Whatsapp icon Whatsapp

28 de outubro — Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público é uma data comemorativa celebrada no 28 de outubro e serve como homenagem à importância do trabalho realizado por todos os servidores públicos.
Representação de servidores públicos. Texto na imagem: Dia do Servidor Público.
O servidor público é uma figura fundamental na administração pública brasileira e seu dia é celebrado em 28 de outubro.

O Dia do Servidor Público é uma data comemorativa celebrada no Brasil em 28 de outubro. Foi criada em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas, sendo marcada como uma importante homenagem que o servidor público recebe em nosso país. Ela ressalta a importância dessa figura na administração pública.

Atualmente, a legislação brasileira determina que o ingresso na carreira pública deve acontecer somente por meio de concurso público, sendo que o servidor público tem direito à estabilidade como garantia de que ele poderá exercer o seu trabalho sem se tornar alvo de pressões políticas. A Constituição Federal e a lei nº 8.112 regulam o serviço publico no Brasil.

Leia também: Origens e importância do Dia do Trabalhador

Resumo sobre o Dia do Servidor Público

  • O Dia do Servidor Público é uma data comemorativa celebrada no Brasil em 28 de outubro.

  • Foi estabelecido pelo governo de Getúlio Vargas, em 1943.

  • O servidor público é quem trabalha nos órgãos públicos prestando serviços fundamentais à população.

  • Atualmente, o único meio de ingressar no serviço público é via concurso.

  • A Constituição Federal e a lei nº 8.112 regulam o serviço público em nosso país.

O que é o Dia do Servidor Público?

O Dia do Servidor Público é uma data comemorativa que celebra uma figura muito importante no funcionamento e na administração pública: o servidor público. Os servidores são os indivíduos que trabalham para a União, os estados ou os municípios, garantindo a administração do bem público e prestando atendimento à sociedade.

O serviço público se estabeleceu em nosso país logo após a independência, uma vez que era necessário que pessoas executassem as ações relacionadas à administração pública e ao funcionamento da burocracia no país. Com o passar dos anos, os critérios para a admissão no serviço público tornaram-se cada vez mais rígidos.

Atualmente, o funcionamento do serviço público no Brasil é gerido pelo que determina a Constituição Federal e a lei nº 8.112, de 1990. O único meio de ingressar na carreira pública atualmente é via concurso. O objetivo disso é evitar que o serviço público se torne alvo de apadrinhamento político e lugar de troca de favores.

Segundo o texto constitucional:

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

I– os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

II– a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração […].

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Origem do Dia do Servidor Público

A primeira grande iniciativa de organizar e regulamentar o funcionamento do serviço público no Brasil foi realizada durante a Era Vargas. Isso se deu por meio do decreto-lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939. Alguns anos depois, o governo Vargas decidiu criar uma data comemorativa para o funcionalismo público, e assim nasceu o Dia do Servidor Público.

A criação dessa data comemorativa foi estabelecida pelo decreto-lei nº 5.936, em 28 de outubro de 1943. O texto dessa lei determina que:

Artigo único. O dia 28 de outubro será consagrado, em todo o País, ao “Servidor Público”.

Dia 28 de outubro é feriado?

Apesar da importância do Dia do Servidor Público, essa data não é considerada um feriado nacional. No entanto, a União, os estados e os municípios costumam considerar esse dia como ponto facultativo, dando folga para os servidores, com exceção daqueles que prestam serviços essenciais. Além disso, é muito comum que a folga desse dia seja transferida (adiada ou antecipada) para criar uma folga prolongada, aproximando-a com o fim de semana, por exemplo.

Leia também: Dia do Professor — data que ressalta a importância desse profissional na sociedade

Importância do Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público é uma data que procura homenagear e ressaltar a importância dessa figura fundamental para a administração pública brasileira. Além disso, é o servidor público que atende a população, assegurando os direitos dela e, muitas vezes, se posicionando contra as irregularidades e injustiças que acontecem no país.

A existência do direito de estabilidade do servidor público visa exatamente manter o serviço público como um obstáculo aos interesses políticos que tentem abusar de seus poderes usando de maneira ilegal a máquina pública. A estabilidade garante que os servidores públicos tenham proteção para exercer o seu trabalho honesta e corretamente.

20 de setembro — Dia do Servidor Público Municipal

Além do dia 28 de outubro, muitas cidades brasileiras celebram de maneira não oficial o Dia do Servidor Público Municipal. Essa data ocorre em 20 de setembro e ressalta a importância dos servidores que trabalham diretamente para a prefeitura de algum município. Lembrando que existem diferentes tipos de servidores públicos: os municipais, os estaduais e os federais.

Fontes

PROGEP. Dia do Servidor Público. Disponível em: https://progep.ufpa.br/progep/noticias-em-destaque-progep/dia-do-servidor-publico.html#:~:text=No%20dia%2028%20de%20outubro,de%20dia%20do%20funcion%C3%A1rio%20p%C3%Bablico.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Decreto-Lei nº 5.936, de 28 de outubro de 1943. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-5936-28-outubro-1943-415995-publicacaooriginal-1-pe.html.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Decreto-Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1713-28-outubro-1939-411639-publicacaooriginal-1-pe.html.

UFRJ. Por que comemorar o dia do Servidor Público? Disponível em: https://planejamento.ufrj.br/2021/10/por-que-comemorar-o-dia-do-servidor-publico/.

CASA CIVIL. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

01 de setembro – Dia do Profissional de Educação Física
Entenda a importância do Dia do Profissional de Educação Física e conheça um pouco mais da área.
04 de outubro – Dia da Natureza
Entenda por que o Dia da Natureza é comemorado em 04 de outubro e a importância da criação dessa data. Neste texto abordaremos ainda a importância da natureza para o ser humano, os impactos negativos do homem no meio ambiente e medidas que podem ser realizadas no nosso dia a dia para reduzir esse impacto.
05 de Outubro - Promulgação da Constituição de 1988
Saiba quando e de que forma ocorreu a Promulgação da Constituição de 1988 e que importância teve esse fato na história recente do Brasil.
15 de outubro - Dia do Professor
Acesse para saber mais a respeito do Dia dos Professores. Entenda como surgiu essa data comemorativa e quando ela ocorre em outros países.
24 de maio – Dia do Vestibulando
Clique aqui e descubra em qual data celebra-se o Dia do Vestibulando. Veja quando surgiram as primeiras universidades e o vestibular no Brasil.
A qualidade do transporte público no Brasil e os protestos
Compreenda os problemas do transporte público no Brasil que vêm gerando uma série de protestos no país.
Constituição de 1988
Clique aqui e acesse o texto sobre a Constituição de 1988, a Constituição Cidadã. Veja como aconteceu sua elaboração. Conheça o contexto histórico e saiba como foi o processo de luta por uma nova Constituição no Brasil. Veja ainda algumas das conquistas obtidas com esse texto constitucional.
Dia do Médico
Considerações importantes sobre a profissão que cuida da saúde.
Estado Novo
Acesse o site e veja como Getúlio Vargas iniciou a ditadura do Estado Novo. Conheça os objetivos desse período e por que os soldados brasileiros foram para a guerra.
Getúlio Vargas e o Estado de Compromisso
O novo estilo de governo que foi inaugurado pela Era Vargas.
Mato Grosso do Sul
Clique e conheça algumas curiosidades do estado do Mato Grosso do sul.
video icon
Professor com produtos de limpeza ao lado do texto"Por que NÃO misturar produtos de limpeza?".
Química
Por que NÃO misturar produtos de limpeza?
Entenda os perigos de se misturar produtos de limpeza e as consequências químicas das respectivas reações.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.