Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Matemática
  3. Trigonometria
  4. Seno, cosseno e tangente

Seno, cosseno e tangente

O seno, o cosseno e a tangente relacionam as medidas dos lados de um triângulo retângulo com as medidas de seus ângulos.

Seno, cosseno e tangente relacionam as medidas dos lados de um triângulo retângulo com as medidas de seus ângulos. São chamados de relações trigonométricas ou razões trigonométricas.

Como essas relações são definidas a partir de um triângulo retângulo, vale relembrar os elementos dessa figura geométrica.

O que é um triângulo retângulo?

Triângulo é um polígono que possui três lados. Quando um dos seus ângulos é igual a 90°, ele é chamado de retângulo.

Observe que o ângulo reto está no vértice C do triângulo. Os lados que partem desse vértice são chamados de adjacentes ao ângulo reto e, na Trigonometria, são conhecidos como catetos. O lado que sobra sempre é o maior do triângulo retângulo e é chamado de hipotenusa.

Afinal, o que é cateto oposto e cateto adjacente?

Para definir seno, cosseno e tangente, é necessário escolher um ângulo como referência. Considere o ângulo α: o cateto BC é o cateto oposto, e o lado AC é o cateto adjacente, pois BC é o lado oposto ao ângulo α. Se escolhermos β como referência, será o contrário: AC será o cateto oposto, e BC, o cateto adjacente, pois, nesse caso, é AC que se opõe ao ângulo em questão.

O que é seno?

O seno do ângulo θ é o nome dado a uma razão entre a medida do cateto oposto a θ e a hipotenusa de um triângulo retângulo. Razão é o resultado de uma divisão em que a ordem imposta deve ser respeitada. Sendo assim, seno é o resultado da divisão da medida do cateto oposto pela medida da hipotenusa:

Senθ = Cateto oposto a θ
          hipotenusa

Uma propriedade importante das razões trigonométricas é a seguinte: o valor do seno, por exemplo, sempre será o mesmo independentemente do comprimento dos catetos ou da hipotenusa. Sua variação ocorre apenas no momento em que se varia o ângulo θ. Isso acontece porque, se dois triângulos retângulos possuem mais um ângulo congruente, esses dois triângulos são semelhantes, logo, a razão entre seus lados possui o mesmo resultado. Para ilustrar essa situação, observe o exemplo a seguir:

Note que existem três triângulos retângulos nessa figura: ACG, ADH e AEF. Note também que os catetos opostos ao ângulo de 30° em cada um desses triângulos são, respectivamente, CG, DH e EF, e as respectivas hipotenusas são AG, AH e AF.

Note também que a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa de cada um desses triângulos aproxima-se de 0,5. Aumentando a medida do ângulo θ, aumentamos também o seu seno.

O que é cosseno?

O cosseno do ângulo θ é a razão entre a medida do cateto adjacente a θ e a hipotenusa do triângulo retângulo.

Cosθ = Cateto adjacente a θ
          hipotenusa

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A propriedade discutida anteriormente para os senos também é válida para os cossenos.

O que é tangente?

A tangente de um ângulo é a única razão que não envolve a medida da hipotenusa. Ela é dada pela razão entre a medida do cateto oposto e a medida do cateto adjacente ao ângulo θ.

Tgθ =       Cateto oposto a θ     
          Cateto adjacente a θ

A propriedade mencionada tanto para seno quanto para cosseno também vale aqui.

Afinal, para que servem essas razões?

Definitivamente não queremos saber o resultado da divisão entre o cateto oposto e a hipotenusa, por exemplo. Todavia, sabendo que esse resultado vale para quaisquer triângulos com o mesmo ângulo θ, podemos definir uma tabela trigonométrica e usá-la para descobrir valores de lados de um triângulo retângulo quando conhecemos as medidas de um de seus ângulos. Observe:

Exemplo

Calcule a medida x do triângulo a seguir:

Observe que o triângulo acima possui um ângulo reto e um ângulo de 30°. Note também que x é justamente a medida do cateto oposto a 30° e que a hipotenusa mede 5 cm. Com essas informações, qual das três razões trigonométricas é a mais adequada?

