Bronze

O bronze é uma liga metálica que possui o cobre como elemento base. Ele é utilizado na fabricarão de diversos objetos.
Medalha de bronze

Vamos falar agora de um material que já confundiu muita gente, o Bronze. Você já procurou por este composto na Tabela Periódica?

Quando se fala das medalhas de Bronze no esporte, é normal confundirmos a liga que as compõe como sendo de metais puros. Até por que, as outras medalhas (ouro e prata) são confeccionadas pelos respectivos metais representados pelos símbolos Au e Ag, retirados da natureza no estado puro. Mas de onde vem o Bronze? É fabricado pelo homem.


Na verdade se trata de uma liga metálica, vamos à definição:

Liga metálica é um material com propriedades metálicas que contêm dois ou mais metais ligados entre si.

O bronze é um conjunto de ligas metálicas que possui o cobre como elemento base. Como a intenção era obter um material com características superiores às do cobre, foram acrescentados outros metais como estanho, zinco, alumínio, antimônio, fósforo, entre outros. O produto final (liga metálica) se tornou resistente, não corrosiva e de fácil manuseio, podendo ser polida e obtida de várias cores e tonalidades.

O ponto de fusão do Bronze varia entre 900º C e 1000º C, este composto metálico é aplicado na produção de estátuas, medalhas, armas, maçanetas e outras ferramentas.
 

Publicado por Líria Alves de Souza
Português
Requeriu, requereu ou requis?
Requeriu, requereu ou requis? Qual é a forma mais adequada de se conjugar o verbo requerer?