Polímero baquelite

Nas décadas de 1920 e 1930 a baquelite foi muito utilizada para produzir telefones.

A baquelite é um polímero de condensação, ou seja, é o resultado da reação de condensação entre dois monômeros, com a eliminação de moléculas de água.

Esse polímero foi o primeiro polímero sintético a representar uma mudança significativa na indústria, pois, em 1907, o cientista Leo Hendrik Baekeland conseguiu produzir a baquelite a partir de moléculas simples, que são o fenol (benzenol ou hidroxibenzeno) e o formaldeído (metanal, também conhecido como formol). Foi a primeira tentativa de se obter um produto a partir de moléculas simples (e que não fosse partindo de um polímero natural) que realmente deu certo.

Portanto, a baquelite é a variedade mais comum de polifenois. A reação de polimerização desse composto pode ser representada da seguinte forma:


Reação de polimerização da baquelite.

Ao ser descoberta, a baquelite fez sucesso imediato, sendo utilizada na produção de discos musicais, tomadas, interruptores, cabos de panelas, telefones, bolas de bilhar, câmeras fotográficas, revestimentos de móveis (para esta finalidade a baquelite é conhecida como fórmica), carapaças de eletrodomésticos, peças de automóveis e na produção de algumas ferramentas.


Produtos feitos de baquelite.

Nesses casos citados, usa-se a resina termorrígida, pois dependendo da extensão e das condições em que ocorre a reação de polimerização – como, por exemplo, se é em meio básico ou ácido e dependendo da quantidade de aquecimento – pode-se obter também uma baquelite termoplástica.

A resina termorrígida atua como isolante elétrico e térmico e, por isso, pode ser usada para as finalidades descritas. Já a resina termoplástica é empregada na composição de revestimentos, como tintas e vernizes e em cola para madeira.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.