Concentração em mol/L

Em laboratório, é muito importante conhecer a concentração em mol/L das soluções químicas

A concentração em mol/L (M) é também muito conhecida como Concentração Molar, e também Molaridade. No entanto, esses nomes, apesar de bastante difundidos, não são recomendados pela SBQ (Sociedade Brasileira de Química). Os nomes corretos são Concentração em mol/L ou Concentração em quantidade de matéria.

Em laboratórios e indústrias químicas, essa é a concentração mais utilizada, pois é a recomendada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) e pela União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC). É uma relação mais sofisticada que a concentração comum.

Seu cálculo é feito dividindo-se a quantidade de matéria ou substância (mol) pelo volume da solução, conforme a expressão matemática abaixo:

Onde M  = concentração em mol/L
           n1 = número de mols do soluto (mol), lembrando que o índice 1 indica grandezas relacionadas ao soluto
           v = volume da solução (L)
          
Desse modo, se for dito que uma solução tem concentração de 4,5 mol/L, quer dizer que em cada litro da solução (não do solvente) tem-se dissolvidos 4,5 mols do soluto.

Porém, em laboratório é mais fácil conseguir a massa em gramas do soluto e a sua massa molar, do que a sua quantidade de máteria em mols. Assim, sabendo-se que:

ou se referindo ao soluto:

Podemos substituir o valor de n1 na fórmula da concentração em mol/L e teremos:

Considere o problema abaixo para ver como se usa essa fórmula a fim de determinar a concentração de uma solução:

“Qual será a concentração em quantidade de matéria de uma solução que foi preparada dissolvendo-se 120 g de hidróxido de sódio em 2 L de água e obteve-se uma solução com 2 L?”

Dados:
m1 = 120 g
v = 2 L
MM (NaOH) = 40 g/mol

• Substituindo os valores dados na fórmula:

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.