Whatsapp icon Whatsapp

Trigonometria

A trigonometria é uma área da geometria plana euclidiana que analisa a relação existente entre os ângulos de um triângulo e o comprimento dos seus lados. As razões trigonométricas principais são o seno, o cosseno e a tangente. É possível também encontrar o valor dessas razões trigonométricas por meio de representação no ciclo trigonométrico, que permite encontrar o valor de cada uma das razões em função do ângulo, o que torna possível também tratar as razões trigonométricas como funções.

Leia também: 3 erros mais conhecidos na trigonometria

O que é trigonometria?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao longo dos estudos da geometria plana, o triângulo sempre chamou bastante a atenção desde os primeiros estudos matemáticos. Graças ao aprofundamento do estudo dos triângulos, foi desenvolvida a trigonometria, que é a área da Matemática que se volta para a relação entre as medidas dos ângulos e as medidas dos lados de um triângulo.

A razão entre dois lados de um triângulo sempre será proporcional ao ângulo. Essa constatação possibilitou o desenvolvimento das razões trigonométricas, inicialmente em triângulos retângulos, mas depois para triângulos quaisquer. A trigonometria auxiliou o avanço da ciência, sendo aplicada no estudo de movimentos da Física, no estudo dos astros, em navegações, entre outras situações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Trigonometria no triângulo retângulo

A trigonometria foi desenvolvida inicialmente para triângulos retângulos. Analisando a proporção entre os lados de um triângulo desse tipo, é possível definir o que conhecemos como razões trigonométricas. São elas o seno, o cosseno e a tangente.

Dado um triângulo retângulo, conhecemos como hipotenusa o seu maior lado, que está sempre oposto ao ângulo de 90º. Os outros lados são chamados de catetos. Para calcular o seno, o cosseno ou a tangente, é necessário utilizar um ângulo como referência, por isso os catetos são chamados de cateto oposto (o lado que está de frente para o ângulo) e cateto adjacente (o lado que forma o ângulo junto à hipotenusa).

Analisando o triângulo retângulo, antes de saber quais são as razões trigonométricas, é importante conseguir identificar cada um dos lados de acordo com o ângulo. Por exemplo, nesse triângulo, a hipotenusa é o lado c, que está oposto ao ângulo de 90º.

Agora analisando a partir do ângulo ꞵ, temos que o lado representado por b é o lado oposto ao ângulo, ou seja, ele é o cateto oposto de ꞵ. Já o lado representado por a é o cateto adjacente a ꞵ. Por outro lado, quando mudamos o referencial, ao analisar a partir do ângulo ɑ, o cateto oposto a ele é representado por a e o cateto adjacente a ɑ é o cateto representado pela letra b.

A partir dos lados do triângulo, temos que:

Veja também: Transformações trigonométricas: fórmulas de adição

Ângulos notáveis

Além de conhecer as razões trigonométricas, existem os chamados ângulos notáveis. Esses ângulos são os que mais aparecem na resolução de problemas em provas e vestibulares. Eles são os ângulos de 30º, 45º e 60º. Para conhecer o valor do seno e do cosseno de cada um deles, utilizamos a seguinte tabela:

Tabela dos ângulos notáveis
Tabela dos ângulos notáveis

Círculo trigonométrico

Avançando um pouco mais, foi desenvolvida também a trigonometria no círculo trigonométrico, conhecido também como ciclo trigonométrico. A partir desse estudo, é possível encontrar o valor do seno, cosseno e tangente de vários ângulos. O círculo é construído no plano cartesiano e possui raio 1. No eixo vertical, encontramos o valor referente ao seno do ângulo e, no eixo horizontal, o valor do cosseno. O eixo paralelo ao eixo vertical é o eixo da tangente.

A partir do ciclo trigonométrico, conseguimos definir as funções trigonométricas, que utilizamos em problemas envolvendo essas razões.

Funções trigonométricas

O trabalho com variáveis é de grande importância na Matemática. Pensando nas principais razões trigonométricas, temos a função seno e a função cosseno. Essas funções são bastante comuns no estudo da mecânica, na construção civil e em estudos aprofundados na Matemática. Auxiliam na análise a variação do ângulo e o seu comportamento.

Função seno

Seja x um número real, a função seno possui lei de formação igual a f(x) = sen(x) R → R. O gráfico da função seno é o que conhecemos como senoide ou gráfico senoidal. É importante perceber que ele é o que chamamos de cíclico, pois os valores do seno estão sempre entre 1 e -1 e se repetem de forma cíclica, o que faz o senoide ter esse formato de ondas.

