Whatsapp icon Whatsapp

Movimentos vegetais

Os vegetais apresentam a capacidade de realizar movimentos, que podem ser classificados em tropismo, nastismo, heliotropismo e tactismo.
Plantas carnívoras realizam movimentos násticos
Plantas carnívoras realizam movimentos násticos

Os vegetais, ao contrário do que muitos pensam, apresentam sim certos movimentos. Crescimentos direcionados e até mesmo deslocamento são observados nas plantas e suas células. Entre os processos que chamamos de movimentos vegetais, podemos citar os tropismos, movimentos násticos, rastreamento solar e tactismo.


 

Tropismo

Diz respeito ao crescimento direcional de uma planta em resposta a algum estímulo externo. Denominamos de positivo o tropismo no qual o crescimento ocorre em direção ao estímulo e de negativo aquele que acontece em direção contrária ao estímulo. Existem diferentes tipos de tropismo:

  • Fototropismo: é o crescimento em resposta à luz. Acontece por causa da redistribuição da auxina para o lado sombreado, o que promove o alongamento celular.

Fototropismo é um crescimento em resposta à luz
Fototropismo é um crescimento em resposta à luz

  • Gravitropismo: é o crescimento induzido pela gravidade. Geralmente, observa-se o crescimento da raiz para baixo (gravitropismo positivo), ao passo que o crescimento do sistema caulinar é para cima (gravitropismo negativo). Nos dois casos, há exceções.

  • Hidrotropismo: é o crescimento em resposta a um gradiente de umidade.

  • Tigmotropismo: é o crescimento em resposta ao contato com o objeto sólido. Esse movimento é o responsável pelo enrolamento das gavinhas em um suporte.
     

Nastismo

Também conhecido como movimento nástico, ocorre em resposta a um estímulo. Entretanto, sua direção independe da direção do estímulo. Pode ser dividido em:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A sensitiva fecha suas folhas em resposta a uma estimulação mecânica
A sensitiva fecha suas folhas em resposta a uma estimulação mecânica

  • Nictinastia: esse movimento é chamado de movimento de dormir das folhas e acontece por causa das mudanças no turgor das células motoras presentes no pulvino (espessamento na base do pecíolo de uma folha).

  • Tigmonastia: esse movimento ocorre em consequência de estimulação mecânica e pode ser observado no fechamento das folhas da sensitiva ou ainda da planta carnívora dioneia. Assim como na nictinastia, é resultado de mudanças no turgor das células motoras presentes no pulvino.
     

Heliotropismo

Esse movimento é conhecido também por rastreamento solar e, como o nome indica, diz respeito à orientação dos vegetais em relação aos raios solares durante o dia. Esse mecanismo ainda não é bem explicado.

Girassol realiza rastreamento solar
Girassol realiza rastreamento solar

 

Tactismo

O cloroplasto desloca-se na célula em direção à luz
O cloroplasto desloca-se na célula em direção à luz

O tactismo é um movimento orientado de deslocamento de uma organela, célula ou organismo unicelular em relação a um agente externo. Podemos observar o tactismo quando os cloroplastos se deslocam dentro da célula vegetal em direção à luz.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

A importância das auxinas para os vegetais
Veja por que as auxinas são tão importantes para as plantas e como elas atuam.
Fotossíntese
Que tal aprender sobre fotossíntese, o processo que ocorre em plantas, principalmente nas folhas, e em outros organismos? Entenda seu funcionamento e sua importância!
Hormônios Vegetais
A ação dos hormônios no desenvolvimento da planta.
Plantas carnívoras
Conheça mais sobre estas dicotiledôneas que também se utilizam da fotossíntese como fonte nutricional!
Semente
Conheça as principais características da semente e sua importância para os vegetais.
Tecido meristemático
Tecido meristemático, Células vegetais, Parede celular, Vacúolos, Meristema apical, Ramos e raízes, Meristema intercalar, Meristema lateral, Meristema Primário, Crescimento vegetal, Parênquima, Colênquima, Esclerênquima, Meristema Secundário, Câmbio, Xilema e floema.
video icon
Professora ao lado do texto"Acima ou a cima?"
Português
Acima ou a cima?
“Acima” ou “a cima”? Estão corretas as duas formas, mas é preciso saber se quem escreve tem a intenção de empregar um advérbio de lugar ou um substantivo acompanhado de artigo ou preposição. Veja esta videoaula para tirar suas dúvidas sobre o emprego correto da palavra ou expressão!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.