Decantação com o funil de bromo

A decantação com o funil de bromo é um método ideal para promover a separação dos componentes de uma mistura heterogênea formada apenas por líquidos.
É possível separar o petróleo da água com o funil de bromo

A decantação com funil de bromo é um método de separação de misturas utilizado exclusivamente com mistura heterogênea, formada por dois líquidos imiscíveis, ou seja, líquidos que não se dissolvem.

A combinação de água e óleo é um exemplo de mistura heterogênea

Como está explícito no nome do método, para realizar a decantação, é necessário deixar a mistura passar por um período de descanso para que o material mais denso fique posicionado na parte inferior do recipiente e o material menos denso fique sobre o líquido mais denso.

Dessa forma, nesse método, a propriedade predominante é a diferença de densidade entre os componentes que formam a mistura, além da ausência completa da propriedade solubilidade.

Além disso, o mais importante é que essa decantação seja realizada com o uso de equipamento denominado funil de bromo, também conhecido como funil de separação ou funil de decantação, como o da imagem seguir:

O funil de decantação é transparente, o que permite ver os conteúdos em seu interior, e apresenta uma válvula na sua parte inferior, a qual, ao ser aberta, possibilita a passagem do líquido mais denso pelo funil, que pode, então, ser recolhido em outro recipiente.

Assim, para realizar a separação por decantação com o funil de bromo da mistura heterogênea de água e óleo, por exemplo, devemos realizar os seguintes passos:

  • 1º Passo: Posicionar o funil de bromo em um suporte universal, com o auxílio de uma argola de ferro;

  • 2º Passo: Posicionar um béquer, ou erlenmeyer, abaixo do funil de bromo;

  • 3º Passo: Adicionar a mistura heterogênea no funil de bromo;

  • 4º Passo: Aguardar a decantação da mistura, ou seja, deixar a mistura descansando por um tempo;

  • 5º Passo: Abrir a válvula, permitindo a queda do líquido mais denso no erlenmeyer.


Exemplo de derramamento do líquido mais denso no erlenmeyer após a decantação

Publicado por Diogo Lopes Dias
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.