Whatsapp icon Whatsapp

Seno, cosseno e tangente

O seno, o cosseno e a tangente relacionam as medidas dos lados de um triângulo retângulo com as medidas de seus ângulos.
O círculo trigonométrico representa medidas de seno, cosseno e tangente
O círculo trigonométrico representa medidas de seno, cosseno e tangente

Seno, cosseno e tangente relacionam as medidas dos lados de um triângulo retângulo com as medidas de seus ângulos. São chamados de relações trigonométricas ou razões trigonométricas.

Como essas relações são definidas a partir de um triângulo retângulo, vale relembrar os elementos dessa figura geométrica.

O que é um triângulo retângulo?

Triângulo é um polígono que possui três lados. Quando um dos seus ângulos é igual a 90°, ele é chamado de retângulo.

Observe que o ângulo reto está no vértice C do triângulo. Os lados que partem desse vértice são chamados de adjacentes ao ângulo reto e, na Trigonometria, são conhecidos como catetos. O lado que sobra sempre é o maior do triângulo retângulo e é chamado de hipotenusa.

Afinal, o que é cateto oposto e cateto adjacente?

Para definir seno, cosseno e tangente, é necessário escolher um ângulo como referência. Considere o ângulo α: o cateto BC é o cateto oposto, e o lado AC é o cateto adjacente, pois BC é o lado oposto ao ângulo α. Se escolhermos β como referência, será o contrário: AC será o cateto oposto, e BC, o cateto adjacente, pois, nesse caso, é AC que se opõe ao ângulo em questão.

O que é seno?

O seno do ângulo θ é o nome dado a uma razão entre a medida do cateto oposto a θ e a hipotenusa de um triângulo retângulo. Razão é o resultado de uma divisão em que a ordem imposta deve ser respeitada. Sendo assim, seno é o resultado da divisão da medida do cateto oposto pela medida da hipotenusa:

Senθ = Cateto oposto a θ
          hipotenusa

Uma propriedade importante das razões trigonométricas é a seguinte: o valor do seno, por exemplo, sempre será o mesmo independentemente do comprimento dos catetos ou da hipotenusa. Sua variação ocorre apenas no momento em que se varia o ângulo θ. Isso acontece porque, se dois triângulos retângulos possuem mais um ângulo congruente, esses dois triângulos são semelhantes, logo, a razão entre seus lados possui o mesmo resultado. Para ilustrar essa situação, observe o exemplo a seguir:

Note que existem três triângulos retângulos nessa figura: ACG, ADH e AEF. Note também que os catetos opostos ao ângulo de 30° em cada um desses triângulos são, respectivamente, CG, DH e EF, e as respectivas hipotenusas são AG, AH e AF.

Note também que a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa de cada um desses triângulos aproxima-se de 0,5. Aumentando a medida do ângulo θ, aumentamos também o seu seno.

O que é cosseno?

O cosseno do ângulo θ é a razão entre a medida do cateto adjacente a θ e a hipotenusa do triângulo retângulo.

Cosθ = Cateto adjacente a θ
          hipotenusa

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A propriedade discutida anteriormente para os senos também é válida para os cossenos.

O que é tangente?

A tangente de um ângulo é a única razão que não envolve a medida da hipotenusa. Ela é dada pela razão entre a medida do cateto oposto e a medida do cateto adjacente ao ângulo θ.

Tgθ =       Cateto oposto a θ     
          Cateto adjacente a θ

A propriedade mencionada tanto para seno quanto para cosseno também vale aqui.

Afinal, para que servem essas razões?

Definitivamente não queremos saber o resultado da divisão entre o cateto oposto e a hipotenusa, por exemplo. Todavia, sabendo que esse resultado vale para quaisquer triângulos com o mesmo ângulo θ, podemos definir uma tabela trigonométrica e usá-la para descobrir valores de lados de um triângulo retângulo quando conhecemos as medidas de um de seus ângulos. Observe:

Exemplo

Calcule a medida x do triângulo a seguir:

Observe que o triângulo acima possui um ângulo reto e um ângulo de 30°. Note também que x é justamente a medida do cateto oposto a 30° e que a hipotenusa mede 5 cm. Com essas informações, qual das três razões trigonométricas é a mais adequada?

A resposta para essa pergunta deve ser seno, pois essa é a única razão trigonométrica que envolve o cateto oposto e a hipotenusa. Substituindo os valores na razão seno, teremos:

Sen30° = x
              5

Como dito, não importam as medidas dos lados de um triângulo. O seno de 30° sempre será igual a 0,5. Assim, podemos substituir:

0,5 = x
        5

5·0,5 = x

x = 2,5

Os valores de seno, cosseno e tangente de cada ângulo podem ser encontrados em uma tabela de razões trigonométricas (clique aqui) ou podem ser calculados em uma calculadora científica. Geralmente, é exigido que os alunos saibam os valores de seno, cosseno e tangente para os ângulos de 30°, 45° e 60°, que podem ser encontradas na tabela a seguir:

 

30°

45°

60°

Sen θ

1
2

2
2

3
2

Cos θ

3
2

2
2

1
2

Tg θ

3
3

1

√3

Tabela de valores trigonométricos

Publicado por Luiz Paulo Moreira Silva
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Conhecendo os Elementos de um Polígono
Clique aqui e aprenda a identificar quais são os elementos de um polígono!
Polígonos convexos e regulares
Compreenda a definição de polígonos, bem como todos os pré-requisitos para que eles sejam considerados convexos e regulares.
Razões trigonométricas
Veja quais são as principais razões trigonométricas e exemplos de problemas que cobram esse tipo de conteúdo. Conheça também os ângulos notáveis.
Relações no triângulo retângulo
Triângulo, Triângulo retângulo, Elementos do triângulo retângulo, Características do triângulo retângulo, Teoremas de Pitágoras, Relação métrica do triângulo retângulo.
Retas
Confira as principais ideias que envolvem retas e algumas propriedades básicas dessa figura geométrica!
Tabelas de razões trigonométricas
Clique para aprender a utilizar tabelas de razões trigonométricas e para descobrir os valores de seno, cosseno e tangente para ângulos agudos!
video icon
Texto"Matemática do Zero | Teorema de Tales" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.