Euploidias
Os seres humanos apresentam normalmente 22 pares de cromossomos autossômicos e um par de cromossomos sexuais, totalizando 23 pares de cromossomos ou 46 cromossomos. Entretanto, erros durante a meiose e mitose podem levar a alterações cromossômicas numéricas, que, por sua vez, podem colocar em risco a sobrevivência de um indivíduo. Entre essas alterações, podemos citar as euploidias.
→ O que são euploidias?
As euploidias são alterações cromossômicas numéricas que alteram todo o conjunto cromossômico de um indivíduo, ou seja, todo o seu genoma. Isso quer dizer que todos os cromossomos de um indivíduo são afetados, diferentemente da aneuploidia, em que ocorre a adição ou perda de apenas um tipo de cromossomo.
→ Tipos de euploidia
-
Monoploidia ou haploidia: Nesse caso, o indivíduo apresenta apenas um genoma, que é representado por n. Zangões produzidos por partenogênese, por exemplo, apresentam apenas um genoma.
-
Poliploidia: observa-se o aumento de grupos completos de cromossomos. Denominamos de triploidia (3n) quando o indivíduo possui três grupos de cromossomos, de tetraploidia (4n) quando o indivíduo possui quatro grupos cromossômicos e assim sucessivamente. A poliploidia é muito comum em vegetais. A banana é um exemplo de organismo triploide, e o morango é um exemplo de organismo octoploide. Em animais, a ocorrência de poliploidias é bem mais rara.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Vale ressaltar que as euploidias normalmente são incompatíveis com o desenvolvimento do embrião humano. Quando acontece de o desenvolvimento completar-se, ocorre morte logo após o nascimento. A morte ocorre por causa da grande quantidade de malformações.
→ Como ocorre a euploidia?
A euploidia pode ser resultado, por exemplo, da não disjunção de todos os cromossomos de uma célula, ou seja, no momento da divisão celular, não ocorre a migração correta dos cromossomos. Pode ocorrer também por meio de divisões mitóticas incorretas com a divisão do zigoto após a replicação de seus cromossomos e posterior divisões mitóticas normais que levam ao surgimento de um embrião com euploidia. Além disso, também pode ocorrer com a fecundação de um óvulo por mais de um espermatozoide (dispermia).