Hidrogênios ionizáveis

Hidrogênios ionizáveis são os átomos que se transformam no íon hidrônio (H+) quando um ácido é misturado com a água.
O HCl é um monoácido porque só apresenta um hidrogênio ionizável

Hidrogênios ionizáveis são todos os átomos presentes em uma molécula de um ácido inorgânico ou orgânico, os quais, quando em água, transformam-se no cátion hidrônio (representado por H+ ou por H3O+).

Para identificar ou reconhecer um hidrogênio ionizável de um ácido, é necessário conhecer, antes de mais nada, a classificação dos ácidos quanto à presença ou não de oxigênio:

  • Hidrácidos: são ácidos que apresentam hidrogênio em sua composição;

  • Oxiácidos: são ácidos que apresentam oxigênio em sua composição.

Conhecendo a classificação acima, fica fácil identificar os hidrogênios ionizáveis em qualquer ácido. No caso dos hidrácidos, todo hidrogênio é ionizável, porém, no caso dos oxiácidos, apenas é ionizável o hidrogênio que está ligado a um oxigênio.

Assim, identificando a quantidade de hidrogênios ionizáveis em ácido, podemos classificá-los da seguinte forma:

  • Monoácido: ácido que apresenta um hidrogênio ionizável;

  • Diácido: ácido que apresenta dois hidrogênios ionizáveis;

  • Triácido: ácido que apresenta três hidrogênios ionizáveis;

  • Tetrácido: ácido que apresenta quatro hidrogênios ionizáveis.

Veja a seguir alguns exemplos da determinação do número de hidrogênios ionizáveis em alguns ácidos:

1º Exemplo: Ácido sulfídrico


Fórmula estrutural do ácido sulfídrico

O ácido sulfúrico é um hidrácido, logo todos os seus hidrogênios são ionizáveis. Em sua fórmula molecular, podemos perceber a presença de dois átomos de hidrogênios ionizáveis, por isso, o ácido sulfídrico é um diácido.

A equação que representa a ionização desse ácido sempre deve apresentar os dois hidrogênios ionizáveis no produto e o ânion sulfeto (S-2):

H2SO4-2 + 2 H2O → 2 H+ + S-2

2º Exemplo: Ácido sulfúrico


Fórmula estrutural do ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico é um oxiácido porque se tornam ionizáveis os hidrogênios ligados a átomo de oxigênio. Em sua estrutura, podemos perceber a presença de dois átomos de hidrogênios ionizáveis e, por isso, o ácido sulfúrico é um diácido.

A equação que representa a ionização desse ácido sempre deve apresentar os dois hidrogênios ionizáveis no produto e o ânion sulfato:

H2SO4-2 + 2 H2O → 2 H+ + SO4-2

3º Exemplo: Ácido fosfórico


Fórmula estrutural do ácido fosfórico

O ácido fosfórico é um oxiácido, o que significa que os seus hidrogênios estão ligados a átomo de oxigênio. Em sua estrutura, podemos perceber a presença de três átomos de hidrogênios ionizáveis. Por causa disso, o ácido fosfórico é um triácido.

A equação que representa a ionização desse ácido sempre deve apresentar os três hidrogênios ionizáveis no produto e o ânion fosfato:

H3PO4 + 3H2O → 3 H+ + 3PO4-3

Publicado por Diogo Lopes Dias
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.