Whatsapp icon Whatsapp

Matriz energética brasileira

A matriz energética brasileira representa o conjunto de recursos energéticos (fontes de energia) utilizados no país para suprir sua demanda de energia.
A matriz energética do Brasil é composta por fontes de energias renováveis e não renováveis.
A matriz energética do Brasil é composta por fontes de energias renováveis e não renováveis.

A matriz energética brasileira é bastante diversificada e refere-se ao conjunto de fontes de energia utilizadas para atender à demanda de produção energética do país.

O consumo de fontes de energia não renováveis (fontes que se esgotam com o tempo) é maior que o de fontes renóvaveis (fontes que se renovam na natureza em um curto espaço de tempo). Apesar disso, o Brasil possui uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo.

Leia também: As principais fontes de energia no Brasil

Matriz energética brasileira

Ao contrário da tendência mundial de uso de fontes não renováveis de energia, a matriz energética no Brasil é uma das mais renováveis do mundo industrializado.

Uso de fontes renováveis*

Uso de fontes não renováveis*

Mundo – 14,1%

Mundo – 85,9%

Brasil – 43,5%

Brasil – 56,5%

* Em nações industrializadas

Cerca de 43% da produção de energia no país provém de fontes renováveis, como hidráulica, biomassa (usada na produção de biocombustíveis), etanol (empregado na produção da cana-de-açúcar), além das energias eólica e solar. O uso dessas fontes renováveis de energia tem sido uma alternativa ao uso do petróleo na matriz energética brasileira.

O uso das usinas hidrelétricas para obtenção de energia representa 75% da geração elétrica no Brasil, que conta com 140 usinas operando na geração de energia.

O etanol, derivado da cana-de-açúcar, alcançou, no ano de 2015, a marca de 37 bilhões de litros produzidos. O uso desse biocombustível como alternativa ao uso da gasolina (produzida por meio da queima de combustíveis fósseis) evitou que o país emitisse, nos últimos 30 anos, cerca de 800 milhões de toneladas de gás carbônico à atmosfera.

Segundo o Atlas Eólico Nacional, no que tange à produção de energia eólica em comparação aos países da América Latina e ao Caribe, o Brasil é o que possui maior capacidade de produção de energia por meio dos ventos.

A energia solar é ainda a menos utilizada no Brasil para geração de energia elétrica. Em 2015, apenas 0,01% da energia foi proveniente da geração fotovoltaica.

De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética, o uso da biomassa representou, em 2015, 8% da produção de energia, sendo, portanto, uma fonte bastante relevante para a matriz energética brasileira.

Por apresentar um grande potencial de uso de fontes renováveis, o Brasil emite menos gases de efeito estufa por habitante do que a maioria das nações no mundo todo. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, no entanto, o país ainda enfrenta obstáculos de ordem econômica e operacional para a expansão do uso de fontes renováveis.

Leia mais: Fontes alternativas de energia

Gráfico da matriz energética brasileira

A matriz energética brasileira é uma das mais renováveis do mundo.
A matriz energética brasileira é uma das mais renováveis do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vantagens e desvantagens da matriz energética brasileira

A matriz energética brasileira é uma das mais renováveis do mundo, o que é uma grande vantagem se considerarmos que a matriz energética mundial é completamente dependente do uso de combustíveis fósseis.

Apesar disso, o Brasil ainda depende de combustíveis fósseis para geração de energia, o que representa a maior desvantagem da matriz energética brasileira. Existem alguns obstáculos que impedem a expansão da geração de energia por meio de recursos renováveis. A energia eólica, por exemplo, só pode ser produzida em locais em que há bastante movimentação de ar. Já a energia solar é produzida somente no período diurno e em locais de grande insolação. Além disso, são necessários investimentos tecnológicos para que seja viabilizado o maior uso das fontes renováveis.

Outra desvantagem da matriz energética brasileira está relacionada à energia hidráulica. Responsável pela maior produção de energia no país, o uso dessa fonte energética causa grandes impactos socioambientais. A instalação de usinas hidrelétricas modifica o meio ambiente, altera o ciclo biológico dos rios, bem como a vida das famílias que moram próximas às áreas de instalação. Além disso, há alteração dos solos e impactos na biodiversidade aquática dos rios que são utilizados para geração de energia.

