esse corte de energia está atrelado às questões estruturais, como sobrecarga do sistema elétrico, e/ou naturais, como a ocorrência de tempestades.
-
Os apagões geram impactos importantes, tanto no cotidiano da população quanto no desenvolvimento das atividades produtivas.
-
A ocorrência de apagões no Brasil ainda é bastante comum em razão de problemas estruturais e eventos climáticos.
-
A evitação de um apagão passa especialmente pelo aumento do investimento em geração e distribuição de energia.
-
Os apagões em nível mundial ocorrem especialmente por questões como sobrecarga de energia e eventos climáticos diversos.
O que é apagão?
O apagão (ou blecaute) é uma interrupção temporária do abastecimento de energia elétrica de determinadas localidades. Ele ocorre em razão de problemas estruturais ou meteorológicos. Tem o potencial de causar grandes prejuízos para as atividades econômicas e para a população em geral.
Principais causas dos apagões
Um apagão pode ter causas variadas e, no geral, está atrelado às questões estruturais ou, ainda, naturais. Em relação aos problemas estruturais, destacam-se como causas dos apagões a sobrecarga do sistema elétrico, a falta de manutenção dos equipamentos, a carência de substituição dos equipamentos e a ausência de investimentos em abastecimento de energia.
Já em relação aos problemas naturais, ressalta-se especialmente questões meteorológicas, como chuvas fortes, ocorrência de raios, ventanias e quedas de árvores. Atos de vandalismo também são uma das causas dos apagões.
Consequências dos apagões
Os apagões geram impactos importantes, tanto no cotidiano da população quanto nas atividades produtivas. Os pontos abaixo mencionam algumas das principais consequências deles:
-
prejuízo econômico, especialmente em setores como o comércio e a indústria;
-
desligamento de sistemas de comunicação, como a telefonia e a internet;
-
interrupção de sistemas e equipamentos de transporte, como semáforos e metrôs;
-
diminuição da oferta de serviços públicos que dependem do abastecimento de energia;
-
perda de materiais que precisam de refrigeração, como carnes e lácteos.
Como evitar os apagões?
A evitação de um apagão passa especialmente pelo aumento do investimento em geração e distribuição de energia. Além do investimento em equipamentos e profissionais qualificados, torna-se fundamental a diversificação da matriz elétrica, o aumento da fiscalização do setor energético, a modernização das linhas de transmissão e o consumo sustentável das fontes de energia.
Apagões no Brasil
A ocorrência de apagões no Brasil ainda é bastante comum, cenário fruto da falta de investimentos dos setores público e privado em abastecimento de energia, além de resultado de eventos como tempestades. Nesse contexto, destaca-se ainda que muitos dos apagões no Brasil são resultado da sobrecarga do sistema elétrico, muitas vezes apontada como fruto da ausência de infraestruturas adequadas de energia. Ainda, o território brasileiro registra muitos apagões de causas naturais, considerando que no país há forte ocorrência de tempestades anuais.
Ademais, outro fator importante para a ocorrência de apagões no Brasil é a dependência da hidroeletricidade, ou seja, da energia elétrica gerada pela água, que enfrenta problemas em cenários naturais, como de uma crise hídrica.
Veja também: Apagão de 2001 — um período de grave crise energética do Brasil
Quais foram os maiores apagões registrados no mundo?
Os apagões em nível mundial ocorrem especialmente por questões como sobrecarga de energia, eventos naturais e, até mesmo, ações de vandalismo e de conflitos bélicos. Alguns dos maiores apagões que ocorreram na história em nível mundial foram os seguintes:
-
2003 – Itália: Um blecaute, em razão de danos causados por tempestades, deixou a maior parte da população italiana sem energia, especialmente na porção continental do país.
-
2003 – Estados Unidos e Canadá: Um apagão, devido a falhas múltiplas nos sistemas de transmissão, atingiu partes muito povoadas dos territórios estadunidense e canadense.
-
2007 – Colômbia: Um blecaute histórico deixou a maior parte da população colombiana sem luz, impactando as atividades cotidianas e econômicas do país.
-
2009 e 2010 – Brasil: Um apagão registrado na maior parte dos estados brasileiros deixou a população do país sem luz por um longo período.
-
2012 – Índia: Um blecaute atingiu milhões de indianos em razão de diversos problemas no sistema de geração e distribuição de energia do país.
Fontes
BARBOSA, V. 5 mega apagões de energia pelo mundo. Exame, 2012. Disponível em: https://exame.com/mundo/5-megablecautes-historicos-de-energia-pelo-mundo/.
BERGAMINI, C. As crises de energia no Brasil e os caminhos da transição para uma economia de baixo carbono. Com Ciência, 2022. Disponível em: https://www.comciencia.br/as-crises-de-energia-no-brasil-e-os-caminhos-da-transicao-energetica-para-uma-economia-de-baixo-carbono/.
SCHREIBER, M. Os fatores que fazem disparar risco de apagão no Brasil. BBC, 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-58618347.