Verbo reaver: aspectos linguísticos

Em se tratando dos aspectos linguísticos referentes ao verbo reaver, ele se caracteriza como defectivo

Que tal, primeiramente, acessar o texto “Verbos defectivos”? 

Por meio dele você recordará alguns aspectos fundamentais ao aprendizado que ora se firma: aspectos linguísticos do verbo reaver. Pois bem, tendo em vista que o aspecto principal que norteia o assunto em questão se define pela particularidade que alguns verbos trazem consigo, ora demarcada pelo fato de serem defectivos, o verbo reaver não fica aquém dos acontecimentos linguísticos.

Assim, dada essa razão, faz-se necessário constatarmos acerca da forma como são conjugados alguns tempos, justamente para identificarmos em quais pessoas gramaticais prevalece o aspecto em questão.

Munidos então desse objetivo, verifiquemos acerca de tais constatações:

Modo indicativo

Nós reavemos

Vós reaveis

Modo subjuntivo

Vale mencionar que o verbo em pauta não se encontra conjugado em nenhuma pessoa gramatical do tempo presente a que se atribui o modo em referência (subjuntivo).

Modo imperativo

A conjugação se faz presente apenas no imperativo afirmativo, demarcado pela segunda pessoa do plural: reavei vós.

Observação digna de nota: Nos demais tempos, o verbo em estudo se encontra conjugado de forma normal, tendo em vista os modos indicativo e subjuntivo.

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.