A resposta para essa pergunta deve ser seno, pois essa é a única razão trigonométrica que envolve o cateto oposto e a hipotenusa. Substituindo os valores na razão seno, teremos:

Sen30° = x
              5

Como dito, não importam as medidas dos lados de um triângulo. O seno de 30° sempre será igual a 0,5. Assim, podemos substituir:

0,5 = x
        5

5·0,5 = x

x = 2,5

Os valores de seno, cosseno e tangente de cada ângulo podem ser encontrados em uma tabela de razões trigonométricas (clique aqui) ou podem ser calculados em uma calculadora científica. Geralmente, é exigido que os alunos saibam os valores de seno, cosseno e tangente para os ângulos de 30°, 45° e 60°, que podem ser encontradas na tabela a seguir:

 

30°

45°

60°

Sen θ

1
2

2
2

3
2

Cos θ

3
2

2
2

1
2

Tg θ

3
3

1

√3

Tabela de valores trigonométricos

O círculo trigonométrico representa medidas de seno, cosseno e tangente
O círculo trigonométrico representa medidas de seno, cosseno e tangente
Publicado por: Luiz Paulo Moreira Silva
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
As fórmulas de adição são usadas em operações entre razões trigonométricas
Transformações trigonométricas: fórmulas de adição
Clique aqui e descubra o que são e como podem ser usadas as transformações trigonométricas, métodos utilizados para realizar operações entre razões desse tipo. Aprenda as fórmulas de adição para calcular seno, cosseno e tangente da soma e subtração de dois arcos. Veja também exemplos com essas operações.
Fórmulas usadas para cálculo de razões trigonométricas envolvendo arcos duplos
Fórmulas de arco duplo
Clique e aprenda como calcular arcos duplos na trigonometria. Obtenha as fórmulas utilizadas para o cálculo de arcos duplos e veja exemplos de como usá-las. Confira também uma maneira de obter essas fórmulas a partir das expressões usadas para adição de arcos e da relação fundamental da trigonometria. Clique e aprenda!
As relações métricas possibilitam calcular lado e apótema do quadrado inscrito usando o raio da circunferência
Relações métricas no quadrado inscrito
Aprenda o que são relações métricas no quadrado inscrito e descubra como calcular o lado e o apótema dessa figura usando o raio da circunferência.
Secante, cossecante e cotangente são razões relacionadas ao ciclo trigonométrico
Secante, cossecante e cotangente
Clique para descobrir o que são as razões secante, cossecante e cotangente e quais são suas relações com seno, cosseno e tangente.
A relação fundamental da Trigonometria é baseada no teorema de Pitágoras
Primeira relação fundamental da Trigonometria
Clique e aprenda o que é a primeira relação fundamental da Trigonometria e saiba como esse teorema relaciona-se com o ciclo trigonométrico.
As transformações trigonométricas são fórmulas usadas para encontrar sen2a, cos2a e tg2a
Transformações trigonométricas: fórmulas de multiplicação
Aprenda o que são as transformações trigonométricas e saiba como essas fórmulas podem ser usadas para calcular a multiplicação envolvendo arcos.
Toda inequação trigonométrica pode ser reduzida a uma inequação e utilizar o ciclo trigonométrico na resolução
Inequações trigonométricas: tgx > k
Clique para aprender a solucionar uma das inequações trigonométricas, tgx > k, por meio do ciclo trigonométrico e da fórmula obtida a partir dele.
É possível solucionar inequações trigonométricas com o auxílio do ciclo trigonométrico
Inequações trigonométricas: senx > k
Clique e descubra como resolver, com o uso do ciclo trigonométrico, senx > k, uma das inequações trigonométricas.
A lei dos senos pode ser aplicada a um triângulo qualquer, como o representado na imagem
Demonstração da lei dos senos
Clique para obter uma demonstração da lei dos senos e aprofunde seus conhecimentos relacionados a triângulos que não possuem ângulo reto.
As transformações trigonométricas são métodos que usam as razões trigonométricas para fazer operações entre arcos
Transformações trigonométricas
Clique e aprenda quais são as transformações trigonométricas e entenda como podem ser usadas para calcular o seno da soma de dois arcos, por exemplo.
Unidade de medida usada para arcos de circunferências: radiano
Radiano
Clique e descubra o que é radiano, nome dado à medida do arco de uma circunferência de raio r quando esse arco também mede r. Medidas em radianos relacionam-se a ângulos centrais de uma circunferência, que, por sua vez, podem ser relacionados a um número real por meio de razões trigonométricas. Clique e confira!
Relações no triângulo retângulo
Triângulo, Triângulo retângulo, Elementos do triângulo retângulo, Características do triângulo retângulo, Teoremas de Pitágoras, Relação métrica do triângulo retângulo.
Razões Trigonométricas
Seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo.
Conhecendo os Elementos de um Polígono
Clique aqui e aprenda a identificar quais são os elementos de um polígono!
Polígono formado por outros polígonos com número de lados em progressão aritmética
Polígonos convexos e regulares
Compreenda a definição de polígonos, bem como todos os pré-requisitos para que eles sejam considerados convexos e regulares.
Trigonometria: razões entre os lados de um triângulo retângulo relacionadas com um de seus ângulos
Tabelas de razões trigonométricas
Clique para aprender a utilizar tabelas de razões trigonométricas e para descobrir os valores de seno, cosseno e tangente para ângulos agudos!
Segmento de reta que começa em A e vai até B
Retas
Confira as principais ideias que envolvem retas e algumas propriedades básicas dessa figura geométrica!