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Subject pronouns

Os subject pronouns constituem o grupo de personal pronouns. A sua função é a de sujeito da oração, pois se relacionam diretamente com o verbo principal, explicitando quem ou o que faz determinada ação|1|. Pode-se também indicar quem ou o que é descrito pelo verbo principal.

Além disso, os subject pronouns antecedem ao verbo nas orações, diferentemente dos object pronouns, que o sucedem, recebendo, portanto, a sua ação|1|. Utiliza-se os subject pronouns com o objetivo de tornar mais coesos as falas e os textos, evitando repetições excessivas e desnecessárias.

Leia também: Prepositions of place – preposições de lugar em inglês

Quais são os subject pronouns?

Subject pronouns

 

Singular

I – Eu

You – Você

He – Ele

She – Ela

It – Ele/ela

 

Plural

We – Nós

You – Vocês

They – Eles/elas

 

De acordo com os gramáticos, existem oito subject pronouns em inglês que possuem algumas peculiaridades em relação ao português, especialmente sobre a questão de gênero e de forma. A segunda pessoa do singular e do plural tem a mesma forma: you (você, vocês). Sabe-se a diferença de uso pelo contexto empregado pelo falante.

Inclusive, em algumas regiões do sul nos Estados Unidos, os falantes utilizam a forma you all/ya’ll (vocês todos) para diferenciar a segunda pessoa plural (vocês) da singular (você), mostrando como os falantes também fazem uso estratégico da língua para uma comunicação mais efetiva e que não gere ambiguidade|1|.

Observe os exemplos seguintes:

  1. You are a student
    (Você é um estudante.)

  2. You are students.
    (Vocês são estudantes.)

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Fica claro que é possível entender, mesmo em um contexto mais reduzido, que a diferença do you singular e plural ocorre pela interpretação do objeto (complemento da frase), pois o artigo indefinido só pode ser usado com substantivos no singular. No exemplo 2, o substantivo está no plural, logo, trata-se de you plural e não singular.

Quanto ao gênero, temos he, she, it (ele, ela, ele/ela). O subject pronoun it é usado para referir-se a alguma coisa não humana (animais, objetos), ideias abstratas, substâncias, para dar ênfase etc.|2|. Veja alguns exemplos:

  1. Martha is my daughter. She has five cats.
    (Martha é minha filha. Ela tem cinco gatos.)

  2. Peter is a good boss. He lives abroad.
    (Peter é um bom chefe. Ele mora no exterior.)

  3. I read a book. It was about photos.
    (Eu li um livro. [Ele] era sobre fotos.)

Veja também: Will or going to?

Uso dos subject pronouns

Equivalentes aos pronomes pessoais do caso reto em português, os subject pronouns ocupam a posição de sujeito na oração e antecedem ao verbo principal, auxiliando os aprendizes de língua inglesa na identificação deles. Os pronomes, de maneira geral, podem ter a função de substituir algum elemento na frase, para evitar certas repetições, por exemplo. Nesse caso, não é diferente, já que os subject pronouns podem substituir substantivos e/ou grupos nominais.

1. Where is Paul? He is at home.
(Onde está Paul? Ele está em casa.)

Veja que, na segunda oração, eu não preciso repetir o nome de Paul, pois já está claro de quem estamos falando. Lembre-se de que, para fazer-se perguntas em inglês, o verbo vem antes do sujeito. Na resposta, temos a estrutura sem inversão: sujeito + verbo + complemento.

2. I go to the supermarket twice a week.
(Eu vou ao supermercado duas vezes por semana.)

Nesse exemplo, o subject pronoun está antes do verbo, porque é o sujeito da oração. Esse subject pronoun é o único que deve sempre ser escrito em letras MAIÚSCULAS, independentemente de sua posição:

3. Before you come, I will bake a cake.
(Antes de você vir, eu assarei um bolo.)

4. She bought a new blue bag. It cost two hundred reais.
(Ela comprou uma nova bolsa azul. Ela custou duzentos reais.)

O exemplo 4 mostra a substituição de um grupo nominal (a new blue bag) por um subject pronoun (it) na segunda oração. Em português, a segunda oração poderia vir sem o subject pronoun porque existem frases sem sujeito, com sujeito oculto ou indeterminado. Na língua inglesa, tais construções são impossíveis, devemos sempre utilizar um subject pronoun:

