Principais bases

As bases são substâncias muito usadas em laboratório e estão presentes em vários produtos usados diariamente

As bases, segundo o conceito de Arrhenius, são aquelas substâncias que, em solução aquosa, sofrem dissociação, liberando como único ânion a hidroxila (OH-).

No nosso cotidiano, existem várias bases com importantes aplicações. A seguir veremos as principais delas:

  • Hidróxido de sódio (NaOH):

Essa base é conhecida comercialmente como soda cáustica, pois pode corroer e destruir os tecidos vivos, causando queimaduras graves na pele. Por isso, é muito utilizada em limpezas pesadas e em produtos para desentupir pias e ralos, mas seu uso deve ser feito com luvas apropriadas.

É sólida à temperatura ambiente, branca, cristalina, de ponto de fusão 318 ºC, bastante solúvel em água e é uma substância deliquescente, o que significa que ela é higroscópica, pois absorve água do meio ambiente e com o tempo pode se tornar um líquido incolor.

Ela reage lentamente com o vidro, sendo guardada em frascos de plástico. Sua principal aplicação é na produção de sabões – conseguida a partir de sua reação com gorduras e óleos, como o sebo animal.

O hidróxido de sódio também é usado pela indústria petroquímica em uma das etapas da fabricação de papel, celulose, tecidos, corantes e produtos de uso doméstico.

Sua fonte de obtenção é a reação de eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl), conforme mostrado na reação a seguir:

2 NaCl + 2 H2O → 2 NaOH + H2 + Cl2

  • Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2):

Sólido branco, pouco solúvel em água, também chamado de cal hidratada, cal extinta ou cal apagada, porque sua preparação se dá pela hidratação do óxido de cálcio (CaO), que é conhecido como cal virgem ou cal viva.

Quando essa substância é misturada com água, ela é chamada de leite de cal ou água de cal.

A cal é aplicada principalmente em construções, na preparação de argamassa para assentar tijolos, para recobrir paredes e na pintura de paredes (caiação). Outros usos são em inseticidas, fungicidas e no tratamento de águas e esgotos.

  • Hidróxido de magnésio (Mg(OH)2):

O hidróxido de magnésio também é um sólido branco, pouco solúvel em água. A sua principal aplicação se dá na forma de leite de magnésia, que é usado como laxante e antiácido e é conseguido misturando-se o hidróxido de cálcio em água numa proporção de 7% em massa.

  • Hidróxido de amônio (NH4OH):

É obtido ao se borbulhar amônia (NH3) em água, conforme a reação abaixo:

NH3 + H2O ↔ NH4+ (aq) + OH- (aq)

Assim, não existe uma substância hidróxido de amônio, mas sim soluções aquosas de amônia interagindo com a água, originando os íons amônio (NH4+ ) e hidróxido (OH-).

O hidróxido de amônio é conhecido comercialmente por amoníaco, sendo muito utilizado na produção de ácido nítrico para a produção de fertilizantes e explosivos.

Ele também é usado em limpeza doméstica, na produção de compostos orgânicos e como gás de refrigeração.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.