Possessive Pronouns

Em inglês, os pronomes possessivos (possessive pronouns) substituem na frase um substantivo ou um sintagma nominal. Eles indicam posse ou propriedade.
Os pronomes possessivos são considerados formas independentes na frase.

Os possessive pronouns (pronomes possessivos em inglês) são aqueles que indicam posse ou propriedade e substituem tanto substantivos quanto sintagmas nominais nas sentenças. São eles:

  • mine
  • yours
  • his
  • hers
  • its
  • ours
  • theirs

Apesar de os pronomes possessivos e os adjetivos possessivos serem parecidos por remeterem à ideia de posse e propriedade, eles não têm a mesma função, o que acaba confundindo muitos estudantes da língua inglesa.

Leia também: Tudo sobre os pronomes em inglês

Resumo sobre os possessive pronouns

  • Os possessive pronouns indicam posse ou propriedade.
  • Eles substituem substantivos ou sintagmas nominais nas frases.
  • Os pronomes possessivos são formas independentes e ajudam a evitar repetições desnecessárias nos textos.
  • Os pronomes possessivos se diferenciam dos adjetivos possessivos pela função, pois os adjetivos acompanham substantivos para ter sentido completo.

Videoaula sobre os possessive pronouns

Quais são os possessive pronouns?

Os possessive pronouns, assim como os pronomes sujeitos, totalizam oito formas, de acordo com as pessoas do singular e do plural em inglês. Veja a seguinte tabela com as traduções respectivas de cada um dos pronomes possessivos:

Possessive Pronouns

Tradução

Mine

(o) meu, (a) minha, (os) meus, (as) minhas

Yours

(o) seu, (a) sua, (os) seus, (as) suas

His

(o) dele, (os) deles

Hers

(a) dela, (as) delas

Its

(o) dele, (a) dela, (os) deles, (as) delas

Ours

(o) nosso, (a) nossa, (os) nossos, (as) nossas

Yours

(os) seus, (as) suas

Theirs

(os) deles, (as) delas

Levando em consideração a tabela, veja no próximo tópico o uso de cada um dos pronomes possessivos.

Uso dos possessive pronouns

Primeiramente, lembre-se de que os possessive pronouns são formas que substituem substantivos e sintagmas nominais nas frases, facilitando a comunicação e a escrita de textos menos repetitivos.

Na imagem que segue, observe como isso acontece e como os pronomes possessivos são distribuídos em relação às pessoas e às coisas que as pessoas possuem:

  1. Mine: O garoto está segurando o livro dele. Portanto, teríamos: this is mine (este é o meu), ou seja, o meu livro.
  2. Yours. O garoto mostra que o livro é da garota com quem ele está conversando: this is yours (este é o seu), ou seja, o livro é da garota.
  3. Its: o garoto aponta que o livro é do cachorro: this is its (este é dele), ou seja, o livro é do cachorro.
  4. Hers: o garoto aponta que o livro é da garota. Nesse caso, ele está apontando para alguém e não falando com essa pessoa diretamente. This is hers (este é dela), ou seja, o livro é dela.
  5. His: a garota aponta que o livro é do garoto. Nesse caso, ela também está apontando para alguém e não falando com essa pessoa diretamente. This is his (este é dele), ou seja, o livro é dele.
  6. Ours: as garotas apontam que o livro é delas. This is ours (este é nosso), ou seja, o livro é das duas garotas.
  7. Theirs: o garoto aponta que o livro é deles. This is theirs (este é deles), ou seja, o livro é deles, dos dois garotos.

Em todos os exemplos, nota-se que não precisa reforçar textualmente a palavra “book” (livro), porque a referência é explícita. Se alguém utilizasse “this is her book (este livro é dela)”, criaria uma repetição desnecessária.

Logo, percebe-se que os pronomes possessivos são utilizados com o objetivo de substituir algumas palavras e falar de posse. Nesse caso, o livro que pertence a alguém.

Leia também: Uso dos pronomes reflexivos em inglês

Diferença entre possessive pronouns e adjective possessives

Os adjetivos possessivos compõem o segundo grupo dos possessivos. Mesmo que não sejam pronomes, eles também se referem à ideia de posse e propriedade. Por essa razão, eles são comumente estudados com os possessive pronouns, o que pode trazer dúvidas para os aprendizes. Diferentemente dos pronomes possessivos, eles não substituem elementos da frase, pois são formas dependentes. Isso significa que eles acompanham substantivos para ter sentido completo.[1]

Observe os exemplos:

  1. This is his bottle. Esta é a garrafa dele.

Adjetivo possessivo + substantivo

  1. Is this hers? Esta é a dela?

Pronome possessivo

  1. Our classes start on Monday and yours? As nossas aulas começam segunda e a sua?

Adjetivo possessivo + substantivo / pronome possessivo

No último exemplo, o pronome possesivo yours substitui “your classes” (suas aulas). Enquanto o adjetivo possessivo precisa acompanhar o substantivo classes para ter sentido, o pronome não precisa, pois tem sentido completo sozinho, já que substitui alguma palavra do contexto.

Exercícios sobre possessive pronouns

Questão 1

(UEM) Em relação aos aspectos linguísticos do texto, é correto afirmar que:“your”(lines 2 and 3) are possessive pronouns also called “possessive determiners”.

Alternativas:

  1. (    ) Certo
  2. (    ) Errado

Resolução: A resposta correta é a letra b, pois está errado dizer que os dois your do texto seriam possessive pronouns ou possessive determiners, uma vez que são apenas possessive adjectives, já que acompanham o substantivo apartment, ou seja, são adjetivos possessivos ou possessive determiners.

Questão 2

(Enem 2019 – caderno azul).

In this life
Sitting on a park bench
Thinking about a friend of mine
He was only twenty-three
Gone before he had his time.
It came without a warning
Didnꞌt want his friends to see him cry
He knew the day was dawning
And I didnꞌt have a chance to say goodbye.

Fonte: MADONNA. Erotica. Estados Unidos: Maverick, 1992.

A canção, muitas vezes, é uma forma de manifestar sentimentos e emoções da vida cotidiana. Por exemplo, o sofrimento retratado nessa canção foi causado:

  1. pela morte precoce de um amigo jovem.
  2. pelo término de um relacionamento amoroso.
  3. pela mudança de um amigo para outro país.
  4. pelo fim de uma amizade de mais de vinte anos.
  5. pela traição por parte de pessoa próxima.

Resolução: A resposta correta é a letra “A” (pela morte precoce de um amigo jovem), pois, na terceira linha, temos a friend of mine (um amigo meu), ou seja, não poderia ser nem letra B e nem letra E. Na quinta linha, o verbo gone indica que alguém foi a algum lugar, mas ainda não voltou. Por ser uma canção, sabemos que temos um sentido figurado, reforçado pela ideia da última linha, em que o eu lírico diz não ter tido tempo para dizer adeus, isto é, trata-se da morte de um amigo jovem.

Notas

[1] DECAPUA, A.. Grammar for Teachers: A Guide to American English for Native and Non-Native Speakers. Springer: New York, 2008.

Fontes

DECAPUA, A.. Grammar for Teachers: A Guide to American English for Native and Non-Native Speakers. Springer: New York, 2008.

HUDDLESTON, R., PULLUM, G. K., REYNOLDS, B. A Students Introduction to English Grammar. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

Publicado por Patricia Veronica Moreira
Inglês
Como usar whatever, whenever, whoever, however, whichever?
Assista à videoaula e aprenda sobre as palavras whatever, whenever, whoever, however e whichever. Entenda como são formadas, o que indicam e como usá-las.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos