Formigas e adoçantes

Formigas amam açúcar

Existe uma relação não muito agradável entre formigas e adoçantes. Ao contrário do açúcar, os adoçantes artificiais não agradam ao paladar dessas exigentes criaturas. Saiba agora o porquê de seu adoçante se manter intacto quando deixado perto de formigas.

Para entender a diferença básica entre o açúcar e o adoçante temos que nos atentar à química da composição.


O nosso açúcar, que nada mais é do que a sacarose na forma sólida, é rico em carboidratos. Como as formigas necessitam de muita energia para se locomoverem o dia todo atrás de alimento e suprir as necessidades de todo o formigueiro, nada mais apropriado do que consumirem bastante açúcar a fim de garantir um nível energético satisfatório para suas necessidades físicas.

A quantidade de calorias presente em algumas míseras gramas de açúcar já fornece energia suficiente para a sobrevivência da espécie. Cada grama de sacarose fornece 4 Kcal.

Os adoçantes, por sua vez, contêm sacarina em vez de sacarose, substância que não é metabolizada pelo organismo de formigas. Portanto, a sacarina não produz nenhuma energia para elas.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Publicado por Líria Alves de Souza
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.