Whatsapp icon Whatsapp

O que é biodiversidade?

A biodiversidade pode ser definida, de maneira resumida, como a riqueza de espécies de um ecossistema. Esse conceito relaciona-se com o número de espécies de um local mas também com a variação entre organismos da mesma espécie e sua abundância. Utilizado como sinônimo de diversidade biológica, o conceito de biodiversidade é essencial na ecologia e utilizado desde a década de 1980.

Atualmente ouvimos falar muito da biodiversidade, principalmente da sua perda. Com o aumento das cidades e da atividade humana, muitos ambientes são destruídos e as mudanças climáticas tornam-se uma realidade cada vez mais inevitável. Com isso, temos uma redução da biodiversidade, que desencadeia prejuízo para o meio ambiente e até mesmo para a economia.

Leia também: Aquecimento global e a biodiversidade

O que é biodiversidade?

Biodiversidade é um termo que designa a variedade de seres vivos de uma região, bem como a variação dos organismos dentro da mesma espécie. O termo em questão foi utilizado pela primeira vez em 1986, no 1º Fórum Americano Sobre Diversidade Biológica, organizado pelo Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA (National Research Council, NRC, em inglês), pelo entomologista E. O. Wilson. Ele foi cunhado como sinônimo da expressão “diversidade biológica”, já utilizada.

Devemos preservar a biodiversidade do planeta, pois todo ser vivo tem sua importância.
Devemos preservar a biodiversidade do planeta, pois todo ser vivo tem sua importância.

A diversidade biológica está definida na “Convenção sobre diversidade biológica”, que, segundo o Ministério do Meio Ambiente, “é um tratado da Organização das Nações Unidas e um dos mais importantes instrumentos internacionais relacionados ao meio ambiente”. Nesse documento, a diversidade biológica é definida da seguinte forma:

“Diversidade biológica significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, entre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.”

 

Quando falamos em biodiversidade, devemos ter em mente, portanto, que ela existe em todos os locais do globo. Em algumas regiões do planeta, temos uma maior biodiversidade, sendo esse o caso de florestas tropicais. Em outras, como as regiões de deserto, ela é reduzida, porém ainda existente. Segundo a World Wide Fund for Nature (WWF), “entre os especialistas, o Brasil é considerado o país da 'megadiversidade': aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Principais ameaças à biodiversidade

A ação do homem impacta negativamente os outros seres vivos, provocando, por exemplo, extinções e perda de habitat. Dentre as principais ameaças atuais à biodiversidade, podemos citar:

Leia mais: Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN

Importância da preservação da biodiversidade

Todas as espécies do mundo são importantes e garantem o equilíbrio dos ecossistemas. Uma espécie completamente extinta de um local causa grandes impactos naquele ecossistema, uma vez que as espécies interagem entre si e também com o ambiente em que vivem.

O impacto mais conhecido, sem dúvidas, ocorre na cadeia alimentar daquele local. Imagine, por exemplo, que um herbívoro é extinto. Essa ação tem impacto direto na população de plantas que servem de alimento para esse animal bem como nos organismos carnívoros que dele se alimentam.

Os recifes de corais representam um ecossistema com grande biodiversidade.
Os recifes de corais representam um ecossistema com grande biodiversidade.

Além da importância ambiental da biodiversidade, temos a importância econômica. Como sabemos, animais, plantas e vários micro-organismos são utilizados na fabricação de alimentos, cosméticos e até mesmo de medicamentos. A biodiversidade, ainda, apresenta, de acordo com a “Convenção sobre diversidade biológica”, valor genético, social, científico, educacional, cultural, recreativo e estético.

Dia Internacional da Biodiversidade

O Dia Internacional da Biodiversidade é comemorado no 22 de maio e foi uma data instituída pela Organização das Nações Unidas. Todos os anos, um tema é escolhido a fim de conscientizar a população em geral a respeito da necessidade de proteger-se a diversidade de vida do nosso planeta. A data também é um momento para que possamos refletir sobre as nossas ações diárias e como podemos impactar negativamente as outras espécies.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A biodiversidade evolutiva do ambiente marinho e terrestre
A diferença entre os ecossistemas e a estrutura das populações.
A origem dos seres vivos
Clique aqui e conheça mais sobre as teorias modernas mais aceitas sobre a origem dos seres vivos na superfície terrestre.
Aquecimento global e a biodiversidade
Entenda a relação entre o aquecimento global e a biodiversidade e conheça alguns exemplos de como as mudanças climáticas podem afetar os seres vivos.
Biodiversidade
Biodiversidade, O que é Biodiversidade, Como desenvolve a Biodiversidade, Qual a importância da Biodiversidade, As riquezas da Biodiversidade, Os problemas que atingem a Biodiversidade.
Biodiversidade e Classificação
A nomenclatura binária e a ordenação dos organismos em táxons.
Causas da perda de biodiversidade
Conheça as principais causas da perda de biodiversidade e a importância da conservação de espécies.
Os experimentos de Pasteur
Clique aqui e conheça o experimento de Pasteur, o cientista que derrubou de vez a teoria da abiogênese.