Píton
Pítons são serpentes conhecidas principalmente pelo seu grande tamanho. A píton-reticulada, por exemplo, destaca-se como a maior serpente em comprimento do mundo, com registro de indivíduos com 9 metros de comprimento. São serpentes que não possuem veneno e que matam suas presas por meio de constrição, ou seja, a píton enrola-se no corpo da vítima até que o fluxo sanguíneo da presa seja interrompido.
Saiba mais: Baleia-azul — o maior animal do mundo
Resumo sobre píton
-
Píton é o nome popular utilizado para fazer referência a espécies de serpentes pertencentes à família Pythonidae.
-
Destaca-se pelo seu tamanho e por não possuir veneno.
-
Pítons são carnívoras e matam suas presas enrolando-se ao redor da vítima e interrompendo o fluxo sanguíneo.
-
A píton-reticulada é considerada a maior serpente do mundo em comprimento.
-
No Brasil, pítons são observadas exclusivamente em cativeiro, sendo esses animais nativos da Ásia e África.
-
Apesar de raros, há registros de ataques e até morte de seres humanos por pítons.
Principais características da píton
Píton é o nome popular usado para se referir a serpentes pertencentes à família Pythonidae. Assim como outras serpentes, as pítons apresentam corpo alongado e repleto de escamas. Elas não possuem membros anteriores, entretanto, é possível observar a presença de vestígios dos membros posteriores. Nesse grupo de serpentes, esses vestígios relacionam-se com sua reprodução, sendo utilizados pelos machos para brigar pela fêmea na época reprodutiva e para o momento da corte.
Uma característica interessante das pítons é o fato de que, apesar de serem animais ectotérmicos, são capazes de produzir calor metabólico. Essa capacidade, no entanto, é utilizada com a finalidade específica de incubação dos ovos. As pítons são, portanto, animais ovíparos.
Além disso, há uma grande variação de coloração a depender da espécie estudada, sendo possível verificar a presença, por exemplo, de tons de verde, amarelo, laranja e marrom. Há ainda diversos padrões de desenhos que podem ser observados nesses animais.
As pítons-reticuladas (Malayopython reticulatus), por exemplo, apresentam coloração que varia do amarelo-claro ao marrom, e há um padrão semelhante a diamantes em seu dorso. As pítons-verde (Morelia viridis), por sua vez, exibem uma coloração verde brilhante quando adultas.
Qual é o tamanho de uma píton?
O tamanho da píton é uma característica que merece destaque. A píton-reticulada é a maior dentre as espécies, apresentando tamanho médio de 4,78 metros de comprimento. Essa espécie de píton, que já teve registros de indivíduos com 9 metros, é considerada a maior serpente em comprimento do mundo. Vale salientar que, apesar de a píton ganhar o título de maior serpente em comprimento, a sucuri é considerada a maior serpente em massa.
Pítons possuem veneno?
As pítons são serpentes que não possuem veneno. Junto de serpentes da família Boidae (família das jiboias), as pítons fazem parte do grupo das serpentes constritoras. Isso significa que para matar sua presa, essas serpentes se enrolam na vítima de modo a interromper seu fluxo sanguíneo. Ao interromper o fluxo do sangue pelo corpo, as pítons provocam parada cardíaca e impossibilitam que oxigênio chegue ao cérebro.
Existe píton no Brasil?
Nativas da Ásia e África, pítons são serpentes que não são encontradas naturalmente em território nacional. No Brasil, essas serpentes são observadas exclusivamente em cativeiro, mas em outros países, como nos Estados Unidos, são criadas por algumas pessoas como animais de estimação.
Saiba também: Animais silvestres — os animais que não passaram pelo processo de domesticação
Píton-reticulada: a maior serpente do mundo em comprimento
As pítons-reticuladas ocorrem em florestas e pântanos e são facilmente encontradas em cursos d’água ou perto deles. Trata-se de ótimas nadadoras, sendo encontradas até mesmo em alto-mar. Devido a essa capacidade, esses animais já colonizaram diversas ilhas dentro de sua área de alcance.
Elas se distinguem, principalmente, pelo seu tamanho, sendo consideradas a maior espécie de serpente em comprimento do mundo. O tamanho corporal médio da espécie é de 4,78 metros, entretanto alguns indivíduos já atingiram 9 metros. Em relação à sua massa, a média é de 170 kg, com registros de animais com 270 kg.
Assim como as outras pítons, as pítons-reticuladas são animais carnívoros, podendo se alimentar de mamíferos e aves encontrados em suas áreas de ocorrência. Morcegos, musaranhos e veados, por exemplo, fazem parte de sua dieta. Apesar de ataques a pessoas serem raros, há registros de pítons que se alimentaram de seres humanos.
Os machos de píton-reticulada sinalizam que querem se acasalar realizando vibrações. Se a fêmea aceitar o macho, este esfregará seu corpo e seus membros posteriores vestigiais na fêmea. As fêmeas botam, geralmente, entre 25 e 50 ovos, os quais incuba por cerca de 90 dias. Para incubar seus ovos, a fêmea produz calor por meio de contrações musculares. A independência dos filhotes é observada logo após o nascimento. Na natureza, uma píton-reticulada vive cerca de 23 anos.