Tangente

Tangente é a função trigonométrica obtida quando dividimos o seno e o cosseno de um ângulo. A tangente de um ângulo é igual à divisão entre o cateto oposto e o adjacente.
Representação do comprimento da tangente de um ângulo no ciclo trigonométrico.

A tangente é uma posição relativa de duas figuras geométricas, por exemplo, uma reta tangente à circunferência, ou duas circunferências tangentes uma à outra, entre outros. Geometricamente, tangenciar significa tocar em um único ponto.

De modo geral, a tangente de um ângulo é a divisão entre o seno e o cosseno desse ângulo. Podemos calcular também a tangente de um ângulo de um triângulo retângulo que é a razão entre o cateto oposto e o cateto adjacente.

Na trigonometria, a tangente é estudada como uma função. Ao desenharmos o círculo trigonométrico, assim como a reta tangente a ele, passando pelo ponto (1,0), é possível realizar o estudo da função tangente.

Leia também: Quais são as posições relativas de duas retas?

Resumo sobre tangente

  • A tangente é a posição de duas figuras geométricas quando possuem um único ponto em comum.
  • De modo geral, a tangente de um ângulo é a divisão entre o seno e o cosseno desse ângulo.
  • Em um triângulo retângulo, a tangente de um ângulo é a razão entre o cateto oposto e o cateto adjacente.
  • As tangentes dos ângulos notáveis são:

  • A tangente é estudada também como uma função trigonométrica.
  • O valor da função tangente de um ângulo pode ser obtido dividindo o seno pelo cosseno.
  • São três as principais razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente.

O que é a tangente?

A tangente estudada na geometria é a posição de duas figuras geométricas quando possuem um único ponto em comum. Podemos ter uma reta tangente a uma circunferência, duas circunferências tangentes entre si, entre outras formas geométricas.

A reta é tangente à circunferência.

O ponto T é conhecido como ponto de tangência, o único ponto que a reta e a circunferência possuem em comum.

O que é a tangente de um ângulo?

A tangente de um ângulo é calculada quando construímos o ciclo trigonométrico de raio 1 e traçamos a reta que passa pelo ponto (1,0), conhecida como reta tangente ao ciclo. Considerando um ângulo α, a tangente desse ângulo é igual ao comprimento do segmento que liga o ponto (1,0), representado na imagem a seguir pelo ponto A até o ponto P.

A tangente do ângulo é igual ao comprimento do segmento AP.

De modo geral, para todo ângulo no ciclo trigonométrico, ao traçarmos o segmento que vai da origem até o ponto P pertencente à reta tangente, encontraremos a tangente do ângulo calculando a distância entre o ponto A e o ponto P.

Tangente de um ângulo interno de um triângulo retângulo

A tangente de um ângulo interno do triângulo retângulo (que possui um ângulo reto) também é um cálculo bastante comum. Para que não seja necessário recorrer ao ciclo trigonométrico, encontramos o valor da tangente de um ângulo interno ao triângulo quando calculamos a razão entre o cateto oposto a esse ângulo e o cateto adjacente a esse ângulo. Observe o triângulo retângulo a seguir:

Para representar a tangente de um de seus ângulos, utilizamos as siglas tg ou então tan, logo, no triângulo representado acima, temos que:

O que é a tangente dos ângulos notáveis?

A tangente dos ângulos notáveis é a tangente dos ângulos de 30º, 45º e 60º. O valor das razões trigonométricas desses ângulos é o mais utilizado para resolver situações-problema envolvendo a Matemática. Durante o estudo da trigonometria, o valor das razões trigonométricas desses ângulos é importante. Então temos que:

Função tangente

A função tangente é a função com lei de formação f(x) = tg(x), em que x é a medida do ângulo em radianos, e em que x é um número real e diferente de . Como a tangente é a razão entre o seno e o cosseno, e o cosseno dos ângulos  é igual a 0, para esses valores não é possível calcular o valor da tangente, pois estaríamos dividindo por 0.  

Representação gráfica da função tangente.

Razões trigonométricas

Existem três principais razões trigonométricas, são elas, o seno, o cosseno e a tangente:

  • Seno: é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa de um triângulo.
  • Cosseno: é a razão entre o cateto adjacente e a hipotenusa do triângulo.
  • Tangente: é a razão entre o cateto oposto e o cateto adjacente do ângulo.
Razões trigonométricas.

Veja também: Secante, cossecante e cotangente — as razões trigonométricas inversas ao seno, ao cosseno e à tangente

Exercícios resolvidos sobre tangente

Questão 1

Um triângulo retângulo possui lados medindo 8 cm, 6 cm e 10 cm. Se o cateto oposto ao ângulo x é o maior dos catetos, então podemos afirmar que a tangente do ângulo x é igual a:

A)

B)

C)

D)

E)

Resolução:

Alternativa D

Como a hipotenusa é sempre o maior lado, então a sua medida é de 10 cm, portanto, sabemos que 8 cm é a medida do cateto oposto ao ângulo x. Já o cateto adjacente a esse ângulo mede 6 cm, então temos que:

Questão 2

Duas circunferências foram desenhadas de modo que elas se tocam em um único ponto. Sobre a posição relativa dessas circunferências, podemos dizer que elas são:

A) concêntricas

B) concorrentes

C) coincidentes

D) tangentes

E) secantes

Resolução:

Alternativa D

Quando duas circunferências possuem um único ponto em comum, a posição relativa entre elas é de circunferências tangentes.

Fontes

CARVALHO, Paulo Cezar Pinto. Fundamentos de Trigonometria. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.

SANTOS, Manoel Ferreira dos; MAIA JR., Adolfo. Trigonometria para o Ensino Médio. São Paulo: Editora do Brasil, 2013.

Publicado por Raul Rodrigues de Oliveira
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.