Plural em inglês

Sabe-se que o plural em inglês remete-nos à categoria de substantivos, que se referem às pessoas, lugares e coisas. Esses ainda podem ser categorizados segundo a noção de contável ou incontável. Aqueles substantivos que podem ser separados e contabilizados|1| são os que chamamos de contáveis. De acordo com Decapua, somente os substantivos contáveis são flexionados no plural em inglês|2|.

Em inglês, existem o plural regular e o irregular, como ocorre na nossa língua materna. Além disso, há aqueles substantivos que possuem apenas a forma singular ou a forma plural. Entre os substantivos que possuem regular plural, encontramos também algumas regras ortográficas. Para o estudante de língua inglesa, é importante atentar-se a essas regras gerais, pois nem sempre o plural nessa língua será formado pela adição de -s no final do substantivo.

Leia também: Professions – vocabulário das profissões em inglês

Regras de formação do plural

Para maior compreensão da formação do plural em inglês dos substantivos contáveis, é importante dividi-los em duas categorias: regular plural nouns e irregular plural nouns. Observe, a seguir, os exemplos:

  • Regular plural nouns

Em grande parte dos substantivos contáveis, acrescenta-se -s no final:

  • A house (uma casa) – three houses (três casas)

  • A week (uma semana) – two weeks (duas semanas)

  • A card (um cartão) – some cards (alguns cartões)

Em substantivos terminados em -s, -ss, -z, -sh, -ch, -x, acrescenta-se -es:

  • A bus (um ônibus) – two buses (dois ônibus)

  • A watch (um relógio) – these watches (estes relógios)

  • A quizz (um quiz) – two quizzes (dois quizzes)

Normalmente, nos substantivos terminados em -o, acrescenta-se -s:

  • A radio (um rádio) – the radios (os rádios)

  • A piano (um piano) – two pianos (dois pianos)

  • A zoo (um zoológico) – some zoos (alguns zoológicos)

No entanto, em alguns substantivos terminados em -o, acrescenta-se -es:

  • A potato (uma batata) – some potatoes (algumas batatas)

  • A tomato (um tomate) – few tomatoes (poucos tomates)

  • A hero (um herói) – two heroes (dois heróis)

Outros substantivos terminados em -o aceitam as duas formas, ou seja, acrescenta-se neles -s ou -es:

  • A buffalo (um búfalo) – the buffaloes/buffalos (os búfalos)

  • A mosquito (um mosquito) – some mosquitoes/mosquitos (alguns mosquitos)

Em alguns substantivos terminados em -f, acrescenta-se -v + es/s:

  • A thief (um ladrão) – the thieves (os ladrões)

  • A wife (uma esposa) – the wives (as esposas)

  • A knife (uma faca) – the knives (as facas)

Em outros substantivos terminados em -f, acrescenta-se apenas -s:

  • A chief (um chefe) – the chiefs (os chefes)

  • A roof (um teto) – the roofs (os tetos)

Em substantivos terminados em vogal + y, acrescenta-se -s:

  • A monkey (um macaco) – the monkeys (os macacos)

  • A boy (um garoto) – three boys (três garotos)

No entanto, se o substantivo terminado em -y for precedido por uma consoante, retira-se o -y e acrescenta-se -ies no final:

  • A dictionary (um dicionário) – two dictionaries (dois dicionários)

  • A study (um estudo) – the studies (os estudos)

  • A city (uma cidade) – the cities (as cidades)

  • Irregular plural nouns

Existem alguns substantivos que têm alteração vocálica para formação do plural|1| e também outras modificações:

  • Woman (mulher) – women (mulheres)

  • Man (homem) – men (homens)

  • Foot (pé) – feet (pés)

  • Tooth (dente) – teeth (dentes)

  • Person (pessoa) – people (pessoas)

  • Child (criança) – children (crianças)

  • Mouse (rato) – mice (ratos)

Existem substantivos que possuem plural irregular porque são oriundos de outras línguas, como o latim ou o grego|2|. Observe, a seguir, alguns exemplos:

  • Crisis (crise) – crises (crises)

  • Analysis (análise) – analyses (análises)

  • Criterion (critério) – criteria (critérios)

  • Stimulus (estímulo) – stimuli (estímulos)

  • Phenomenon (fenômeno) – phenomena (fenômenos)

Há também aqueles substantivos que têm a mesma forma tanto no singular quanto no plural:

  • Aircraft (aeronave) – aircraft (aeronaves)

  • Sheep (ovelha) – sheep (ovelhas)

  • Species (espécie) – species (espécies)

Veja também: Question tags – expressões utilizadas para confirmação

Por outro lado, existem alguns substantivos que são escritos com -s no final da palavra e não estão na forma plural, porque são substantivos incontáveis em inglês. Dessa forma, o verbo segue flexionado na terceira pessoa do singular. Na dúvida, é importante consultar-se um dicionário de língua inglesa para averiguar se o substantivo está ou não no plural e se o sentido procurado dessa palavra é de fato incontável ou não:

News (notícias):

The news starts at 7.00 p.m.
(As notícias começam às 7:00 da noite.)

Linguistics (linguística):

Linguistics is an important area.
(Linguística é uma área importante.)

Outros substantivos da língua inglesa remetem-nos a um sentido plural e, consequentemente, aparecem sempre nessa forma, acompanhados de verbos flexionados na terceira pessoa do plural:

Pants (calça):

These pants are expensive.
(Esta calça é cara.)

Glasses (óculos):

The glasses are broken.
(Os óculos estão quebrados.)

Scissors (tesoura):

The scissors are mine.
(A tesoura é minha.)

Os substantivos contáveis em inglês podem aparecer tanto no singular quanto no plural.

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (IFMT /2018) Considerando o vocabulário e a estrutura da língua inglesa contidos no texto, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Os termos refers, results e decreases são verbos no presente e receberam "s" por estarem na terceira pessoa do singular.

b) Thus pode ser substituído por therefore, sem prejuízo quanto ao sentido do texto.

c) Trash e debris podem ser traduzidos como "lixo" e "detritos", respectivamente.

d) O termo children trata-se de um adjetivo e está no singular.

e) O termo women trata-se de um substantivo e está no plural, sendo um caso de plural irregular.

Resolução

Alternativa D, porque a palavra children (crianças) é um substantivo plural, cujo singular é child.

Questão 2 – (Aeronáutica/2017)

Good day! My name is Sheila. I’m from Melbourne, Australia. My ___________ is from Montreal, Canada. We live in Sydney. A lot of ___________ living in Australia come from other ___________.

Choose the best alternative to complete the blanks in the text:

a) husband – peoples – country

b) husband – people – countries

c) husbands – persons – country

d) husbands – person – countries

Resolução

Alternativa B, porque husband (marido) é seguido do verbo to be no singular is. Depois, o texto indica a ideia de pessoas (people) que moram na Austrália e são oriundas de outros países (countries).

Notas

|1| EASTWOOD, J. Oxford guide to English grammar. Oxford University Press: Oxford, 2002.

|2| DECAPUA, A.. Grammar for Teachers: A Guide to American English for Native and Non-Native Speakers. Springer: New York, 2008.

Publicado por Patricia Veronica Moreira
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Média Aritmética
Nessa aula veremos como calcular a média aritmética simples e a média aritmética ponderada de uma amostra.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos