Função conativa
A função conativa ou apelativa é uma das funções da linguagem. Ela é caracterizada pelo seu caráter instrutivo ou persuasivo, já que um texto com tal função tem o objetivo de colocar em evidência o receptor da mensagem. Portanto, um texto com função conativa apresenta verbo no imperativo e/ ou expressões persuasivas.
Leia também: Função emotiva — função da linguagem que coloca o emissor da mensagem em evidência
Resumo sobre a função conativa
- A função conativa, ou apelativa, é uma das seis funções da linguagem.
- O que caracteriza a função conativa é seu caráter instrutivo ou persuasivo.
- A função conativa coloca em evidência o receptor da mensagem.
- A presença de verbo no imperativo indica que o texto possui função conativa.
O que é a função conativa?
A função conativa, ou apelativa, é uma das funções da linguagem. Um texto com tal função coloca em evidência o receptor da mensagem, já que é marcado por seu caráter imperativo, apelativo ou persuasivo.
Quais as características da função conativa?
A presença de verbo no imperativo é a principal característica da função conativa, pois isso evidencia o receptor da mensagem. A ordem, ou instrução, também pode ser dada de forma indireta ao interlocutor, em forma de perguntas como “Você poderia?”. Afinal, textos com tal função buscam convencer o interlocutor a fazer algo. Por isso, também é comum o uso de vocativo.
Exemplos da função conativa
Observe o uso do imperativo, as expressões persuasivas e o foco no interlocutor presentes nos exemplos a seguir.
- Exemplo 1:
Vejamos o uso da função conativa na letra de música Vambora:
Entre por essa porta agora
E diga que me adora
Você tem meia hora
Pra mudar a minha vida
Vem, vambora
Que o que você demora
É o que o tempo leva
Ainda tem o seu perfume pela casa
Ainda tem você na sala
Porque meu coração dispara
Quando tem o seu cheiro
Dentro de um livro
Dentro da noite veloz
[...]
CALCANHOTTO, Adriana. Vambora. In: CALCANHOTTO, Adriana. Maritmo. Rio de Janeiro: Columbia Records, 1998.
- Exemplo 2:
Vejamos também o uso da função conativa no poema Versos íntimos:
Vês?! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão — esta pantera —
Foi tua companheira inseparável!
Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.
Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!
ANJOS, Augusto dos. Eu e outras poesias. 42. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
- Exemplo 3:
A função conativa é muito comum em textos publicitários:
SECRETARIA DE ESTADO DE COMUNICAÇÃO. Multivacinação 2024. Disponível em: https://www.comunicacao.df.gov.br/multivacinacao-2024/.
Como identificar a função conativa?
Para identificar a função conativa, você deve buscar, no texto, verbos no imperativo ou expressões persuasivas, como “que tal experimentar...”, “se você quiser ser feliz, deveria...”, “você seria mais bem-sucedida se estudasse na...” etc. Tais expressões podem estar aliadas ao uso de vocativo, com o intuito de criar certa intimidade com o interlocutor da mensagem.
Funções da linguagem
Há seis funções da linguagem:
- conativa;
- emotiva;
- fática;
- metalinguística;
- poética;
- referencial.
Para saber detalhes sobre as funções da linguagem, clique aqui.
Exercícios resolvidos sobre função conativa
Questão 1
Amor I love you
Deixa eu dizer que te amo
Deixa eu pensar em você
Isso me acalma, me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver
Hoje contei pras paredes
Coisas do meu coração
Passeei no tempo
Caminhei nas horas
Mais do que passo a paixão
[...]
Meu peito agora dispara
Vivo em constante alegria
É o amor que está aqui
Amor I love you
Amor I love you
Amor I love you
Amor I love you
[...]
MONTE, Marisa; BROWN, Carlinhos. Amor I love you. In: MONTE, Marisa. Memórias, crônicas e declarações de amor. Rio de Janeiro: Phonomotor/ EMI, 2000.
A função conativa pode ser identificada nos versos:
A) 1 e 2, da primeira estrofe.
B) 3 e 4, da primeira estrofe.
C) 1 e 2, da segunda estrofe.
D) 3 e 4, da segunda estrofe.
E) 1 e 2, da terceira estrofe.
Resolução:
Alternativa A.
Nos versos 1 e 2, da primeira estrofe (“Deixa eu dizer que te amo/ Deixa eu pensar em você”), o imperativo “deixa” e o pronome “você” são marcas da função conativa, já que evidenciam o receptor da mensagem.
Questão 2
(Ufla)
DICAS PARA SER MAIS CRIATIVO |
|
1 Nunca se contente com a primeira ideia que lhe ocorrer. Busque outras para, entre muitas, escolher a melhor. |
5 Não acredite em bordões como “Isso nunca vai funcionar” ou “em time que está ganhando não se mexe”. O novo sempre assusta. Toda ideia tem de quebrar resistência. |
2 Não se acomode. Sempre existe uma maneira de fazer melhor, mais rápido ou com menor custo aquilo que você já faz. Se você não pensar nisso, alguém irá pensar. |
6 Tenha iniciativa. Muitas boas ideias acabam no fundo da gaveta porque seus autores não tomam a decisão de mostrá-las aos outros. |
3 Seja curioso. Evite reproduzir tarefas mecanicamente. Busque as causas, os porquês, as implicações. Muitas ideias surgem daí. |
7 Ouça os outros. Principalmente se eles pensam diferente de você. As ideias se desenvolvem com a divergência. |
4 Ideias não saem do nada. Associe, adapte, substitua, modifique, reduza. As combinações são infinitas. |
8 Faça de vez em quando coisas que contrariem seus hábitos, no trabalho ou no lazer. Por exemplo: se você gosta de filmes de ação, assista a um drama romântico. Se é fã de rock, tente o jazz. Sair da rotina é sempre estimulante para o cérebro. |
Veja. 30/4/2003.
A função da linguagem predominante no texto é a apelativa, ou conativa, porque
A) a mensagem centraliza-se predominantemente no emissor, revelando sua opinião.
B) o elemento mais importante é o referente, quando o emissor procura oferecer informações sobre o assunto.
C) a mensagem centraliza-se no canal, objetivando prolongar ou não o contato com o receptor.
D) o elemento mais importante da mensagem é o destinatário, a segunda pessoa do discurso.
E) o elemento mais importante é a mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor.
Resolução:
Alternativa D.
O elemento mais importante da mensagem é o destinatário, já que o enunciador se dirige a ele em todo o texto, por meio dos recorrentes imperativos.
Fontes
ABAURRE, Maria Luiza M.; ABAURRE, Maria Bernadete M.; PONTARA, Marcela. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2008. v. 1.
ANJOS, Augusto dos. Eu e outras poesias. 42. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
CALCANHOTTO, Adriana. Vambora. In: CALCANHOTTO, Adriana. Maritmo. Rio de Janeiro: Columbia Records, 1998.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
SECRETARIA DE ESTADO DE COMUNICAÇÃO. Multivacinação 2024. Disponível em: https://www.comunicacao.df.gov.br/multivacinacao-2024/.