Whatsapp icon Whatsapp

Vitaminas solúveis e insolúveis

A laranja é rica em vitamina C
A laranja é rica em vitamina C

Não é segredo que necessitamos das vitaminas para nossa sobrevivência, no entanto, é preciso nos atentar para aquelas cujo consumo excessivo pode ser prejudicial.

Vitaminas solúveis

A absorção das vitaminas que ingerimos diariamente está diretamente ligada à solubilidade das mesmas. As vitaminas solúveis se subdividem em dois grupos: as hidrossolúveis e as lipossolúveis.

Vitaminas hidrossolúveis: são aquelas que se dissolvem na água, mas não se dissolvem em gorduras. Em razão de sua solubilidade em água, a vitamina C é facilmente eliminada pelo nosso organismo e pode causar por isso um déficit em nosso corpo, o resultado é o aparecimento de doenças como o escorbuto.

Vamos entender um pouco da química por trás dessa vitamina? A presença dos grupos OH (hidroxila) na molécula garantem que ela se dissolva em meio aquoso. Em razão dessa facilidade em se dissolver, as vitaminas hidrossolúveis são rapidamente eliminadas pelo organismo através da urina. A solução é consumir a vitamina com mais frequência, a dica é de alimentos ricos em vitamina C, que é classificada como hidrossolúvel.

Vitaminas lipossolúveis: o termo “lipo” vem da palavra gordura, portanto, esse tipo de vitamina se dissolve em substâncias orgânicas, é absorvida pelo nosso organismo.

Vitaminas insolúveis

A vitamina A é um ótimo exemplo de vitamina que não se dissolve em água em razão de sua composição: é formada por cadeias extensas e possui apenas um grupo OH. É fácil prever por que o consumo excessivo dessa vitamina pode ser perigoso, ela forma um tipo de precipitado insolúvel que pode ficar retido em órgãos como o fígado, causando diversos malefícios, como dor de cabeça e insônia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Acidez do solo
Veja como a acidez do solo, medida por seu pH, influencia no crescimento e na cor de algumas flores.
Clorofórmio
Clorofórmio é um composto pertencente ao grupo dos haletos orgânicos. Seu nome químico é triclorometano (CHCl3).
Investigando a borracha
O que faz a borracha apagar a grafite? Clique aqui e descubra!
O gelo que pega fogo
Descubra qual é o segredo do gelo que pega fogo, bem como de águas dos rios que queimam. Veja aqui qual é a substância responsável por esses fenômenos!
Química das papilas gustativas
Por que sentimos o sabor dos alimentos?
William Perkin
Confira aqui um pouco da trajetória e importante descoberta de William Perkin!
video icon
Escrito"Radiação" sobre o símbolo que indica radiação.
Química
Radiação
É comum ligarmos a palavra radiação a algo nocivo, perigoso, mas será que funciona dessa maneira? A radiação está presente em boa parte do nosso cotidiano e nos auxilia em muitos processos, facilitando a vida. É a radiação, por exemplo, que nos possibilita assistir a TV, ouvir o rádio; também é ela que nos auxilia em tratamentos médicos. Vamos entender um pouquinho mais sobre a radiação.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.