Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Genética
  4. Euploidias

Euploidias

Euploidias são alterações numéricas que se caracterizam pelo aumento ou diminuição de todo um conjunto cromossômico, ou seja, todo o genoma do indivíduo.

Os seres humanos apresentam normalmente 22 pares de cromossomos autossômicos e um par de cromossomos sexuais, totalizando 23 pares de cromossomos ou 46 cromossomos. Entretanto, erros durante a meiose e mitose podem levar a alterações cromossômicas numéricas, que, por sua vez, podem colocar em risco a sobrevivência de um indivíduo. Entre essas alterações, podemos citar as euploidias.

O que são euploidias?

As euploidias são alterações cromossômicas numéricas que alteram todo o conjunto cromossômico de um indivíduo, ou seja, todo o seu genoma. Isso quer dizer que todos os cromossomos de um indivíduo são afetados, diferentemente da aneuploidia, em que ocorre a adição ou perda de apenas um tipo de cromossomo.

Tipos de euploidia

  • Monoploidia ou haploidia: Nesse caso, o indivíduo apresenta apenas um genoma, que é representado por n. Zangões produzidos por partenogênese, por exemplo, apresentam apenas um genoma.

  • Poliploidia: observa-se o aumento de grupos completos de cromossomos. Denominamos de triploidia (3n) quando o indivíduo possui três grupos de cromossomos, de tetraploidia (4n) quando o indivíduo possui quatro grupos cromossômicos e assim sucessivamente. A poliploidia é muito comum em vegetais. A banana é um exemplo de organismo triploide, e o morango é um exemplo de organismo octoploide. Em animais, a ocorrência de poliploidias é bem mais rara.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale ressaltar que as euploidias normalmente são incompatíveis com o desenvolvimento do embrião humano. Quando acontece de o desenvolvimento completar-se, ocorre morte logo após o nascimento. A morte ocorre por causa da grande quantidade de malformações.

Como ocorre a euploidia?

A euploidia pode ser resultado, por exemplo, da não disjunção de todos os cromossomos de uma célula, ou seja, no momento da divisão celular, não ocorre a migração correta dos cromossomos. Pode ocorrer também por meio de divisões mitóticas incorretas com a divisão do zigoto após a replicação de seus cromossomos e posterior divisões mitóticas normais que levam ao surgimento de um embrião com euploidia. Além disso, também pode ocorrer com a fecundação de um óvulo por mais de um espermatozoide (dispermia).

Alterações cromossômicas numéricas ocorrem quando o número de cromossomos em uma espécie apresenta-se maior que o normal
Alterações cromossômicas numéricas ocorrem quando o número de cromossomos em uma espécie apresenta-se maior que o normal
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

Analise as alternativas a seguir e marque aquela que melhor define uma euploidia.

a) Alterações cromossômicas numéricas em que todo um conjunto cromossômico é alterado.

b) Alterações cromossômicas numéricas em que todo um conjunto cromossômico é perdido.

c) Alterações cromossômicas numéricas em que ocorre o aumento ou diminuição de um tipo específico de cromossomo.

d) Alterações cromossômicas numéricas em que ocorre o aumento de um tipo de cromossomo.

e) Alterações cromossômicas numéricas em que ocorre a diminuição de um tipo de cromossomo.

Questão 2

Os zangões são resultados de um processo de partenogênese e caracterizam-se por possuir apenas um conjunto cromossômico. Diante disso, podemos dizer que se trata de um caso de:

a) aneuploidia.

b) monoploidia.

c) poliploidia.

d) monossomia.

e) trissomia.

Mais Questões
Assuntos relacionados
O cromossomo pode sofrer modificações em sua estrutura
Alterações cromossômicas estruturais
Que tal aprender mais sobre as alterações cromossômicas estruturais? Clique aqui e descubra o que são essas alterações, quais fatores influenciam a sua ocorrência e a diferença entre os quatro tipos básicos de alterações cromossômicas estruturais: deleções, duplicações, inversões ou translocações.
Os genes são porções de DNA contidas nos cromossomos
Genes e cromossomos
Aprenda mais sobre genes e cromossomos, dois conceitos que são relacionados entre si e essenciais para a compreensão dessa parte da Biologia.
Mão de uma criança com Síndrome de Down.
Alterações Cromossômicas
Síndromes ocasionadas por mutações cromossômicas.
Conjunto cromossômico da espécie humana.
Cariótipo
Cariótipo, Centrômero, Metacêntrico, Submetacêntrico, Acrocêntrico, Telocêntrico, Satélite, Metáfase, Condensação, Célula diplóide, Par alossômico, Par autossômico, Idiograma de cariótipo.
A diferença partenogênica mediante indução nutritiva.
Partenogênese
Um tipo de reprodução assexuada formando organismos haplóides.
Fases da mitose da raiz de cebola. (1) interfase (2) prófase, (3) metáfase, (4) anáfase e (5) telófase. Fonte: Atlas de Histologia do ICB – UFG.
Mitose
Processo de divisão celular que ocorre entre uma interfase e outra, compreendida nas fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Resulta em duas células idênticas entre si e a célula-mãe.
Etapas da meiose I e II
Meiose
Clique aqui e aprenda o que é meiose e quais são suas principais etapas.
Os cromossomos são fios de DNA associados a proteínas
Cromossomos
Amplie seus conhecimentos sobre cromossomos e entenda sua classificação!