Uso do onde: particularidades linguísticas

O uso correto do vocábulo onde se relaciona a particularidades linguísticas predefinidas

Fazer referência à palavra “onde” nos remete a situações linguísticas usualmente utilizadas em contextos comunicativos semelhantes às construções que seguem:

Para onde você vai viajar?

Onde você reside?

De onde você veio? ...

Tal vocábulo, uma vez analisado segundo às acepções semânticas que norteiam o contexto em questão,  encontra-se adequadamente empregado, visto que em todas as situações prevalece a noção de “lugar”.  No entanto, cabe ressaltar que nem sempre isso ocorre, haja vista que não raras as vezes nos deparamos com algumas situações nas quais o usuário, por se mostrar um tanto quanto desavisado acerca de algumas habilidades, acaba transgredindo o padrão formal da linguagem e cometendo alguns deslizes. Dessa forma, sem adentrar alguns méritos, pelo menos por enquanto, apenas analisemos os enunciados que seguem:

Torna-se difícil conviver em um ambiente onde as pessoas não se respeitam mutuamente.

Durante a reunião houve um momento onde todos tiveram a oportunidade de se manifestar.

Pois bem, chegamos à constatação que em se tratando da situação comunicativa em questão, o uso do vocábulo em destaque retrata claramente os temíveis “escorregões” cometidos de uma forma bastante recorrente. Mas... em que aspecto tal posicionamento se manifesta?

Ora, no simples fato de a palavra “onde” ser utilizada em um caso que somente caberia o uso de um pronome relativo, cuja função se define por retomar um termo antes mencionado. Partindo dessa premissa, cabe-nos atribuir ao enunciado a retificação que lhe é necessária, uma vez assim manifestada:

Torna-se difícil conviver em um ambiente NO QUAL as pessoas não se respeitam mutuamente.

Durante a reunião houve um momento NO QUAL todos tiveram a oportunidade de se manifestar.

Ou ainda:

Torna-se difícil conviver em um ambiente EM QUE as pessoas não se respeitam mutuamente.

Durante a reunião houve um momento EM QUE todos tiveram a oportunidade de se manifestar.

Mediante as elucidações aqui retratadas, fica um alerta: atente-se, primeiramente, para o sentido que ora deseja atribuir à palavra em estudo, de modo a fazer o bom uso que a ela se atribui.

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
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Matemática do Zero | Gráfico de linha, barra (coluna) e setor (pizza)
Nessa aula utilizarei um exemplo de uma pesquisa das idades dos alunos para construir um gráfico de linha, outro gráfico de barra ou coluna, e por fim, um gráfico de setor ou pizza.
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