Whatsapp icon Whatsapp

Subject pronouns

Os subject pronouns constituem o grupo de personal pronouns. A sua função é a de sujeito da oração, pois se relacionam diretamente com o verbo principal, explicitando quem ou o que faz determinada ação|1|. Pode-se também indicar quem ou o que é descrito pelo verbo principal.

Além disso, os subject pronouns antecedem ao verbo nas orações, diferentemente dos object pronouns, que o sucedem, recebendo, portanto, a sua ação|1|. Utiliza-se os subject pronouns com o objetivo de tornar mais coesos as falas e os textos, evitando repetições excessivas e desnecessárias.

Leia também: Prepositions of place – preposições de lugar em inglês

Quais são os subject pronouns?

Subject pronouns

 

Singular

I – Eu

You – Você

He – Ele

She – Ela

It – Ele/ela

 

Plural

We – Nós

You – Vocês

They – Eles/elas

 

De acordo com os gramáticos, existem oito subject pronouns em inglês que possuem algumas peculiaridades em relação ao português, especialmente sobre a questão de gênero e de forma. A segunda pessoa do singular e do plural tem a mesma forma: you (você, vocês). Sabe-se a diferença de uso pelo contexto empregado pelo falante.

Inclusive, em algumas regiões do sul nos Estados Unidos, os falantes utilizam a forma you all/ya’ll (vocês todos) para diferenciar a segunda pessoa plural (vocês) da singular (você), mostrando como os falantes também fazem uso estratégico da língua para uma comunicação mais efetiva e que não gere ambiguidade|1|.

Observe os exemplos seguintes:

  1. You are a student
    (Você é um estudante.)

  2. You are students.
    (Vocês são estudantes.)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fica claro que é possível entender, mesmo em um contexto mais reduzido, que a diferença do you singular e plural ocorre pela interpretação do objeto (complemento da frase), pois o artigo indefinido só pode ser usado com substantivos no singular. No exemplo 2, o substantivo está no plural, logo, trata-se de you plural e não singular.

Quanto ao gênero, temos he, she, it (ele, ela, ele/ela). O subject pronoun it é usado para referir-se a alguma coisa não humana (animais, objetos), ideias abstratas, substâncias, para dar ênfase etc.|2|. Veja alguns exemplos:

  1. Martha is my daughter. She has five cats.
    (Martha é minha filha. Ela tem cinco gatos.)

  2. Peter is a good boss. He lives abroad.
    (Peter é um bom chefe. Ele mora no exterior.)

  3. I read a book. It was about photos.
    (Eu li um livro. [Ele] era sobre fotos.)

Veja também: Will or going to?

Uso dos subject pronouns

Equivalentes aos pronomes pessoais do caso reto em português, os subject pronouns ocupam a posição de sujeito na oração e antecedem ao verbo principal, auxiliando os aprendizes de língua inglesa na identificação deles. Os pronomes, de maneira geral, podem ter a função de substituir algum elemento na frase, para evitar certas repetições, por exemplo. Nesse caso, não é diferente, já que os subject pronouns podem substituir substantivos e/ou grupos nominais.

1. Where is Paul? He is at home.
(Onde está Paul? Ele está em casa.)

Veja que, na segunda oração, eu não preciso repetir o nome de Paul, pois já está claro de quem estamos falando. Lembre-se de que, para fazer-se perguntas em inglês, o verbo vem antes do sujeito. Na resposta, temos a estrutura sem inversão: sujeito + verbo + complemento.

2. I go to the supermarket twice a week.
(Eu vou ao supermercado duas vezes por semana.)

Nesse exemplo, o subject pronoun está antes do verbo, porque é o sujeito da oração. Esse subject pronoun é o único que deve sempre ser escrito em letras MAIÚSCULAS, independentemente de sua posição:

3. Before you come, I will bake a cake.
(Antes de você vir, eu assarei um bolo.)

4. She bought a new blue bag. It cost two hundred reais.
(Ela comprou uma nova bolsa azul. Ela custou duzentos reais.)

O exemplo 4 mostra a substituição de um grupo nominal (a new blue bag) por um subject pronoun (it) na segunda oração. Em português, a segunda oração poderia vir sem o subject pronoun porque existem frases sem sujeito, com sujeito oculto ou indeterminado. Na língua inglesa, tais construções são impossíveis, devemos sempre utilizar um subject pronoun:

5. It rains a lot in São Paulo.
(Chove muito em São Paulo.)

Ainda sobre o quarto exemplo, se o objeto estivesse no plural, it seria substituído por they (eles/elas) na segunda oração. O pronome neutro só tem forma específica na terceira pessoa do singular para distinguir coisas não humanas. Na terceira pessoa do plural, existe apenas uma forma:

6. She bought two blue bags. They cost a fortune.
(Ela comprou duas bolsas azuis. Elas custaram uma fortuna.)

Os “subject pronouns” antecedem ao verbo na oração
Os “subject pronouns” antecedem ao verbo na oração

Diferença entre subject pronouns e object pronouns

Levando-se em consideração que os subject pronouns desempenham o papel de sujeito da frase e aparecem antes do verbo principal, os objects pronouns cumprem o papel de objeto da oração, isto é, eles seguem o verbo, pois dizem respeito à ação dele. Tendo a função de pronomes, eles podem substituir substantivos e grupos nominais que ocupam a posição de objeto na oração:

  1. Marcela loves ice cream. She has it every day.
    (Marcela ama sorvete. Ela toma todos os dias.)

    Observe que it substituiu o objeto ice cream da primeira oração.

