Verbo to have
O verbo to have é bastante interessante, pois ele pode ter duas funções diferentes na língua inglesa. Ele pode ser um verbo principal, cujo significado é “ter”, em português, ou pode funcionar como verbo auxiliar em diferentes tempos verbais, sobretudo nos tempos perfeitos.
Não é de se estranhar, portanto, que muitos estudantes de inglês confundam-se com o uso do verbo to have, questionando-se se estão diante de um verbo comum ou auxiliar. Afinal, como podemos diferenciá-los? Responderemos a essa questão nos tópicos seguintes. Are you ready for it?
Usos do verbo to have
Já explicitamos os dois principais usos do verbo to have, ou seja, quando ele age como verbo principal de uma frase e quando ele tem a função de auxiliar. Agora vamos explorar mais detalhadamente esses usos nos subtópicos seguintes:
-
Verbo to have como auxiliar
Em primeiro lugar, devemos relembrar que o verbo auxiliar é esvaziado de conteúdo semântico, ou seja, não acrescenta sentido. Assim, sua presença tem um objetivo gramatical, como o de indicar a pessoa do discurso, um determinado tempo verbal etc. O verbo to have é auxiliar nos tempos perfeitos: past perfect, present perfect, future perfect e os progressivos perfeitos também.
Veja alguns exemplos:
She has left the room.
Ela saiu da sala.
O verbo principal é leave (left) = sair, deixar. Have indica que a frase está no present perfect.
They had had their meal when the rain started.
Eles fizeram (tinham feito) a refeição quando a chuva começou.
Nesse caso, o verbo principal é have (ter/had) e o auxiliar também é o verbo to have (had), indicando que a oração está no past perfect.
Have you seen Maleficent?
Você viu Malévola?
Mesmo em perguntas nos tempos perfeitos, nós devemos usar o verbo auxiliar. Ele deve vir no começo da frase: Have you...?
Veja também: Expressões utilizando take, do e get
-
Verbo to have como principal
Se o verbo to have não exerce a função de verbo auxiliar, isso significa que ele está ocupando a posição de verbo principal da frase. Como verbo principal, to have tem o sentido de “ter”, “possuir”, em português. Consequentemente, ele indica posse. Observe os seguintes exemplos:
His friends have many toys.
Os amigos dele têm muitos brinquedos.
O verbo principal é to have (ter). Se fosse uma frase negativa ou uma pergunta, por estar no simple present, deveríamos usar o auxiliar correspondente do tempo verbal (do):
-
His friends don’t have many toys.
Os amigos dele não têm muitos brinquedos. -
Do his friends have many toys?
Os amigos dele têm muitos brinquedos?
Assim, quando o verbo to have for o principal da oração, é importante lembrar que, em uma frase interrogativa ou negativa, deve ser usado o verbo auxiliar do tempo verbal específico (do, did, to be, have). Dessa forma, é possível distinguir o verbo to have auxiliar do principal, basta observar a posição e o sentido dele na frase.
Segundo algumas gramáticas, o verbo to have também pode ter a função vazia|1|, ou seja, ele acompanha outro verbo ou objeto, mas não tem exatamente uma tradução:
- Have a run = correr
- Have a sleep = dormir
- Have a drink = beber algo
- Have a meal = comer uma refeição
- Have breakfast, dinner, lunch = tomar café da manhã, jantar, almoçar
- Have a bath/shower = tomar banho
Leia também: Formação e uso de phrasal verbs
Conjugação do verbo to have
Na seguinte tabela, você encontrará a conjugação do verbo to have no passado, presente e futuro, nos tempos simples, em que ele funciona como verbo principal. Depois você encontrará os tempos perfeitos no passado, presente, futuro, em que o verbo to have tem a função de verbo auxiliar, acompanhando o verbo do (fazer), no particípio passado (done):
Simple present |
Simple past |
Simple future |
I have I don’t have |
I had I didn’t have |
I will have I won’t have |
You have You don’t have |
You had You didn’t have |
You will have You won’t have |
He/she/it has He/she/it doesn’t have |
He/she/it had He/she/it didn’t have |
He/she/it will have He/she/it won’t have |
We have We don’t have |
We had We didn’t have |
We will have We won’t have |
You have You don’t have |
You had You didn’t have |
You will have You won’t have |
They have They don’t have |
They had They didn’t have |
They will have They won’t have |
Do you have? |
Did you have? |
Will you have? |
Present perfect |
Past perfect |
Future perfect |
I have done I haven’t done |
I had done I hadn’t done |
I will have done I won’t have done |
You have done You haven’t done |
You had done You hadn’t done |
You will have done You won’t have done |
He/she/it has done He/she/it hasn’t done |
He/she/it had done He/she/it hadn’t done |
He/she/it will have done He/she/it won’t have done |
We have done We haven’t done |
We had done We hadn’t done |
We will have done We won’t have done |
You have done You haven’t done |
You had done You hadn’t done |
You will have done You won’t have done |
They have done They haven’t done |
They had done They hadn’t done |
They will have done They won’t have done |
Have you done? |
Had you done? |
Will you have done? |
Veja também: Quando utilizar o modal used to?
Exercícios resolvidos
Questão 1 (Fatec 2012)
Assinale a alternativa que apresenta a forma correta da voz ativa para o trecho em destaque na seguinte passagem do texto: Kennedy’s Operation Ceasefire, as it has come to be known, has been implemented in more than 70 cities.
a) They have implemented Kennedy’s Operation Ceasefire, as it has come to be known, in more than 70 cities.
b) They had implemented Kennedy’s Operation Ceasefire, as it has come to be known, in more than 70 cities.
c) They were implemented Kennedy’s Operation Ceasefire, as it has come to be known, in more than 70 cities.
d) They had been implementing Kennedy’s Operation Ceasefire, as it has come to be known, in more than 70 cities.
e) They have been implementing Kennedy’s Operation Ceasefire, as it has come to be known, in more than 70 cities.
Solução
Alternativa A, porque o trecho é a voz passiva do present perfect, sendo o verbo have o auxiliar.
Questão 2
Identifique se as frases que seguem têm o verbo have como auxiliar ou principal. Depois, escolha a opção correta:
a) They have bought a car.
b) I didn’t have money.
c) She hasn’t cried yet.
d) Had you lost your wallet?
e) She has lots of films at home.
-
Principal, auxiliar, auxiliar, auxiliar, principal.
-
Auxiliar, principal, principal, auxiliar, principal.
-
Auxiliar, principal, auxiliar, auxiliar, principal.
Solução
A correta é a III, pois temos os respectivos tempos verbais: present perfect (auxiliar), simple past (principal), present perfect (auxiliar), past perfect (auxiliar), simple present (principal).
Notas
|1| EASTWOOD, J. Oxford guide to English grammar. Oxford, 2002.