Progesterona

A progesterona é um hormônio sexual feminino da classe dos esteroides. Como o texto Estrutura Química dos Esteroides explica, esses compostos são lipídios que apresentam em comum uma estrutura básica (mostrada abaixo) de um hidrocarboneto com 17 átomos de carbono, formando quatro ciclos.

Estrutura comum aos esteroides

A testosterona, principal hormônio sexual masculino, é um esteroide, e o estradiol, principal hormônio sexual feminino, também. O estradiol é produzido a partir da testosterona no ovário da mulher e é a base dos hormônios sexuais femininos denominados de estrógenos, sendo que a progesterona é um deles. Veja a fórmula estrutural desses hormônios esteroidais abaixo:

Estruturas de esteroides: estradiol, testosterona e progesterona

Além do ovário, a progesterona também se encontra na placenta e nas adrenais. Ela está relacionada principalmente ao ciclo sexual mensal da mulher, sendo secretada durante a segunda metade dele, do 12º ao 28ºdia do ciclo.

Um ciclo normal dura 28 dias, com a ovulação ocorrendo 14 dias após a menstruação. As alterações ovarianas são realizadas pelos hormônios FSH (folículo-estimulante) e LH (luteinizante), que aumentam e diminuem durante cada ciclo, como mostrado abaixo. Veja que a progesterona aumenta significativamente após a ovulação:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ciclo reprodutivo feminino e as diferentes taxas hormonais

A progesterona é o principal hormônio da gravidez, é ela que envia sinais à mucosa que reveste o útero. Essa produção de muco no ovário é importante para fixação do ovo fertilizado. Além disso, durante a gravidez, uma mulher não engravida novamente graças à progesterona, pois a sua secreção contínua inibe novas ovulações.

É em virtude dessa função que a progesterona é um hormônio usado em anticoncepcionais orais. Eles como que enganam o organismo, que se comporta como se estivesse secretando progesterona, o que inibe a ovulação, impedindo, consequentemente, a fertilização.

Progesterona é um hormônio usado em anticoncepcionais

A progesterona é o principal hormônio da gravidez
A progesterona é o principal hormônio da gravidez
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assuntos relacionados
Os compostos orgânicos, que compõem a maioria das substâncias ao nosso redor e até mesmo dentro de nós, são formados por diferentes tipos de cadeias c
Classificação das Cadeias Carbônicas
Na classificação das cadeias carbônicas, é necessário observar os tipos de ligações, o fechamento da cadeia, a natureza dos átomos e as suas disposições na cadeia.
Um exemplo de hormônio é a insulina, que garante a entrada de glicose nas células
Hormônios
Entenda o que são hormônios, substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que garantem a homeostase do corpo.
Ovulação
Você sabe o que é ovulação? Clique aqui e conheça mais sobre esse processo, entenda o que é período fértil e descubra como os anticoncepcionais orais atuam.
Puberdade
Clique aqui e saiba mais sobre a puberdade: quando ela começa, quando termina, o que é puberdade precoce e as modificações que ocorrem no corpo nesse processo.
A diabetes melitus é regulada com a aplicação de insulina.
Glicose e diabetes
Carboidrato, glicose, hipoglicemia, dextrosol, soro glicosado, melitus, insipidus, hiperglicemia, deficiência de insulina, pâncreas, metabolismo da glicose, produção do hormônio insulina, diabético, alterações neurológicas e circulatórias, hormônio antidiurético, disfunção na glândula hipófise.
Os bambolês são constituídos de polietileno.
Descoberta dos polímeros
Descoberta dos polímeros, monômeros, polimerização, polímero da Segunda Guerra Mundial, isolante elétrico de radares militares, polietileno de baixa densidade, sacolas plásticas, polietileno de alta densidade.
Azeite de oliva: óleo ou gordura?
Classificação dos lipídios
Como saber se a estrutura orgânica se refere a óleo ou gordura?
Como obter silicone?
Método de obtenção do silicone
Clique aqui e compreenda como ocorre o método de obtenção do silicone!
Quais compostos químicos fazem parte desta estrutura?
Composição química de ácidos nucleicos
Conheça a base química da hereditariedade.
Modelo de estrutura do polímero poliuretano, que é a composição da espuma das esponjas usadas para lavar louças
Polímeros de Rearranjo
Definição de polímeros de rearranjo e tudo sobre o principal polímero desse grupo, o poliuretano.
A margarina é produzida por meio de uma reação de hidrogenação
Reação de Hidrogenação
Detalhes de uma das reações mais estudadas na Química, a hidrogenação catalítica, que ocorre em alcenos, alcinos, dienos, aromáticos e ciclanos de até 5 carbonos.
As reações com haletos orgânicos possuem preço elevado, por isso, são usadas apenas em casos específicos, como na produção de medicamentos
Reações de Substituição em Haletos Orgânicos
Veja exemplos de reação de substituição em haletos orgânicos e qual é a ordem de reatividade desses compostos.