5. It rains a lot in São Paulo.
(Chove muito em São Paulo.)

Ainda sobre o quarto exemplo, se o objeto estivesse no plural, it seria substituído por they (eles/elas) na segunda oração. O pronome neutro só tem forma específica na terceira pessoa do singular para distinguir coisas não humanas. Na terceira pessoa do plural, existe apenas uma forma:

6. She bought two blue bags. They cost a fortune.
(Ela comprou duas bolsas azuis. Elas custaram uma fortuna.)

Os “subject pronouns” antecedem ao verbo na oração
Os “subject pronouns” antecedem ao verbo na oração

Diferença entre subject pronouns e object pronouns

Levando-se em consideração que os subject pronouns desempenham o papel de sujeito da frase e aparecem antes do verbo principal, os objects pronouns cumprem o papel de objeto da oração, isto é, eles seguem o verbo, pois dizem respeito à ação dele. Tendo a função de pronomes, eles podem substituir substantivos e grupos nominais que ocupam a posição de objeto na oração:

  1. Marcela loves ice cream. She has it every day.
    (Marcela ama sorvete. Ela toma todos os dias.)

    Observe que it substituiu o objeto ice cream da primeira oração.

  2. She knows me very well.
    (Ela me conhece muito bem.)

Não poderíamos, nesse caso, usar I, porque se trata de um objeto e vem depois do verbo, logo, devemos utilizar o object pronoun me.

Além disso, destaca-se que as ortografias de alguns pronomes são semelhantes em inglês, tanto na função de sujeito quanto na de objeto:

 

Subject pronouns

Object pronouns


 


 

Singular

I

Me

You

You

He

Him

She

Her

It

It


 

Plural

We

Us

You

You

They

Them

 

Uma boa maneira de praticar-se o uso de subject pronouns é buscar na internet ou em livros de inglês frases e substituir o sujeito delas por um pronome, como fizemos nos exemplos deste texto.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - (Marinha 2019) Mark the correct option to complete the text below.

When Debbie Carr collapsed unconscious on the floor after an epileptic fit, ________ son might easily have panicked. But the youngster showed the kind of coolness in a crisis - and conversational skill - that was way beyond ________ years. ________ picked up the phone, dialled 999 and gave the operator ________ full name, _________ mother's name and the number of the house and the street where ________ lived. An ambulance was duly dispatched to Whinfield Terrace in Rowlands Gill, near Gateshead, Tyne and Wear. The operator kept ________ on the line until for around half an hour, awaiting the arrival of the ambulance.

(Adapted from: <https://www.dailymail.co.uk/health/article-21322/The-boy-saved-mothers-life.html>)

a) his / her / She / her / her / she / his

b) hers / him / She / him / him / he / his

c) her / his / He / her / his / he / her

d) hers / him / She / him / her / they / him

e) her / his / He / his / his / they / him

Resolução

Alternativa E, porque Debbie é a mãe dos dois filhos retratados na história. Sendo as seguintes respostas: her son / his years / he picked / his full name / his mother’s name / they lived / him on the line.

Questão 2 - (PMSC 2018) Taking into account the following excert: “There are also many potential victims who don’t agree to go through the mechanism because they don’t trust the authorities (…)”, mark the option which best describes the word “they”:

a) It is a personal pronoun which refers back to “authorities”.

b) It is a personal pronoun which refers back to “potential victims”.

c) It is an objective pronoun which refers back to “potential victims”.

d) It is a reflexive pronoun which refers back to “authorities”.

e) It is a possessive pronoun which refers back to “mechanism”.

Resolução

Alternativa B, porque se trata de um subject pronoun que está antes do verbo na forma negativa “don’t trust” e substituindo “potential victims”.

Notas

|1| DECAPUA, A.. Grammar for teachers: A guide to American English for native and non-native speakers. Springer: New York, 2008.

|2| EASTWOOD, J. Oxford guide to English grammar. Oxford University Press: Oxford, 2002.

Publicado por: Patricia Veronica Moreira
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