Coesão referencial e coesão sequencial

A coesão referencial e a sequencial estabelecem vínculos entre as palavras, as orações e as partes de um texto e também contribuem para a coerência textual.
A coesão referencial e a sequencial estabelecem vínculos entre as palavras, as orações e as partes de um texto

A Língua Portuguesa dispõe de diversos recursos coesivos, os quais criam vínculos entre as palavras, entre as orações e entre diferentes partes de um texto. Esses recursos estabelecem dois tipos de coesão no texto: a coesão referencial e a coesão sequencial.

Coesão referencial

A coesão referencial é aquela que cria um sistema de relações entre as palavras e expressões de um texto, permitindo ao leitor identificar os termos a que se referem. O termo referente é aquele que indica a entidade ou situação a que o falante se refere.

Observe o exemplo:

O cachorro latiu. Ele fica irritado quando há pessoas na rua, mas é um animal bastante amável.

Nesse caso, podemos dizer que o termo referente é o cachorro. Todas as vezes que o referente é retomado no texto, podemos utilizar palavras para orientar os leitores, indicando se devem voltar atrás para recuperar algo que foi dito ou se devem procurar a informação mais adiante no texto.

A coesão referencial pode ocorrer por meio de algumas figuras de construção/sintaxe, como as anáforas, catáforas e elipses, e as correferências não anafóricas (contiguidades, reiterações).

Coesão sequencial

A coesão sequencial é aquela que cria nos textos as condições para sua progressão. As diversas flexões de tempo e de modo dos verbos, bem como as conjunções, são, de modo geral, os responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da coesão sequencial nos textos. Isso significa que os mecanismos de coesão sequencial são utilizados para garantir a articulação entre as partes do texto e para estabelecer relações entre as informações. O controle dos mecanismos coesivos contribui com a progressão temática e promove boa articulação das ideias, informações e argumentos no interior do texto no qual está a base da coerência textual.

Observe alguns termos responsáveis pela coesão sequencial nos textos:

Adição/inclusão

Oposição

Afirmação/igualdade

Exclusão

Além disso; também; vale lembrar; pois; outrossim; agora; de modo geral; por iguais razões; inclusive; até; é certo que; é inegável; em outras palavras; além desse fator...

Embora; não obstante; entretanto; mas; no entanto; porém; ao contrário; diferentemente; por outro lado...

Felizmente; infelizmente; obviamente; na verdade; realmente; de igual forma; do mesmo modo que; nesse sentido; semelhantemente...

Somente; só; sequer; senão; exceto; excluindo; tão somente; apenas...

Enumeração

Explicação

Conclusão

Continuação

Em primeiro lugar; a princípio...

Como se nota; com efeito; como vimos; portanto; pois; é óbvio que; isto é; por exemplo; a saber; de fato; aliás...

Em suma; por conseguinte; um última análise; por fim; concluindo; finalmente; por tudo isso; em síntese, posto isso; assim; consequentemente...

Em seguida; depois; no geral; em termos gerais; por sua vez; outrossim...

Publicado por Luciana Kuchenbecker Araújo
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.