Anúncio publicitário
O anúncio publicitário é um gênero textual que pertence ao domínio da linguagem publicitária, frequentemente encontrado em jornais, revistas, internet, televisão, rádio, em placas nas ruas e em estabelecimentos comerciais.
Em meio à pluralidade dos meios de comunicação que possuímos hoje, o anúncio publicitário está presente em todos eles. O anúncio segue sempre seu princípio básico de argumentação persuasiva e linguagem objetiva, com algumas adaptações para o meio em que será veiculado, seja a televisão, um outdoor etc.
Para fazer um anúncio publicitário, o redator deve se preocupar em identificar o interesse do público e despertar seu desejo, instigando-o a agir/consumir.
Leia também: Diferenças entre gêneros e tipos textuais
Resumo sobre anúncio publicitário
-
O anúncio publicitário é um texto persuasivo, de linguagem de direta, que utiliza recursos criativos para conquistar seu público.
-
Ele pode ser dividido em verbal, não verbal e misto.
-
Sua estrutura consiste em: título, corpo do texto e convite à ação.
Videoaula sobre anúncio publicitário
O que é um anúncio publicitário?
comercial, campanhas educativas por ONGs ou governos, movimentos culturais, religiosos ou políticos etc. Ele é fundamentalmente persuasivo e, por isso, tem como principal objetivo convencer as pessoas a comprarem determinado produto ou mesmo a mudar o comportamento do público.forma de texto voltada para a divulgação de algum produto O anúncio publicitário é uma
Esse tipo de anúncio usa recursos lúdicos e estéticos para conquistar sua audiência. No entanto, ele se difere da arte, que também é lúdica, pois a única finalidade do anúncio é induzir o público a um tipo de comportamento, geralmente o consumo. A arte é voltada para uma multiplicidade de pensamentos e pode ter um viés muito mais crítico.
Tipos de anúncio publicitário
O anúncio publicitário pode ser dividido em três tipos:
-
verbal;
-
não verbal;
-
misto.
Além disso, ele pode ser classificado em oral ou visual. Anúncios feitos em revistas ou na internet são exemplos de anúncios visuais. Anúncios feitos em rádio, televisão ou podcasts podem ser exemplos de anúncios orais.
-
Anúncios não verbais: são aqueles que apresentam apenas imagens. Nesse caso, os autores devem usar a criatividade para conseguir passar sua mensagem de forma somente pictórica. É muito comum ver esse tipo de anúncio em locais com grande fluxo de pessoas, como estações de metrô, em que o público não dispõe de tempo para ler textos.
-
Anúncios verbais: são aqueles que contam com frases geralmente curtas e de efeito. Esse tipo de anúncio é muito comum em veículos midiáticos impressos, como jornais e revistas. Diferentemente dos anúncios divulgados em estações de metrô, os anúncios verbais são direcionados a um público que está dedicado à leitura.
-
Anúncios mistos: como o próprio nome indica, os anúncios mistos fazem uma mescla entre texto escrito e imagens. Esses são os mais comuns nos principais meios de comunicação.
Leia também: Artigo de opinião — gênero textual que visa convencer o interlocutor acerca de um ponto de vista
Características e estrutura do anúncio publicitário
O anúncio publicitário tem como principal característica o uso de linguagem apelativa e direta. Com a liquidez do mundo atual, em que todas as informações são perdidas rapidamente, as propagandas devem se encaixar bem nessa lógica e atingir seu alvo da maneira mais impactante possível.
Além disso, os publicitários precisam ser cada vez mais criativos, uma vez que quanto mais a propaganda “brinca com a realidade” das pessoas, maior a chance de que ela permaneça em circulação e concretize seu objetivo, seja de consumo ou de apelo a uma determinada causa.
Do ponto de vista estrutural, o anúncio publicitário costuma apresentar as seguintes características:
-
título;
-
corpo do texto;
-
convite à ação.
Como fazer um anúncio publicitário?
Em primeiro lugar, o redator publicitário tem como meta a fórmula AIDA (atenção, interesse, desejo, ação). Assim, com um amplo estudo de mercado e da comparação entre os concorrentes, será possível produzir um texto com criatividade e que atenda às tendências da atualidade.
Cada etapa da estrutura básica do anúncio cumpre um ou mais dos requisitos da fórmula AIDA:
a) Título: tem como objetivo manifestar o reconhecimento de uma necessidade ou desejo do consumidor, selecionar/delimitar o seu público, provocar curiosidade e informar.
b) Corpo do texto: deve conter a inspiração criativa do autor. Além disso, deve apresentar de forma orientada os seguintes raciocínios: abordar um desejo a ser realizado, sugerir sua satisfação e dar evidências de que o deleite será real.
c) Convite à ação: De maneira breve, o publicitário deve levar o leitor à ação, por meio de imperativos como “compre”, “adquira”, “assine já” etc. É válido lembrar que o anúncio publicitário é imediatista, e o consumidor deve ser convencido a agir o mais rápido possível. Frases como “Por que não fazer agora ao invés de deixar para depois?” são muito comuns nesse tipo de texto.