Química e os cabelos

Como as tinturas agem sobre os fios?
A partir de agora você vai saber o que realmente ocorre nos salões de beleza quando o assunto é tratamento de cabelos. Aprenda sobre a química presente nos produtos utilizados pelos profissionais e entenda por que o resultado normalmente agrada a todas as clientes.

Vamos começar pelo primeiro procedimento antes de tratar o cabelo, a lavagem dos fios. A química neste caso está presente no xampu, os chamados surfactantes como o dodecil sulfato de sódio, por exemplo, são os responsáveis por limpar. Mas um bom xampu precisa apresentar um pH (potencial hidrogeniônico) que não agrida os fios. Se informe melhor em: O pH ideal dos xampus.

Para as mais vaidosas, o segundo passo é tingir as madeixas. Sabe-se que os cabelos já possuem uma pigmentação natural: a melanina (cor marrom escura) e a feomelanina (marrom avermelhada). A quantidade relativa desses pigmentos confere a cor: ruivos, escuros, loiros, acizentados, etc. E se você não está satisfeito com a cor legítima de seu cabelo, pode optar por pintá-los. A composição das tintas varia e algumas contam com peróxido de hidrogênio para alvejar (tirar a cor do cabelo), outras com acetato de chumbo para fixar a cor ou ainda complexos de cromo e cobalto para garantir que a tinta não saia com a lavagem.

Neste contexto podemos ainda abordar o processo de retirada de pelos, conheça os componentes responsáveis pela depilação.

Os produtos depilatórios utilizam da química para promover a retirada de cabelos, neles estão presentes os compostos sulfeto de cálcio, sulfeto de sódio ou tioglicolato de sódio (decompõe o pelo). A adição da base hidróxido de cálcio eleva o pH e garante a eficiência do depilatório.

Publicado por Líria Alves de Souza
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.