Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Discalculia

Discalculia

A discalculia é uma má formação neurológica que provoca transtornos na aprendizagem de tudo o que se relaciona a números, como fazer operações matemáticas, fazer classificações, dificuldade em entender os conceitos matemáticos, a aplicação da matemática no cotidiano e na sequenciação numérica. Acredita-se que a causa dessa má formação pode ser genética, neurobiológica ou epidemiológica.

Normalmente, crianças e qualquer outra pessoa que possui tal distúrbio apresentam sinais como dificuldade com tabuadas, ordens numéricas, dificuldades em posicionar os números em folha de papel, dificuldade em somar, subtrair, multiplicar e dividir, dificuldade em memorizar cálculos e fórmulas, dificuldade em distinguir os símbolos matemáticos, dificuldade em compreender os termos utilizados.

Algumas das dificuldades ainda existentes em pessoas com discalculia é também caracterizada na dislexia, distúrbio que apresenta dificuldade em ler, escrever e soletrar, pois a pessoa com necessidade educativa especial possui dificuldade em interpretar o enunciado dos exercícios e dos conceitos matemáticos.

A discalculia já pode ser notada a partir da pré-escola, quando a criança tende a ter dificuldades em compreender os termos já utilizados, como igual, diferente, porém somente após a introdução de símbolos e conceitos mais específicos é que o problema se acentua e sim já pode ser diagnosticado.

Existem métodos que podem facilitar a vida dessas pessoas quando necessitam da matemática. Para melhorar o seu desempenho, o professor deve permitir que o indivíduo utilize tabuada, calculadora, cadernos quadriculados e elaborar exercícios e provas com enunciados mais claros e diretos. Ainda pode estimular o indivíduo passando trabalhos de casa com exercícios repetitivos e cumulativos.
Dificuldade em tudo o que se relaciona com a matemática.
Dificuldade em tudo o que se relaciona com a matemática.
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
A dor aparece na região baixa da coluna vertebral.
Dor nas Costas
Dor nas Costas, dor na região cervical, torácica e lombar, onde a dor aparece, as principais causas de dor nas costas, diagnóstico de dor nas costas, tratamento da dor nas costas, medidas que podem prevenir a dor nas costas.
Manchas provocadas pela doença.
Vitiligo
Vitiligo, características do vitiligo, sintomas do vitiligo, regiões onde o vitiligo se manifesta, tratamento para o vitiligo, prevenção do vitiligo.
A formiga Tapinoma melanocephalum, conhecida como formiga-fantasma, é uma das espécies de formigas encontradas nos hospitais brasileiros
Formigas: veiculadoras de microrganismos
Clique aqui e veja por que as formigas são consideradas vetores de microrganismos em ambientes hospitalares.
A alopecia caracteriza-se pela perda repentina de pelos, formando círculos na região acometida.
Alopecia areata
Doença caracterizada pela perda de pelos e cabelos, com padrões característicos.
A osteoporose acomete principalmente mulheres idosas
Osteoporose
Conheça um pouco mais sobre a osteoporose, uma doença bastante relacionada com fraturas em pessoas idosas.
O Papa João Paulo II era portador da doença de Parkinson.
Mal de Parkinson
Mal de Parkinson, o que é Parkinson, como a doença de Parkinson ocorre, hipóteses sobre a origem de Parkinson, o que o Parkinson provoca no organismo, os sinais que o Mal de Parkinson provoca, como melhorar a vida do Parkinsoniano.
A caxumba é uma infecção viral que apresenta inflamação das glândulas salivares
Infecção, infestação e inflamação
Saiba no que consiste e as diferenças entre infecção, infestação e inflamação.
Pitiríase versicolor, também chamada de pano branco ou micose de praia.
Doenças fúngicas
Informações sobre infecções que tendem a ser resistentes e, no caso de pessoas imunocomprometidas, bastante sérias.