Whatsapp icon Whatsapp

Energia Solar

Placas coletoras de luz solar.
Placas coletoras de luz solar.

A energia solar é uma ótima fonte alternativa de geração de energia, pois diretamente não provoca impactos ambientais. Todos os dias o planeta recebe uma imensa quantidade de energia proveniente da luz solar. Algumas estimativas afirmam que se utilizasse todo o potencial de energia solar em escala mundial seria possível gerar um percentual de energia duas mil vezes a produção total de todas as usinas nucleares, termoelétricas e hidrelétricas.

Para esse cálculo foi levado em conta somente as áreas emersas do planeta, tais como continentes e ilhas, uma vez que ainda teria a possibilidade de usar a superfície dos oceanos para essa finalidade.

Apesar dos pontos positivos, existem também as dificuldades na implantação em grande escala da extração de energia dessa natureza, o ponto crucial seria desenvolver formas de explorar buscando uma maneira econômica, além de criar métodos de armazenamento.

Grande parte da energia solar hoje é usada em residências, em chuveiro, geladeira e outros, o uso dessa fonte alternativa ainda é bastante modesto.

No mundo, são restritos os países que fazem uso desse tipo de energia em grande escala, são raros os casos como de Israel, em que aproximadamente 70% das casas tem placas coletoras; e na Indonésia, onde cerca de 15 mil casas são iluminadas totalmente por energia solar. Além disso, já existem projetos de veículos movidos à energia solar no Japão, Alemanha e Estados Unidos.

Iniciativas como da Alemanha são importantes para o fornecimento de energia, o governo desse país, em fase de experiência, oferece subsídio às famílias que instalam equipamentos que transformam energia solar em eletricidade, o excedente é repassado para outras áreas da cidade e o governo paga por isso.

Os custos para instalação desse tipo de equipamento são elevados, o que prejudica a dispersão do uso em escala global, porém isso será uma boa perspectiva para um futuro próximo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

O biodisel ganha força no mercado internacional
Biodiesel
Biodisel, como é a produção de Biodisel, a utilização do Biodisel, o Biodisel como uma fonte de energia renovável.
A viabilidade do biogás
Biogás
Biogás, como é produzido o Biogás, a distribuição do Biogás, o Brasil como líder na produção do Biogás, as vantagens do Biogás.
A biomassa utiliza elementos orgânicos para a geração de energia.
Biomassa
Saiba mais sobre a utilização da biomassa. Veja as principais vantagens e desvantagens do emprego dessa fonte alternativa para a produção de energia renovável.
Os painéis solares são usados nas usinas fotovoltaicas para produzir energia elétrica.
Como funcionam as usinas solares?
Você sabe como funcionam as usinas solares? As usinas solares podem converter a energia emitida pelo Sol em energia elétrica de duas formas diferentes: utilizando o efeito fotovoltaico ou movendo grandes turbinas, gerando energia elétrica por indução eletromagnética.
Os aerogeradores na paisagem indicam a presença de usinas eólicas.
Energia eólica
Saiba mais sobre as características da fonte eólica de energia. Veja as principais vantagens e desvantagens dessa fonte energética produzida pelo vento.
Energia eólica é uma fonte alternativa
Fontes de Energia
Clique e veja o que são fontes de energia, quais são elas, e o que é energia renovável e energia não renovável. Entenda as vantagens e desvantagens do seu uso.
Nas usinas solares, espelhos esféricos concentram a luz do Sol em torres onde há água, que, após ser vaporizada, gira turbinas e gera energia elétrica
Usinas solares
Conheça uma aplicação dos espelhos esféricos na geração de energia elétrica, isto é, entenda como funcionam as usinas solares!
Assim como as outras fontes de energia, a energia solar também possui desvantagens
Vantagens e desvantagens da Energia Solar
Conheça as vantagens e as desvantagens da produção de eletricidade a partir da energia solar e inteire-se sobre esse tema.
video icon
Português
Tempos verbais
Pretérito, presente ou futuro são tempos verbais que exprimem uma variação que indica o momento em que se dá o fato expresso pelo verbo. Nesta videoaula, estudaremos cada um deles, organizados conforme os modos verbais. Não deixe de assistir!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!