Classificação dos Glicídios

Embora tenham a mesma fórmula molecular e ambas sejam glicídios, a frutose e a glicose são oses de classes diferentes.

Os glicídios possuem várias denominações, tais como: glucídios, glúcides, hidratos de carbono e carboidratos.

Esses compostos sintetizados pelos organismos vivos, que fazem parte da função mista poliol e aldeído ou poliol e cetona, podem ser classificados segundo o critério de ocorrer hidrólise ou não.

De forma ampla, os dois principais grupos de glicídios são: oses e osídios. Vejamos quais compostos pertencem a cada um desses grupos:

1. Oses: são aqueles glicídios que não sofrem hidrólise.

Entre as oses, temos as aldoses, que são aquelas que contêm em sua estrutura, além do grupo poliálcool, o grupo funcional dos aldeídos. Já as oses que possuem no lugar do aldeído, o grupo cetona, são denominadas cetoses.


Fórmulas químicas da glicose e da frutose, que são, respectivamente, aldose e cetose.

As oses também são chamadas de monossacarídeos, pois possuem apenas uma estrutura poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona.

Se a molécula de ose possuir três carbonos, é chamada de triose; já se possuir quatro, denomina-se tetrose; e assim sucessivamente: pentose, hexose e heptose. Nos seres humanos existem somente as pentoses e as hexoses.

Alguns compostos que pertencem ao grupo das oses são: frutose, glicose, manose e galactose, sendo que todos possuem a mesma fórmula molecular: C6H12O6.

2. Osídios: são os glicídios que sofrem hidrólise.

Dependendo do tipo de composto liberado quando sofrem hidrólise, os osídios podem ser classificados em holosídios ou heterosídios

  2.1. Holosídio: são os osídios que liberam apenas oses em sua hidrólise. Os holosídios possuem uma subdivisão, dependendo da quantidade de oses liberadas:

2.1.1 Oligossacarídeo: são os glicídios que produzem um pequeno número de moléculas de monossacarídeos ou oses. Daí a origem do seu nome, que vem do grego oligo, que significa “pouco”.

Se o oligossacarídeo liberar uma molécula de ose, duas, três e assim por diante; teremos, respectivamente, um monossacarídeo, dissacarídeo, trissacarídeo, etc.

Veja abaixo um exemplo de oligossacarídeo:

Os polissacarídeos são os glicídios que liberam um número elevado de moléculas de oses.

Um exemplo de polissacarídeo é o amido, que produz várias moléculas de glicose em sua reação de hidrólise:

  2.2. Heterosídio: são aqueles osídios que além de liberarem oses, liberam também compostos de outras moléculas orgânicas ou inorgânicas.


Assim, temos que a classificação geral dos glicídios é dada pelo esquema abaixo:


Esquema de classificação dos glicídios.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.