  2. She knows me very well.
    (Ela me conhece muito bem.)

Não poderíamos, nesse caso, usar I, porque se trata de um objeto e vem depois do verbo, logo, devemos utilizar o object pronoun me.

Além disso, destaca-se que as ortografias de alguns pronomes são semelhantes em inglês, tanto na função de sujeito quanto na de objeto:

 

Subject pronouns

Object pronouns


 


 

Singular

I

Me

You

You

He

Him

She

Her

It

It


 

Plural

We

Us

You

You

They

Them

 

Uma boa maneira de praticar-se o uso de subject pronouns é buscar na internet ou em livros de inglês frases e substituir o sujeito delas por um pronome, como fizemos nos exemplos deste texto.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - (Marinha 2019) Mark the correct option to complete the text below.

When Debbie Carr collapsed unconscious on the floor after an epileptic fit, ________ son might easily have panicked. But the youngster showed the kind of coolness in a crisis - and conversational skill - that was way beyond ________ years. ________ picked up the phone, dialled 999 and gave the operator ________ full name, _________ mother's name and the number of the house and the street where ________ lived. An ambulance was duly dispatched to Whinfield Terrace in Rowlands Gill, near Gateshead, Tyne and Wear. The operator kept ________ on the line until for around half an hour, awaiting the arrival of the ambulance.

(Adapted from: <https://www.dailymail.co.uk/health/article-21322/The-boy-saved-mothers-life.html>)

a) his / her / She / her / her / she / his

b) hers / him / She / him / him / he / his

c) her / his / He / her / his / he / her

d) hers / him / She / him / her / they / him

e) her / his / He / his / his / they / him

Resolução

Alternativa E, porque Debbie é a mãe dos dois filhos retratados na história. Sendo as seguintes respostas: her son / his years / he picked / his full name / his mother’s name / they lived / him on the line.

Questão 2 - (PMSC 2018) Taking into account the following excert: “There are also many potential victims who don’t agree to go through the mechanism because they don’t trust the authorities (…)”, mark the option which best describes the word “they”:

a) It is a personal pronoun which refers back to “authorities”.

b) It is a personal pronoun which refers back to “potential victims”.

c) It is an objective pronoun which refers back to “potential victims”.

d) It is a reflexive pronoun which refers back to “authorities”.

e) It is a possessive pronoun which refers back to “mechanism”.

Resolução

Alternativa B, porque se trata de um subject pronoun que está antes do verbo na forma negativa “don’t trust” e substituindo “potential victims”.

Notas

|1| DECAPUA, A.. Grammar for teachers: A guide to American English for native and non-native speakers. Springer: New York, 2008.

|2| EASTWOOD, J. Oxford guide to English grammar. Oxford University Press: Oxford, 2002.

Publicado por Patricia Veronica Moreira

Artigos Relacionados

Possessive Pronouns
Saiba tudo sobre os possessive pronouns na língua inglesa. Veja como utilizá-los adequadamente e como diferenciá-los dos possessive adjectives.
Adverbs
Saiba tudo sobre os “adverbs” em inglês. Conheça as suas principais subcategorias e as regras de uso para cada contexto, com exemplos.
Demonstrative Pronouns
Os pronomes demonstrativos na língua inglesa demonstram a posição dos seres quanto ao tempo e ao espaço.
Personal pronouns
Saiba tudo sobre os “personal pronouns” em inglês. Conheça os pronomes sujeitos e objetos que fazem parte dessa categoria, suas diferenças e as regras de uso.
Verbo To Be - Futuro
Estrutura do verbo to be no futuro sentença afirmativa.
Verbs
Entenda as diferentes funções que os “verbs” têm na língua inglesa. Saiba tudo sobre o uso, o tempo e a flexão mais apropriados com nossos exemplos.
video icon
Escrito"Fator de Van’t Hoff" em fundo laranja ao lado da imagem de Van’t Hoff.
Química
Fator de Van't Hoff
Hoje falaremos de uma “correção” criada pelo físico e químico Jacobus Henricus Van’t Hoff para que possamos analisar os efeitos coligativos em substâncias iônicas, considerando que elas possuem características diferentes das moleculares, pois sofrem dissociação. O fator de Van’t Hoff é a maneira de analisarmos e calcularmos os efeitos coligativos em substâncias iônicas.