Whatsapp icon Whatsapp

Ligações Gênicas

Crossing-over: Permutação entre genes alelos
Crossing-over: Permutação entre genes alelos

Quando uma célula diplóide (2N) entra em divisão meiótica, ocorre a duplicação dos cromossomos homólogos e eventualmente dos genes alelos. Esses são segregados de forma independente para originar células aplóides (N).

Caso esse mecanismo de divisão celular, envolvesse simplesmente a separação dos homólogos, teríamos a formação de quatro células, mas apenas dois tipos diferentes devido a não recombinação mantida entre cromátides homólogas.

Contudo, o processo de evolução das espécies possibilitou mecanismos que viabilizaram maior variabilidade genética dentro de uma população. Isso quanto à formação de gametas, células sexuais da reprodução dos organismos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um desses mecanismos, ligado à divisão meiótica, mais precisamente na fase denominada paquíteno, ocorre o fenômeno genético chamado permutação ou crossing-over.

As permutações promovem a troca de fragmentos alélicos correspondentes entre as cromátides homólogas, mantendo a quantidade resultante de células filhas, contudo sendo as quatro diferentes uma das outras.

As ligações genéticas permutadas contribuem com a maior diferenciação das características dos organismos. Por isso, temos toda a diversidade de organismos e da espécie humana espalhada pelos continentes do planeta.

Publicado por Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro

Artigos Relacionados

Alterações Cromossômicas
Síndromes ocasionadas por mutações cromossômicas.
Hereditariedade
Clique aqui e entenda o que é a hereditariedade. Conheça seus tipos e saiba quais são as características hereditárias.
Linkage
Entenda o que é linkage e aprenda como diferenciá-lo de um caso de segregação independente.
Replicação do DNA
Um mecanismo de duplicação semiconservativa das informações genéticas.
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.