Convidar para ou convidar a?

Convidar para e convidar a integram os muitos casos relacionados à regência verbal

Convidamos você e sua família para comparecerem à solenidade de inauguração 
                                          Ou

Convidamos você e sua família a comparecerem à solenidade de inauguração?

Eis que estamos diante de mais um caso demarcado pela regência verbal, e este, por sua vez, suscita o seguinte questionamento: qual preposição acompanhará o verbo?

Em face dessa realidade, mesmo porque o exemplo em questão representa uma situação linguística que se encontra permeada no cotidiano de muitos usuários, conheceremos a partir de agora as características que a demarcam, sobretudo as circunstâncias nas quais devemos usar esta ou aquela preposição, funcionando como elemento de ligação entre o verbo e seu respectivo complemento.

Este conhecido verbo, ora representado por “convidar”, em virtude de assumir sentidos distintos, ora é acompanhado pela preposição “para”, ora pela preposição “a”. Seguindo essa linha de raciocínio, vejamos:

* Em se tratando do sentido expresso por solicitar a presença de alguém, chamar, convocar, o verbo sempre é regido pela preposição para. Constatemos, pois, alguns exemplos:

Convidamos você e sua família para comparecerem à solenidade de inauguração.

Convidamos todos os alunos para prestigiarem a entrega dos prêmios aos melhores colocados.  

* Fazendo referência à ideia expressa pelo ato de pedir, requerer, ordenar cortesmente, recomenda-se o uso da preposição “a”. Observe:

Convidou-os a se retirarem, dado o constrangimento que estavam causando a todos.  

* Em se tratando do sentido voltado para a ação de atrair, despertar a vontade, induzir, a preposição recomendada é a mesma (a):  

Aquelas duras palavras convidaram-no à reflexão.

* Fazendo referência à ideia de incitar, provocar, de forma conveniente usamos a preposição “a”. Constate:

Sua atitude convida à desconfiança.

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Química
pH de soluções
Você já recebeu alguma receita de remédio milagroso pelo grupo da família dizendo que algum alimento de pH isso ou pH aquilo faria bem a sua saúde ou enfermidade? E você sabia interpretar se de fato aquele pH condizia com tal alimento ou substancia referida na receita? Então vem com a gente que nós vamos te explicar o que é pH, como é calculado, medido e a sua importância em nossas vidas.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos