Vitamina E

O termo vitamina E é utilizado para nomear oito diferentes compostos lipossolúveis que apresentam como uma de suas principais funções a ação antioxidante.

Vitamina E é o nome utilizado para nomear oito compostos diferentes que pertencem a dois grupos: o tocol e o tocotrienol. As vitaminas derivadas do tocol são α-tocoferol, β-tocoferol, γ-tocoferol e o δ-tocoferol, e as derivadas do tocotrienol são α-tocotrienol, β-tocotrienol, γ-tocotrienol e o δ-tocotrienol.

Descoberta da vitamina E

A vitamina E foi descoberta em 1922 por Evans e Bishop, após um estudo sobre infertilidade em ratas. O problema desses animais parecia ter relação com a alimentação, que se baseava apenas no consumo de gordura suína. Essa dieta causava um problema chamado de reabsorção fetal, o qual era resolvido com a introdução de gérmen de trigo na alimentação. Os pesquisadores concluíram que a reabsorção ocorria como consequência da falta de um componente ativo, que denominaram de vitamina E.

Funções da vitamina E

A vitamina E tem como função principal e mais conhecida a ação antioxidante, sendo o α-tocoferol o mais potente nesse quesito. Ela é importante no retardo do envelhecimento e até mesmo na prevenção de doenças sérias, como câncer, problemas cardiovasculares, diabetes, catarata e Parkinson. Também está relacionada com a diminuição de adesão plaquetária, proteção das hemácias contra a hemólise (destruição dessas células) e síntese de prostaglandinas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Deficiência de vitamina E

A falta de vitamina E não ocorre com muita frequência. Quando acontece, ela atinge principalmente pessoas que apresentam problemas de absorção e doenças como a fibrose cística. A deficiência dessa vitamina parece estar relacionada com problemas neurológicos, imunológicos e cardiovasculares. Como exemplos dos principais problemas observados, podemos citar a anemia hemolítica, reticulocitose e a neuropatia periférica. Apesar das evidências em outros animais, não existe uma relação concreta de que a falta dessa vitamina possa causar danos na fertilidade do homem.

Fontes de vitamina E

A vitamina E é encontrada naturalmente nos alimentos de origem vegetal e animal.

Origem vegetal:

  • Vegetais folhosos verde-escuros;

  • Óleos vegetais;

  • Sementes oleaginosas;

  • Gérmen de trigo.

Origem animal:

  • Gema de ovo;

  • Fígado.

A vitamina E pode ser encontrada em alimentos folhosos, óleos vegetais e sementes oleaginosas
A vitamina E pode ser encontrada em alimentos folhosos, óleos vegetais e sementes oleaginosas
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assuntos relacionados
Vitamina D
Aprenda um pouco mais sobre a vitamina D, suas formas existentes, como é sintetizada, os riscos relacionados a sua carência, e como é dosada.
A laranja é rica em vitamina C
Vitaminas solúveis e insolúveis
O perigoso consumo de vitaminas insolúveis.
Costuma-se colocar um pouco de suco de laranja em saladas de frutas, pois a ação da vitamina C como redutora evita seu escurecimento
Ácido Ascórbico da Vitamina C como Agente Redutor
Veja como o ácido ascórbico, mais conhecido como Vitamina C, presente na laranja e no limão, atua como agente redutor, evitando a oxidação e perda de outros alimentos.
Linus Pauling ingeria altas doses de vitamina C
Linus Pauling e a Vitamina C
Conheça a controversa história da defesa que Linus Pauling realizou das altas doses de vitamina C na cura de resfriados.
A deficiência em Vitamina A pode causar diversos distúrbios oculares
A deficiência de Vitamina A e a Xeroftalmia
Compreenda o que é a Xeroftalmia e suas consequências.
A vitamina C é encontrada em todos os vegetais
Vitamina C
Você conhece os benefícios da vitamina C? Clique aqui e saiba mais sobre essa vitamina e onde ela pode ser encontrada.
As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em diferentes alimentos
Vitaminas do complexo B
Saiba mais sobre as diferentes vitaminas do complexo B conhecendo a função de cada uma delas e onde podem ser encontradas.