Matriz elétrica brasileira

Matriz elétrica representa o conjunto de fontes de energia para produção de energia elétrica, sendo, portanto, uma matriz energética. Boa parte da produção elétrica brasileira é proveniente da energia hidráulica, logo a matriz elétrica do Brasil é também bastante renovável.

Gráfico da matriz elétrica brasileira

A matriz elétrica brasileira é representada, principalmente, pela produção de energia por meio das usinas hidrelétricas.
A matriz elétrica brasileira é representada, principalmente, pela produção de energia por meio das usinas hidrelétricas.

 

Matriz energética mundial

A matriz energética mundial é composta, principalmente, por fontes que não se renovam. No mundo todo, há um intenso uso de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural, desencadeando o aumento de emissão de gases poluentes à atmosfera. Esses gases são decorrentes da queima desses combustíveis para produção de energia e têm provocado diversos problemas ao meio ambiente, como o efeito estufa, além de mudanças nas condições climáticas do planeta, como o aquecimento global.

As fontes de energia renováveis, como a solar, eólica e geotérmica, representam apenas 1% da matriz energética do mundo. Somadas à energia hidráulica, que também é uma fonte renovável, representam 3% da matriz mundial.

Gráfico da matriz energética mundial

Representação gráfica das fontes de energia utilizadas no mundo para produção de energia.
Representação gráfica das fontes de energia utilizadas no mundo para produção de energia.

Publicado por Rafaela Sousa
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

O apagão de 2001 modificou os hábitos de grande parte da população brasileira.
Apagão de 2001
Saiba mais sobre os principais motivos do apagão de 2001. Veja dados e informações sobre os maiores blecautes que ocorreram no Brasil ao longo dos últimos anos.
O urso polar está sendo afetado pelo degelo das calotas polares
Aquecimento global e a biodiversidade
Entenda a relação entre o aquecimento global e a biodiversidade e conheça alguns exemplos de como as mudanças climáticas podem afetar os seres vivos.
Os biocombustíveis se apresentam como alternativa econômica e ambiental
Biocombustíveis no Brasil
Conheça a dinâmica e as características da utilização dos biocombustíveis no Brasil.
A biomassa utiliza elementos orgânicos para a geração de energia.
Biomassa
Saiba mais sobre a utilização da biomassa. Veja as principais vantagens e desvantagens do emprego dessa fonte alternativa para a produção de energia renovável.
O Brasil passa por uma grave crise energética no ano de 2021.
Crise energética no Brasil
Saiba mais sobre as principais causas e consequências da crise energética brasileira. Veja as medidas adotadas pelo governo para conter a crise de energia no Brasil.
Os aerogeradores na paisagem indicam a presença de usinas eólicas.
Energia eólica
Saiba mais sobre as características da fonte eólica de energia. Veja as principais vantagens e desvantagens dessa fonte energética produzida pelo vento.
As usinas hidrelétricas são estruturas que utilizam a água como recurso para a geração de energia.
Energia hidrelétrica
Saiba mais sobre a energia hidrelétrica. Conheça as principais vantagens e desvantagens da instalação e do funcionamento das hidrelétricas.
A energia solar e a energia eólica são exemplos de fontes alternativas de energia, as quais provocam pouco impacto negativo no meio ambiente.
Fontes alternativas de energia
Saiba mais sobre as fontes alternativas de energia. Veja quais são as vantagens do uso de energias alternativas e por que elas causam pouco impacto ao meio ambiente.
Fontes renováveis de energia são consideradas matrizes alternativas inesgotáveis de energia que provocam menos danos ao meio ambiente.
Fontes renováveis de energia
Aprenda um pouco mais sobre as fontes renováveis de energia, que representam opções alternativas à matriz energética baseada no uso de combustíveis fósseis, utilizada no mundo todo. As fontes renováveis de energia causam menos danos ao meio ambiente, porém seu uso requer tecnologias que o viabilizem.
Petrobras
Saiba mais sobre a história da Petrobras. Conheça o contexto da sua fundação e da sua relação com o governo e entenda a importância da empresa para o Brasil.
O petróleo é um líquido escuro e viscoso que possui muitos usos na sociedade.
Petróleo
Leia sobre a origem do petróleo e os seus principais derivados. Saiba mais também sobre os impactos ambientais provocados pela produção petrolífera.
video icon
Geografia
Discussões sobre o clima 2021 e COP-26
Assista à videoaula sobre as discussões sobre o clima 2021 e a COP-26. Saiba o que são as COP, onde será a COP-26 e qual a importância dessas conferências!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!