 Gráfico da função seno
Gráfico da função seno

Função cosseno

Ela tem um comportamento bastante parecido com o da função seno, gerando um gráfico também cíclico, com imagem entre 1 e -1. Definimos como função cosseno aquela que a lei de formação é f(x) = cos (x).

Acesse também: Transformações trigonométricas: fórmulas de multiplicação

Identidades trigonométricas

As identidades trigonométricas são relações existentes entre as razões trigonométricas. Durante a resolução de problemas, é bastante comum utilizarmos essas identidades para facilitar os cálculos. Existem várias identidades trigonométricas, mas as principais são as seguintes.

  • Relação fundamental da trigonometria:

sen²x + cos² x = 1

  • Funções inversas:

  • Identidades relacionadas à simetria:

sen ( -x) = - sen (x)

cos (- x) = cos (x)

tan (-x) = - tan (x)

  • Seno e cosseno da soma ou da diferença entre dois ângulos:

sen (x + y) = senx · cosy + cosx · seny

sen (x - y) = senx · cosy - cosx · seny

cos (x + y) = cosx · cosy – senx · seny

cos (x - y) = cosx · cosy + senx · seny

  • Tangente da soma ou da diferença entre dois ângulos:

Usos da trigonometria

A trigonometria tem várias aplicações na Física e Matemática. Existem várias situações da cinética em que se utilizam vetores que formam triângulos, sendo necessária a aplicação da trigonometria.

As funções trigonométricas podem ser aplicadas em situações que se comportam como ondas, mas também possui aplicações na arquitetura, programação, construção civil, astronomia e em situações em que é necessário encontrar alturas inacessíveis. O domínio da trigonometria é essencial para compreender conceitos avançados da Matemática.

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (IFG) Considere o triângulo retângulo ABC abaixo:

Com base no triângulo assinale a alternativa correta:

A) A área do triângulo ABC é 18√3 cm2.

B) A medida do cateto AC é 8√3 cm.

C) A medida da hipotenusa é 10 cm.

D) A razão entre a medida do cateto AB e o cateto AC é √3/2

E) O perímetro do triângulo ABC é 6 (1+√3) cm.

Resolução

Alternativa A.

Analisando todas as alternativas, é possível ver que, em todas, exceto na b, é necessário calcular o valor do lado AC. Para isso, utilizaremos a razão tangente, que relaciona o cateto oposto ao ângulo de 30º com o cateto adjacente a ele.

Agora, consultando a tabela para obter o valor da tangente de 30º, temos que:

Por eliminação, vamos verificar a alternativa a, ou seja, se a área é igual a 18√3.

Sabemos que a área do triângulo é o produto da base pela altura dividido por 2.

Questão 2 – (IFG) Um barco atravessa um rio em um trecho onde a largura é 50 m, seguindo uma direção que forma um ângulo de 30º com a margem de onde parte (veja figura abaixo).

A distância percorrida pelo barco é:

A) 75 m

B) 80 m

C) 60 m

D) 100 m

E) 120 m

Resolução

Alternativa D.

Analisando a imagem, queremos a distância pontilhada entre as margens. Essa distância é a hipotenusa do triângulo e conhecemos o valor do cateto oposto (de frente) ao ângulo. Sendo assim, a razão trigonométrica que relaciona cateto oposto e hipotenusa é o seno. Usando o seno, temos que:

