Elementos da comunicação e as funções da linguagem
Você já prestou atenção na quantidade de atos de comunicação em que estamos envolvidos em nosso dia a dia? Os humanos, estes seres sociais, estão sempre utilizando as mais diversas formas de linguagem para estabelecer algum tipo de contato com o outro, que sempre é visto como um interlocutor em potencial.
Acontece que esses atos de comunicação não acontecem de maneira aleatória. Podem acontecer de maneira intuitiva, mas sempre com alguma intenção, seja ela explícita ou não. Foi para sistematizar e explicar a comunicação que o linguista russo Roman Jakobson elaborou seu famoso modelo, no qual operam seis fatores essenciais (chamados de elementos da comunicação) para que a comunicação aconteça:
contexto
mensagem
remetente <----------------------------------> destinatário
contato
código
Todos os fatores envolvidos no modelo de Roman Jakobson são imprescindíveis para a comunicação verbal. Quando elaboramos uma mensagem, pensamos também nos sentidos que queremos atribuir a ela, pois todo ato comunicacional é permeado por intenções. Nesse momento, quando imbuímos a comunicação de sentidos e finalidades, surgem as funções da linguagem:
referencial
poética
emotiva <-----------------------------------> conativa
fática
metalinguística
Os elementos da comunicação estão intrinsecamente relacionados com as funções da linguagem. Para melhor exemplificar a relação existente entre esses dois fatores fundamentais da comunicação, observe o esquema:
contexto
função referencial
mensagem
remetente função poética destinatário
função emotiva <-----------------------------------> função conativa
contato
função fática
código
função metalinguística
Observando o último esquema, é possível notar a relação existente entre os elementos da comunicação e as funções da linguagem. É importante ressaltar que, embora em uma mesma mensagem verbal possam conviver diferentes funções, sempre uma delas irá se destacar, estabelecendo assim uma diferente ordem hierárquica de funções.