Kabuki

Kabuki
O kabuki é uma forma de espetáculo artístico baseada no teatro popular. Cada ideograma da palavra “kabuki” (ka, bu e ki) significa respectivamente, canto, dança e habilidade. Dessa forma, podemos dizer que o kabuki é “a arte de cantar e dançar”. O espetáculo se originou em 1603, quando Okuni, uma jovem sacerdote xintoísta, começou a executar um novo estilo de dança dramática, a qual ganhou muita popularidade.

O governo proibiu o “Okuni-kabiki”, como era chamado o kabuki feminino, em razão de sua sensualidade exagerada. Posteriormente surgiu o “Wakashu-kabiki”, o espetáculo feito por rapazes, no entanto, acabou se degenerando e tendo sido proibido também. O verdadeiro kabuki se originou após 1653 e era encenado apenas por homens adultos, ganhando uma maior sofisticação e formalização. A característica principal desta manifestação artística é o seu caráter popular; seus dramas históricos tratavam de assuntos domésticos voltados para a classe plebéia.

O kabuki é encenado apenas por homens, que se fantasiam de mulheres caso necessário. Esses artistas utilizam uma maquiagem altamente estilizada, marcando os contornos dos olhos, cílios e boca. O cenário de uma apresentação é marcado por cores berrantes, cada uma ligada à determinada simbologia: o vermelho retrata a ira, o cinza a melancolia, etc.

Ao longo de sua história, o kabuki sempre se adaptou ao contexto de cada época. Atualmente, com o surgimento do teatro contemporâneo e outras inúmeras novas formas de manifestações artísticas, o grande desafio do kabuki talvez seja o de decidir em absorver uma nova cultura ou manter sua forma tradicional.
Publicado por Tiago Dantas
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.