Whatsapp icon Whatsapp

Filogenia

Filogenia é a história evolutiva de uma espécie ou de um grupo de espécies. Essa história é inferida por meio da análise de características moleculares e morfológicas e nos permite compreender de maneira mais clara as relações evolutivas estabelecidas entre diferentes espécies.

Quando estudamos evolução, percebemos que a representação das linhagens se assemelha a uma árvore, sendo encontrada, na raiz, a linhagem mais ancestral e, nas pontas, os descendentes desse ancestral. Por muito tempo, a representação das relações evolutivas era feita como uma escada. A base da escada era representada por organismos inferiores, os quais sofrem modificações,  tornando-se indivíduos superiores, até atingir uma maior perfeição. No entanto, essa ideia de modificação é errônea.

Leia também: Evidências da evolução — por que as teorias evolutivas são tão aceitas?

Árvores filogenéticas

A história evolutiva de uma espécie é representada pelas chamadas árvores filogenéticas. Nelas é possível perceber onde ocorreram eventos de especiação e quais espécies apresentam uma maior relação de parentesco. Para compreender melhor a ancestralidade comum das espécies, os pesquisadores precisam juntar uma série de informações sobre o organismo, como dados genéticos, bioquímicos e morfológicos.

Na árvore filogenética acima, é possível observar dicotomias e uma politomia.
Na árvore filogenética acima, é possível observar dicotomias e uma politomia.

A figura acima mostra um exemplo de árvore filogenética. Nessa árvore percebemos uma série de dicotomias ou pontos de ramificação de duas vias. Nesses pontos de ramificação, vemos que uma linhagem ancestral é responsável por gerar duas linhagens evolutivas diferentes. Em algumas situações, de um determinado ponto de ramificação surge uma politomia (veja o ponto 5), o que  significa que, de um ponto de ramificação, mais de dois descendentes são originados. Geralmente, isso indica que as relações evolutivas daqueles grupos ainda não são bem definidas e, em alguns casos, avanços nos estudos dessas relações são responsáveis por resolver essa politomia. Em outras situações, no entanto, a politomia representa a ocorrência de uma série de especiações rápidas, as quais foram responsáveis por gerar mais de duas linhagens.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Grupos de organismos que compartilham um ancestral comum imediato são chamados de táxons irmãos (observe os táxons B e C na figura anterior), que são organismos próximos entre si. Aquela linhagem que se divergiu precocemente na história de um grupo e encontra-se em um ramo que se originou próximo ao ancestral comum do grupo é denominada táxon basal, ou seja, está mais na base da árvore filogenética (observe o táxon G na figura anterior). É importante perceber que cada grupo de seres vivos apresenta algumas linhagens ancestrais que são únicas para ele e outras que são compartilhadas com outras espécies.

Leia também: Seleção natural — um dos principais mecanismos de evolução

Cuidados que devemos ter ao analisar uma árvore filogenética

Ao analisar uma árvore filogenética, muitas pessoas realizam algumas inferências que não podem ser feitas. A seguir destacamos alguns pontos importantes a que devemos estar atentos durante uma análise.

As árvores filogenéticas podem ser comparadas às árvores genealógicas.
As árvores filogenéticas podem ser comparadas às árvores genealógicas.
  • Não devemos analisar a árvore filogenética considerando os organismos localizados mais na base como inferiores.
  • Apesar de os grupos mais próximos geralmente se parecerem uns com os outros, as árvores filogenéticas estão relacionadas com padrões de descendência, e não com as semelhanças morfológicas.
  • Se não houver informações adicionais sobre a árvore filogenética, não podemos relacionar o comprimento dos ramos com o tempo decorrente entre os eventos de especiação.
  • Quando analisamos táxons próximos, como humanos e chimpanzés, não podemos afirmar que uma espécie evoluiu da outra. O que podemos afirmar apenas é que os dois grupos compartilham um ancestral comum recente.

Leia também: Semelhanças entre o chimpanzé e o homem

Filogenia da espécie humana

A filogenia da espécie humana ainda é analisada por muitos de maneira equivocada. Ao observarem uma árvore filogenética em que seres humanos e chipanzés apresentam certa proximidade evolutiva, muitas pessoas afirmam que humanos evoluíram de chimpanzés. Entretanto, analisando atentamente a filogenia, verificamos que eles apresentam um ancestral comum. O ancestral, no entanto, não é um chimpanzé, nem tampouco um ser humano.

Outro ponto importante a ser destacado é a ideia equivocada de considerar seres humanos mais evoluídos do que nossos parentes macacos. Essa afirmação é incorreta, uma vez que o termo evolução não deve ser utilizado como um adjetivo para considerar um organismo melhor que o outro. Cientificamente, devemos usar o termo para se referir às mudanças que ocorreram nos organismos ao longo do tempo. Em relação a seres humanos e chimpanzés, podemos dizer apenas que cada linhagem se desenvolveu de maneira distinta.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

A gênese das espécies: aproximação ou distinção de características.
Anagênese e Cladogênese
O aperfeiçoamento das características de uma população ou a separação da mesma em clados distintos.
Organismos diferentes com fisiologia estrutural semelhante.
Analogia e Homologia
A função exercida por estruturas semelhantes ou diferentes (morfologia), conforme a origem embrionária e o parentesco entre as espécies.
Os fósseis são registros que indicam que ocorreram mudanças nos seres vivos ao longo do tempo
Evidências da evolução
Conheça as principais evidências da evolução e entenda por que as teorias evolutivas são tão aceitas atualmente pela comunidade científica.
Evolução do Crânio Humano
Evolução
Evolução, o que é evolução, a primeira teoria evolutiva, os fósseis, as causas da evolução, as mutações.
O macaco é ancestral do homem?
Evolução humana
A espécie humana não é descendente dos macacos. Saiba o porquê
O cuidado parental da espécie.
Semelhanças entre o chimpanzé e o homem
Recentes descobertas evidenciam as semelhanças entre o chimpanzé e o homem. Confira!
Crossing-over: um evento responsável pela variabilidade genética de uma população.
Teoria sintética da evolução
Abordagem que alia evolução e genética para explicar a origem da diversidade.
Os fósseis são uma importante evidência da evolução
Teorias evolucionistas
Entenda o que são as teorias evolucionistas e conheça as diferenças entre as teorias evolutivas de Lamarck, Darwin e o neodarwinismo.
video icon
Matemática
Equação geral, reduzida e segmentária da reta
Nesta videoaula vamos aprender a encontrar a equação geral, reduzida e segmentária de uma reta utilizando os conceitos de função polinomial do primeiro grau e/ou usando a equação da reta que aprendemos em geometria analítica.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!