Pseudovulcões

Gêiser localizado no Parque Yellowstone (EUA).

O interior do planeta Terra é repleto de uma grande quantidade de energia que muitas vezes deve ser lançada para a superfície terrestre. Podemos destacar casos como o terremoto e os vulcões, o último pode se apresentar de duas formas: vulcões e pseudovulcões.

Um exemplo de pseudovulcão é o gêiser, que é um fenômeno provocado pela erupção em locais de nascentes termais, ocorre em intervalos relativamente regulares e se desenvolve quando uma quantidade de gases, em decorrência de uma grande pressão, emerge do interior da Terra para a superfície como se fosse um jato. No momento da erupção não são expelidos materiais comuns aos vulcões convencionais, tais como fumaça, lavas, pedras, o que acontece é somente a emissão de gases e água quente.

O termo gêiser é oriundo do islandês, que significa poço que jorra, os mais conhecidos estão localizados na Nova Zelândia, na Islândia e em diversas áreas dos Estados Unidos.

Para o desenvolvimento desse fenômeno é preciso que haja condições hidrogeológicas favoráveis, que existem em regiões bastante particulares e restritas, portanto, não há grande incidência de casos no mundo, o que o torna relativamente raro. As águas lançadas podem atingir até 80 metros de altura com temperaturas que oscilam entre 70° e 100°C.

Publicado por Eduardo de Freitas
História
Grécia Antiga: Os Cretenses
Assista à nossa videoaula para conhecer a história dos cretenses. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos