Whatsapp icon Whatsapp

Energia solar

Energia solar é aquela obtida por meio da radiação do Sol. É uma fonte de energia infinita e renovável, logo, considerada uma forma sustentável de obtenção energética.
Placas para geração de energia solar
A energia solar é aquela proveniente da radiação do Sol.

A energia solar é a gerada por meio do Sol. Essa fonte de energia é renovável e limpa, uma vez que possui ampla disponibilidade, além de gerar baixo impacto ambiental. Seu funcionamento dá-se por meio da transformação da energia térmica proveniente do Sol.

A principal vantagem de energia solar é o seu forte apelo ambiental, uma vez que se trata de um fonte limpa e renovável. Porém ela também possui pontos desvantajosos, como o elevado custo de produção.

A energia solar vem sendo utilizada amplamente no mundo como forma de diversificação da matriz energética. O Brasil, um dos países pioneiros no seu uso, possui diversas instalações produtoras, especialmente na porção Nordeste brasileira.

Leia também: Afinal, o que pode ser considerado uma energia “limpa”?

Resumo sobre energia solar

  • É uma fonte energética renovável gerada por meio do calor emitido pela radiação solar.

  • Funciona por meio da transformação da energia térmica dos raios solares em energia elétrica.

  • É dividida em fotovoltaica e heliotérmica conforme a forma de obtenção e geração de eletricidade.

  • Sua principal vantagem é o seu baixo impacto ambiental no meio, sendo assim classificada como uma fonte energética limpa.

  • É altamente dependente das condições geográficas e climáticas das zonas de produção energética.

  • O custo elevado da instalação e operação das usinas solares é um fator que contribui para o uso restrito dessa fonte de energia.

  • Seus principais países produtores são: China, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Índia e Itália.

  • Os seus maiores produtores entre os estados brasileiros são: Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Paraná.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é energia solar?

A energia solar é a fonte de energia produzida por meio do calor emitido via radiação solar. Por meio de equipamentos específicos, com destaque para as células fotovoltaicas e os painéis solares, a energia térmica emitida pela radiação solar é transformada em energia elétrica, sendo assim distribuída para os consumidores finais. Essa fonte de energia é considerada infinita, renovável e limpa, já que gera poucos impactos ao meio natural e possui ampla capacidade de regeneração.

Como funciona da energia solar?

A energia solar funciona por meio da captação da radiação solar, especialmente por células fotovoltaicas mas também por aquecedores e usinas solares. A energia térmica captada da radiação solar é transformada em energia elétrica por meio desses equipamentos. Assim, esta pode ser distribuída para os centros consumidores.

Leia também: Como funcionam as usinas solares?

Quais são os tipos de energia solar?

Há basicamente dois tipos de energia solar, que se diferenciam com base na forma de transformação dessa energia. São eles:

  • Energia solar fotovoltaica: ocorre a conversão direta entre a radiação solar e a energia elétrica. Essa conversão é realizada por meio das chamadas células fotovoltaicas, estruturas compostas por semicondutores, como o silício, que geram a eletricidade com base no calor da radiação solar.

  • Energia solar heliotérmica: sua principal característica é transformação da energia solar em térmica. Por meio dos painéis solares, o calor gerado pela radiação do Sol é concentrado, aquecendo as estruturas geradoras. Assim, há a geração de energia elétrica por meio da produção de energia térmica do Sol.

Vantagens da energia solar

A energia solar tem como vantagem principal a sua classificação como uma fonte renovável de energia, ou seja, que possui ampla disponibilidade e capacidade de regeneração. Esse tipo de energia produz impactos ambientais diminutos, sendo considerada assim uma forma limpa de gerar eletricidade.

As usinas e os painéis solares não produzem poluentes atmosféricos, não consomem grandes quantidades de recursos ambientais e não produzem rejeitos em excesso. Ademais, a instalação de estruturas geradoras de energia solar é bastante simples, inclusive em espaços geográficos bastante restritos, como centros urbanos e telhados de domicílios.

Painel solar em teto de casa
O uso de painéis solares nos domicílios é uma forma de geração de energia solar.

Desvantagens da energia solar

Embora a energia solar seja considerada uma fonte limpa de energia, ela não está imune aos impactos no meio, especialmente atrelados à construção de grandes usinas geradoras dessa fonte de energia. A remoção da vegetação para a instalação das usinas e o consumo de minerais para a fabricação dos painéis são consequências do uso dessa fonte.

Além disso, uma desvantagem importante da energia solar é o seu alto custo de instalação e produção energética. As tecnologias utilizadas nessa fonte ainda são caras e inacessíveis para grande parte da população. Ainda, faltam políticas públicas de apoio ao uso dela, especialmente em contextos residenciais.

Há de se destacar também que, por ser uma fonte altamente dependente das condições climáticas, a energia solar produz resultados em termos de geração de energia bastante variáveis. As regiões geográficas com baixos índices de insolação não são indicadas para a instalação desse tipo de fonte de energia em larga escala. Ademais, ainda há uma carência de tecnologias no que toca à maior eficiência e capacidade de armazenamento desse tipo de energia.

Energia solar no mundo

A energia solar, em razão do seu apelo renovável e sustentável, vem se expandindo de forma importante ao redor do mundo. Essa fonte é vista, muitas vezes, como uma forma de diversificar a matriz energética dos países, além de gerar baixos impactos ambientais e sociais no meio. Não obstante, há certas limitações à sua utilização em nível mundial, com destaque para a influência das questões geográficas e o seu alto custo de instalação.

