Whatsapp icon Whatsapp

Movimentos vegetais

Os vegetais apresentam a capacidade de realizar movimentos, que podem ser classificados em tropismo, nastismo, heliotropismo e tactismo.
Plantas carnívoras realizam movimentos násticos
Plantas carnívoras realizam movimentos násticos

Os vegetais, ao contrário do que muitos pensam, apresentam sim certos movimentos. Crescimentos direcionados e até mesmo deslocamento são observados nas plantas e suas células. Entre os processos que chamamos de movimentos vegetais, podemos citar os tropismos, movimentos násticos, rastreamento solar e tactismo.


 

Tropismo

Diz respeito ao crescimento direcional de uma planta em resposta a algum estímulo externo. Denominamos de positivo o tropismo no qual o crescimento ocorre em direção ao estímulo e de negativo aquele que acontece em direção contrária ao estímulo. Existem diferentes tipos de tropismo:

  • Fototropismo: é o crescimento em resposta à luz. Acontece por causa da redistribuição da auxina para o lado sombreado, o que promove o alongamento celular.

Fototropismo é um crescimento em resposta à luz
Fototropismo é um crescimento em resposta à luz

  • Gravitropismo: é o crescimento induzido pela gravidade. Geralmente, observa-se o crescimento da raiz para baixo (gravitropismo positivo), ao passo que o crescimento do sistema caulinar é para cima (gravitropismo negativo). Nos dois casos, há exceções.

  • Hidrotropismo: é o crescimento em resposta a um gradiente de umidade.

  • Tigmotropismo: é o crescimento em resposta ao contato com o objeto sólido. Esse movimento é o responsável pelo enrolamento das gavinhas em um suporte.
     

Nastismo

Também conhecido como movimento nástico, ocorre em resposta a um estímulo. Entretanto, sua direção independe da direção do estímulo. Pode ser dividido em:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A sensitiva fecha suas folhas em resposta a uma estimulação mecânica
A sensitiva fecha suas folhas em resposta a uma estimulação mecânica

  • Nictinastia: esse movimento é chamado de movimento de dormir das folhas e acontece por causa das mudanças no turgor das células motoras presentes no pulvino (espessamento na base do pecíolo de uma folha).

  • Tigmonastia: esse movimento ocorre em consequência de estimulação mecânica e pode ser observado no fechamento das folhas da sensitiva ou ainda da planta carnívora dioneia. Assim como na nictinastia, é resultado de mudanças no turgor das células motoras presentes no pulvino.
     

Heliotropismo

Esse movimento é conhecido também por rastreamento solar e, como o nome indica, diz respeito à orientação dos vegetais em relação aos raios solares durante o dia. Esse mecanismo ainda não é bem explicado.

Girassol realiza rastreamento solar
Girassol realiza rastreamento solar

 

Tactismo

O cloroplasto desloca-se na célula em direção à luz
O cloroplasto desloca-se na célula em direção à luz

O tactismo é um movimento orientado de deslocamento de uma organela, célula ou organismo unicelular em relação a um agente externo. Podemos observar o tactismo quando os cloroplastos se deslocam dentro da célula vegetal em direção à luz.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

A auxina está relacionada com a dominância apical em uma planta
A importância das auxinas para os vegetais
Veja por que as auxinas são tão importantes para as plantas e como elas atuam.
Fotossíntese
Que tal aprender sobre fotossíntese, o processo que ocorre em plantas, principalmente nas folhas, e em outros organismos? Entenda seu funcionamento e sua importância!
O fototropismo é o movimento orientado da planta em direção à luz
Fototropismo
Descubra o que é e como ocorre o fototropismo, movimento relacionado com o crescimento das plantas. Aprenda também a definição de fototropismo, a participação do hormônio auxina nesse processo e a diferença entre fototropismo positivo e negativo. Conheça ainda uma simples experiência para observar esse fenômeno.
A ação dos fitormonios a favor do comércio
Hormônios Vegetais
A ação dos hormônios no desenvolvimento da planta.
O pequizeiro é protegido por lei – e não é por um acaso!
Pequi
Saiba as propriedades do pequi e sua utilização na medicina natural.
Alguns exemplares de plantas carnívoras
Plantas carnívoras
Conheça mais sobre estas dicotiledôneas que também se utilizam da fotossíntese como fonte nutricional!
A semente garante nutrientes para o embrião
Semente
Conheça as principais características da semente e sua importância para os vegetais.
Tecido meristemático vegetal.
Tecido meristemático
Tecido meristemático, Células vegetais, Parede celular, Vacúolos, Meristema apical, Ramos e raízes, Meristema intercalar, Meristema lateral, Meristema Primário, Crescimento vegetal, Parênquima, Colênquima, Esclerênquima, Meristema Secundário, Câmbio, Xilema e floema.
video icon
Biologia
Anatomia da folha
Nesta aula vamos conhecer os tecidos que compõem a estrutura foliar, considerando sua organização e seus principais tipos. As folhas são os principais órgãos da planta para realização da fotossíntese, trocas gasosas e transpiração. Sendo assim, a anatomia da folha é de extrema importância para compreender-se os vários processos que ocorrem nessa estrutura.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.