Publicado por Raul Rodrigues de Oliveira
Assista às nossas videoaulas

Artigos de Trigonometria

A Lei dos Senos - compreendendo sua aplicação
Clique aqui e aprenda como e quando aplicar a lei dos senos!
A Magia de Pitágoras
Conhecendo o Teorema de Pitágoras.
Ângulos notáveis
Conheça os ângulos notáveis e descubra uma maneira de encontrá-los a partir da construção de triângulos.
Aplicações da Trigonometria
A trigonometria no cotidiano.
Área de um triângulo com base na trigonometria
ângulo de triângulo, lados do triângulo, área do triângulo, fórmulas para o cálculo da área, área de qualquer triângulo, trigonometria e área de triângulos.
Cálculo das razões trigonométricas
Utilizando as relações seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo.
Demonstração da lei dos senos
Clique para obter uma demonstração da lei dos senos e aprofunde seus conhecimentos relacionados a triângulos que não possuem ângulo reto.
Equações trigonométricas do tipo sen x = sen y e cos x = cos y
Resolvendo equações trigonométricas
Equações trigonométricas do tipo tg x = tg y
Solução de equações trigonométricas
Forma Geral de Arcos Côngruos
Forma geral de arcos côngruos e determinação principal de arcos.
Fórmulas de arco duplo
Clique e aprenda como calcular arcos duplos na trigonometria. Obtenha as fórmulas utilizadas para o cálculo de arcos duplos e veja exemplos de como usá-las. Confira também uma maneira de obter essas fórmulas a partir das expressões usadas para adição de arcos e da relação fundamental da trigonometria. Clique e aprenda!
Fórmulas do arco metade
Clique aqui e aprenda quais são e quando utilizar as fórmulas do arco metade.
Funções trigonométricas
Entenda quais são as funções trigonométricas, conheça o domínio e a imagem dessas funções e aprenda a reconhecer o seu gráfico.
Identidades trigonométricas
Conheça as principais identidades trigonométricas e confira sua demonstração. Veja ainda exercícios sobre o assunto.
Inequação trigonométrica
Você sabe como resolver uma inequação trigonométrica? Aprenda a solucionar os seis tipos possíveis!
Inequações trigonométricas: cosx < k
Clique e aprenda a resolver inequações trigonométricas do tipo cosx < k e conheça os fundamentos para essa resolução.
Inequações trigonométricas: senx > k
Clique e descubra como resolver, com o uso do ciclo trigonométrico, senx > k, uma das inequações trigonométricas.
Inequações trigonométricas: tgx > k
Clique para aprender a solucionar uma das inequações trigonométricas, tgx > k, por meio do ciclo trigonométrico e da fórmula obtida a partir dele.
Lei dos cossenos
Clique aqui, saiba o que é a lei dos cossenos, conheça suas fórmulas e veja quais são suas aplicações.
Medidas de Ângulos
Clique aqui e aprenda a transformar as unidades de medidas de ângulos.
Medidas de Arcos de Circunferência
Confira aqui as unidades de medidas de arcos de circunferência!
O Teorema de Pitágoras Aplicado no Estudo da Trigonometria
Cálculo da diagonal do quadrado e da altura do triângulo equilátero.
Primeira relação fundamental da Trigonometria
Clique e aprenda o que é a primeira relação fundamental da Trigonometria e saiba como esse teorema relaciona-se com o ciclo trigonométrico.
Razões trigonométricas
Veja quais são as principais razões trigonométricas e exemplos de problemas que cobram esse tipo de conteúdo. Conheça também os ângulos notáveis.
Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo - 30º, 45º e 60º
Tabela de razões trigonométricas.
Relações no triângulo retângulo
Triângulo, Triângulo retângulo, Elementos do triângulo retângulo, Características do triângulo retângulo, Teoremas de Pitágoras, Relação métrica do triângulo retângulo.
Relações Trigonométricas Fundamentais
Determinando o valor de ângulos de acordo com as relações fundamentais.
Secante, cossecante e cotangente
Clique para descobrir o que são as razões secante, cossecante e cotangente e quais são suas relações com seno, cosseno e tangente.
Segunda relação fundamental da Trigonometria
Clique e descubra qual é a segunda relação fundamental da Trigonometria e entenda como esse teorema associa as razões trigonométricas básicas.
Seno, cosseno e tangente
Clique e aprenda o que é seno, cosseno e tangente, além de conferir alguns exemplos dessas razões trigonométricas!
Tabelas de razões trigonométricas
Clique para aprender a utilizar tabelas de razões trigonométricas e para descobrir os valores de seno, cosseno e tangente para ângulos agudos!
Tangente
Clique aqui e aprenda o que é tangente. Saiba como calcular a tangente de um ângulo interno do triângulo. Conheça a tangente dos principais ângulos.
Transformações trigonométricas
Clique e aprenda quais são as transformações trigonométricas e entenda como podem ser usadas para calcular o seno da soma de dois arcos, por exemplo.
Transformações trigonométricas: fórmulas de adição
Clique aqui e descubra o que são e como podem ser usadas as transformações trigonométricas, métodos utilizados para realizar operações entre razões desse tipo. Aprenda as fórmulas de adição para calcular seno, cosseno e tangente da soma e subtração de dois arcos. Veja também exemplos com essas operações.
Transformações trigonométricas: fórmulas de multiplicação
Aprenda o que são as transformações trigonométricas e saiba como essas fórmulas podem ser usadas para calcular a multiplicação envolvendo arcos.
Três erros mais cometidos na Trigonometria
Descubra quais são os três erros mais cometidos em Trigonometria e saiba como resolver corretamente questões com esse conteúdo.
Trigonometria no Triângulo Qualquer
Lei dos senos e lei dos cossenos.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.