Símbolos nacionais
Os símbolos nacionais são elementos que representam a união de um país, tendo valor histórico e de identificação de um povo com a sua nação. Todos os países possuem símbolos nacionais, usados em eventos e cerimônias internacionais. São exemplos desses símbolos: Bandeira, Selo, Hino Nacional.
Leia também: Quais são as simbologias da Bandeira do Brasil?
Resumo sobre os símbolos nacionais
-
Representam a união de um país e a identificação do povo com a sua nação.
-
São Bandeira, Hino, Armas e Selo Nacional.
-
São utilizados para representar uma nação em eventos e cerimônias públicas.
-
A Lei 5.700/71 estabelece os símbolos nacionais e sua padronização.
Quais são os símbolos nacionais?
A Lei 5.700, de 1971, estabeleceu os símbolos nacionais com os seus padrões e as formas pelas quais podem corretamente ser apresentados em público. Essa lei determina que os símbolos nacionais são: Bandeira Nacional, Armas Nacionais, Selo Nacional e Hino Nacional.
-
Bandeira Nacional
A Bandeira brasileira atual foi concebida logo após a Proclamação da República e foi instituída em 19 de novembro de 1889. Nessa data se comemora o Dia da Bandeira. Seu formato é um retângulo verde, sobreposto por um losango amarelo e, em cima deste, um círculo azul com estrelas brancas e o lema “Ordem e Progresso”. As cores da nossa Bandeira representam:
-
Verde e amarelo: heranças das cores da bandeira imperial representando a Casa dos Bragança (verde) e a dos Habsburgo (amarelo). Além disso, essas duas cores representam as florestas e as riquezas respectivamente.
-
Azul: representa o céu brasileiro.
-
Estrelas brancas: representam os 26 estados da federação, e a estrela acima do lema representa o Distrito Federal.
A disposição das estrelas faz referência ao Cruzeiro do Sul no dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República. O lema “Ordem e Progresso” resgata o ideal positivista, caracterizado pelo desenvolvimento e progresso dentro da ordem social, que motivou os militares a derrubarem a monarquia e instalarem o regime republicano no Brasil.
Olavo Bilac escreveu a letra e Francisco Pereira Passos fez a música do hino em homenagem a esse símbolo nacional:
Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da Justiça e do Amor!
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Para saber mais sobre os significados e história desse importante símbolo nacional, leia: Bandeira do Brasil.
-
Armas Nacionais
As Armas Nacionais, também conhecidas como Brasão da República, são um símbolo nacional criado por Artur Zauer, no Governo Deodoro da Fonseca, o primeiro do regime republicano. O Brasão é usado obrigatoriamente pelas Forças Armadas e os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Esse símbolo é composto pelos seguintes elementos: escudo redondo azul-celeste apoiado em uma estrela de cinco pontas. No centro, uma constelação do Cruzeiro do Sul sobre uma espada. Em cima da espada, lê-se: “República Federativa do Brasil” e a data da Proclamação da República: 15 de novembro de 1889”. Ao redor do Brasão, um ramo de café e um fumo florido.
-
Selo Nacional
O Selo Nacional é um símbolo usado pelo governo em documentos oficiais com o objetivo de autenticar os atos governamentais. Foi criado no Governo Deodoro da Fonseca.
-
Hino Nacional
Ao lado da Bandeira Nacional, o Hino Nacional é um símbolo muito conhecido pela população brasileira. Sua letra foi composta Joaquim Osório Duque Estrada e musicada por Francisco Manuel da Silva. O Hino foi escolhido por meio de um concurso ocorrido em 1909. A União obteve os direitos da sua execução em 21 de agosto de 1922, durante o governo de Epitácio Pessoa. O cantor Vicente Celestino foi o primeiro a gravá-lo, acompanhado pela Banda do Batalhão Naval. O Hino é executado em cerimônias e eventos esportivos.
A letra recorda a independência do Brasil às margens do Ipiranga e ressalta a bravura do povo brasileiro bem como as riquezas das terras brasileiras. Dois versos dela foram retirados do poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias: “Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores”.
Onde os símbolos nacionais são usados?
Os símbolos nacionais são usados em prédios públicos, lugares de grande circulação de pessoas e em eventos esportivos. A Bandeira e o Hino são os símbolos nacionais mais conhecidos. Antes de se iniciar cerimônias, faz-se a execução do Hino Nacional com o hasteamento da Bandeira.
Veja também: 13 de abril – Dia do Hino Nacional Brasileiro
Importância dos símbolos nacionais
Os símbolos nacionais são importantes para a união nacional, o estabelecimento de soberania e a identificação de um país em eventos ou cerimônias internacionais. Os povos de um país se identificam por meio desses símbolos.
Crédito da imagem