Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Geral
  4. Propriedades Gerais e Específicas

Propriedades Gerais e Específicas

As propriedades físicas da matéria podem ser gerais (repetem-se para vários materiais, tais como massa e volume) ou específicas (são exclusivas, como a densidade).

Se alguém lhe pedisse para buscar uma pessoa que você não conhece no aeroporto, o que você lhe perguntaria? Provavelmente gostaria de saber algumas características sobre determinada pessoa, tais como altura, cor da pele, cor dos olhos, a roupa que estará vestindo e assim por diante. Essas características são importantes para chegar até a pessoa.

No entanto, é bem verdade que essas são características que podem se repetir. Por exemplo, muitas pessoas têm 1,60 m de altura, são morenas, têm os olhos castanhos e podem usar uma camiseta vermelha no mesmo dia. Esses são exemplos de características gerais, que não servem para identificar determinada pessoa sem a chance de erro.

Por outro lado, quando se precisa de uma identificação mais precisa, existem algumas características que são específicas da pessoa, como a digital, uma vez que cada pessoa possui a sua. Tanto que o governo utiliza disso por meio de vários sistemas de identificação, como no caso da cédula de identidade, no registro de nascimento, no CPF (Cadastro de Pessoa Física), entre outros.

A digital é uma característica específica de cada pessoa

Algo similar ocorre ao se trabalhar na identificação das substâncias químicas. Existem propriedades físicas dos materiais que são gerais, enquanto outras são específicas.

As propriedades gerais são aquelas que podem se repetir para substâncias diferentes, que não são exclusivas de um único material. Já as propriedades específicas são exclusivas e particulares de cada material puro, podendo ser usadas para identificá-los.

Por exemplo, digamos que temos um material que não sabemos a composição. Observe as seguintes propriedades que foram determinadas para ele:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  1. Incolor;
  2. Líquido nas condições ambientes;
  3. Inodoro;
  4. Amostra de massa igual a 36 g;
  5. Amostra com volume de 36 mL;
  6. Temperatura igual a 25ºC nas condições ambientes;
  7. Ponto de ebulição igual a 100ºC a 1 atm e 25ºC;
  8. Ponto de fusão igual a 0ºC a 1 atm e 25ºC;
  9. Densidade igual a 1,0 g/cm3 a 1 atm e 25ºC;
  10. Calor específico de 1 cal/g . ºC.

Observe que as propriedades citadas nos números de 1 a 6 são todas propriedades gerais, pois elas não servem para identificarmos de que substância se trata. Por exemplo, o etanol e a água são compostos de constituição totalmente diferentes, mas ambos são líquidos e incolores. Além disso, a cor, o volume, a massa e a temperatura podem se repetir para inúmeros materiais.

as propriedades apresentadas nos números de 7 a 10 são todas propriedades específicas. Com elas, nós podemos chegar à conclusão de que o líquido estudado é a água pura. Por exemplo, a densidade da água é exatamente 1,0 g/cm3 e não pode ser o etanol, pois a sua densidade é igual a 0,79 g/cm3. Isso também acontece com as outras propriedades específicas citadas, elas são únicas da água.

Além disso, podemos afirmar que não tem nenhuma outra substância misturada na água, porque os pontos de ebulição e de fusão são valores exatos. No caso de misturas, as mudanças de estados físicos ocorrem não em temperaturas específicas, mas em intervalos de temperatura.

Que propriedades você usaria para identificar que líquido é esse?
Que propriedades você usaria para identificar que líquido é esse?
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assuntos relacionados
Modelo atômico de Rutherford.
Modelo atômico e seu evolucionismo
Conceitos de átomo, Ernest Rutherford, John Dalton, Joseph John Thomson, átomo moderno, gregos, Antigüidade, núcleo, carga positiva, carga negativa, elétrons, prótons, eletrosfera, massa do átomo, partículas, matéria, Demócrito de Abdera, Leucipo, camadas de valência, Niels Bohr.
Conhecendo a Tabela periódica brincando.
História da Tabela Periódica
Critérios usados para organizar os elementos, Dimitri Ivanovich Mendeleev, classificação periódica atual, números atômicos, classificação feita por Mendeleev, evolução da tabela periódica.
A água age como ácido ou base.
Água anfótera
Por que a água recebe este nome?
O álcool hidratado (96% de álcool etílico e 4% de água) é uma mistura azeotrópica
Misturas Eutéticas e Azeotrópicas
Uma mistura Eutética é aquela que apresenta composição definida e um ponto de fusão ou solidificação constante. Já mistura azeotrópica apresenta um ponto de ebulição ou condensação constante.
A gasolina não se mistura com a água, porque elas são, respectivamente, apolar e polar
Determinação de polaridade por meio das nuvens eletrônicas
A polaridade das moléculas pode ser determinada pela quantidade de pares eletrônicos e de átomos iguais ligados ao átomo central.
O modelo de orbitais para o subnível p é representado nas três orientações espaciais possíveis
Modelo de orbitais e distribuição eletrônica
Aprenda o conceito de orbital, como representá-lo gráfica e espacialmente e como realizar a sua distribuição eletrônica de acordo com o modelo de Linus Pauling.
Produção de liga metálica a altas temperaturas
Ligas Metálicas
Conheça a composição e aplicação de algumas das ligas metálicas mais importantes, tais como o aço, o aço inox, o ouro 18 quilates, a amalgama, a solda, entre outros.
É possível separar o petróleo da água com o funil de bromo
Decantação com o funil de bromo
Clique e aprenda como realizar a separação dos componentes de uma mistura heterogênea por meio da decantação com o funil de bromo.
Elemento Químico
Conjunto formado por átomos de mesmo número atômico.
Força intermolecular, temperatura e solubilidade de moléculas
Como a interação entre moléculas torna um composto mais solúvel?
Reatividade dos metais
Com quais classes de substâncias os metais reagem?
Como a química se subdivide?
Ramos da química
Quais os possíveis campos para esta ciência?
É preciso realizar o balanceamento de equações químicas para que elas correspondam às condições experimentais
Balanceamento de Equações Químicas
Aprenda a realizar o balanceamento das equações químicas por meio do método das tentativas.