Atualmente, conforme dados mais atualizados das entidades energéticas mundiais, apenas 1% da matriz energética global é fornecido pela fonte solar. Porém esse índice deve aumentar nos próximos anos, em nível mundial, devido ao elevado investimento nas chamadas energias verdes e à preocupação com as mudanças climáticas provenientes do aquecimento global. Os principais países produtores de energia solar no mundo são: China, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Índia e Itália.

Leia também: Quais são as fontes de energia utilizadas no Brasil?

Energia solar no Brasil

O Brasil possui uma condição geográfica e climática bastante favorável à produção de energia solar, uma vez que a maior parte do território brasileiro está localizada em uma faixa tropical do globo, com elevados índices de radiação direta; e já que os climas predominantes no país, com destaque para o tropical e suas variações, possuem grande índice de insolação ao longo do ano. A instalação de usinas solares no Brasil foi considerada pioneira.

O país detém o protagonismo da produção desse tipo de energia entre os países de mesmas condições econômicas e sociais. Atualmente, o Brasil possui centros de produção de energia solar em diversas regiões, além de forte capilaridade de instalação de painéis solares para pequenos produtores.

Mesmo assim, apenas cerca de 1% da matriz energética brasileira é proveniente da fonte solar. A ausência de políticas públicas e investimento no setor, além do alto custo de instalação e produção desse tipo de energia, explica a pequena participação dessa fonte no cenário energético do país.

Os levantamentos dos órgãos de energia nacionais apontam que os principais estados produtores de energia solar no Brasil são:

Em termos regionais, destaca-se a região Nordeste do Brasil, que possui condições geográficas bastantes favoráveis para a instalação de usinas solares.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

O biodisel ganha força no mercado internacional
Biodiesel
Biodisel, como é a produção de Biodisel, a utilização do Biodisel, o Biodisel como uma fonte de energia renovável.
A viabilidade do biogás
Biogás
Biogás, como é produzido o Biogás, a distribuição do Biogás, o Brasil como líder na produção do Biogás, as vantagens do Biogás.
A biomassa utiliza elementos orgânicos para a geração de energia.
Biomassa
Saiba mais sobre a utilização da biomassa. Veja as principais vantagens e desvantagens do emprego dessa fonte alternativa para a produção de energia renovável.
Os aerogeradores na paisagem indicam a presença de usinas eólicas.
Energia eólica
Saiba mais sobre as características da fonte eólica de energia. Veja as principais vantagens e desvantagens dessa fonte energética produzida pelo vento.
As usinas hidrelétricas são estruturas que utilizam a água como recurso para a geração de energia.
Energia hidrelétrica
Saiba mais sobre a energia hidrelétrica. Conheça as principais vantagens e desvantagens da instalação e do funcionamento das hidrelétricas.
A energia solar e a energia eólica são exemplos de fontes alternativas de energia, as quais provocam pouco impacto negativo no meio ambiente.
Fontes alternativas de energia
Saiba mais sobre as fontes alternativas de energia. Veja quais são as vantagens do uso de energias alternativas e por que elas causam pouco impacto ao meio ambiente.
Energia eólica é uma fonte alternativa
Fontes de Energia
Clique e veja o que são fontes de energia, quais são elas, e o que é energia renovável e energia não renovável. Entenda as vantagens e desvantagens do seu uso.
Fontes de energia
Clique e veja o que são fontes de energia, quais são elas, e o que é energia renovável e energia não renovável. Entenda as vantagens e desvantagens do seu uso.
Fontes renováveis de energia são consideradas matrizes alternativas inesgotáveis de energia que provocam menos danos ao meio ambiente.
Fontes renováveis de energia
Aprenda um pouco mais sobre as fontes renováveis de energia, que representam opções alternativas à matriz energética baseada no uso de combustíveis fósseis, utilizada no mundo todo. As fontes renováveis de energia causam menos danos ao meio ambiente, porém seu uso requer tecnologias que o viabilizem.
Os painéis solares são usados nas usinas fotovoltaicas para produzir energia elétrica.
Funcionamento das usinas solares
Você sabe como funcionam as usinas solares? As usinas solares podem converter a energia emitida pelo Sol em energia elétrica de duas formas diferentes: utilizando o efeito fotovoltaico ou movendo grandes turbinas, gerando energia elétrica por indução eletromagnética.
A matriz energética do Brasil é composta por fontes de energias renováveis e não renováveis.
Matriz energética brasileira
Saiba mais sobre a matriz energética brasileira, que representa o conjunto de fontes de energia utilizadas no país para suprir sua demanda de produção energética. O texto a seguir irá ajudá-lo a compreender como é composta a matriz energética no Brasil, quais são as principais fontes de energia usadas e como elas são distribuídas.
Nas usinas solares, espelhos esféricos concentram a luz do Sol em torres onde há água, que, após ser vaporizada, gira turbinas e gera energia elétrica
Usinas solares
Conheça uma aplicação dos espelhos esféricos na geração de energia elétrica, isto é, entenda como funcionam as usinas solares!
Assim como as outras fontes de energia, a energia solar também possui desvantagens
Vantagens e desvantagens da Energia Solar
Conheça as vantagens e as desvantagens da produção de eletricidade a partir da energia solar e inteire-se sobre esse tema.
video icon
Enem
Dicas para a prova de Matemática do Enem 2021
Você sabia que a maior prova dentro do Enem é a de Matemática? São 45 questões!! E existem maneiras mais sábias de resolvê-las, quer saber quais?! O professor Pedro Itallo preparou uma aula com dicas quentíssimas para você traçar a melhor estratégia para se sair bem nesse segundo dia do Enem 2021!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.